A promoção e difusão da língua portuguesa – vozes de estudantes lusófonos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ançã, Maria Helena
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Texto livre
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16703
Resumo: RESUMO:O interesse atual pela promoção e difusão da Língua Portuguesa e pela sua internacionalização tem conduzido a diferentes iniciativas, em diferentes contextos, nomeadamente no acadêmico. Assim, tendo em conta que os professores de Português são agentes decisivos no processo de difusão da língua, foi realizado um estudo com o objetivo de conhecer a perspetiva de futuros professores de Português sobre esta questão. Para o efeito, foi passado um questionário em três Universidades (Portugal, Brasil e Cabo Verde), tendo os dados sido tratados na Universidade portuguesa, com recurso ao programa informático NVivo10. Os resultados apontam para a nítida consciência da importância que estes sujeitos têm da difusão da LP, mas da pouca convicção que cada um tem sobre si neste processo. Como conclusão, é sublinhado que a formação de professores de Português terá de integrar uma abordagem mais lata que contemple questões de políticas linguísticas, com o reconhecimento das diferentes dimensões que a LP comporta.PALAVRAS-CHAVE: Língua Portuguesa; promoção e difusão; formação de professores de Português. ABSTRACT: The current interest in the promotion and diffusion of the Portuguese language (PL) and in its internationalization has led to various initiatives in different contexts, particularly in the academic one. Thus, given that PL teachers are decisive agents in this dissemination process, a study has been carried out in order to ascertain the standpoint of future PL teachers. To this end, a questionnaire was distributed in three Universities (Portugal, Brazil and Cape Verde), and the data was treated in the Portuguese university, using the NVivo10 software program. The results indicate that these students have a clear awareness of the importance of spreading the PL, but little conviction about their role in this process. The findings emphasize the need to integrate in the training of PL teachers a broader and contemporary approach addressing language policy issues, acknowledging the different dimensions comprising the PL.KEYWORDS: Portuguese language; promotion and diffusion; training of Portuguese language teachers.
id UFMG-9_2b31d4c0863bbf19619294a988cac13b
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/16703
network_acronym_str UFMG-9
network_name_str Texto livre
repository_id_str
spelling A promoção e difusão da língua portuguesa – vozes de estudantes lusófonosLíngua Portuguesapromoção e difusãoformação de professores de PortuguêsRESUMO:O interesse atual pela promoção e difusão da Língua Portuguesa e pela sua internacionalização tem conduzido a diferentes iniciativas, em diferentes contextos, nomeadamente no acadêmico. Assim, tendo em conta que os professores de Português são agentes decisivos no processo de difusão da língua, foi realizado um estudo com o objetivo de conhecer a perspetiva de futuros professores de Português sobre esta questão. Para o efeito, foi passado um questionário em três Universidades (Portugal, Brasil e Cabo Verde), tendo os dados sido tratados na Universidade portuguesa, com recurso ao programa informático NVivo10. Os resultados apontam para a nítida consciência da importância que estes sujeitos têm da difusão da LP, mas da pouca convicção que cada um tem sobre si neste processo. Como conclusão, é sublinhado que a formação de professores de Português terá de integrar uma abordagem mais lata que contemple questões de políticas linguísticas, com o reconhecimento das diferentes dimensões que a LP comporta.PALAVRAS-CHAVE: Língua Portuguesa; promoção e difusão; formação de professores de Português. ABSTRACT: The current interest in the promotion and diffusion of the Portuguese language (PL) and in its internationalization has led to various initiatives in different contexts, particularly in the academic one. Thus, given that PL teachers are decisive agents in this dissemination process, a study has been carried out in order to ascertain the standpoint of future PL teachers. To this end, a questionnaire was distributed in three Universities (Portugal, Brazil and Cape Verde), and the data was treated in the Portuguese university, using the NVivo10 software program. The results indicate that these students have a clear awareness of the importance of spreading the PL, but little conviction about their role in this process. The findings emphasize the need to integrate in the training of PL teachers a broader and contemporary approach addressing language policy issues, acknowledging the different dimensions comprising the PL.KEYWORDS: Portuguese language; promotion and diffusion; training of Portuguese language teachers.Universidade Federal de Minas Gerais2015-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/1670310.17851/1983-3652.8.2.94-106Texto Livre; Vol. 8 No. 2 (2015): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 94-106Texto Livre; Vol. 8 Núm. 2 (2015): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 94-106Texto Livre; Vol. 8 No 2 (2015): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 94-106Texto Livre; v. 8 n. 2 (2015): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 94-1061983-3652reponame:Texto livreinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16703/13460Copyright (c) 2015 Texto Livre: Linguagem e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessAnçã, Maria Helena2020-07-18T18:19:48Zoai:periodicos.ufmg.br:article/16703Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivrePUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/oairevistatextolivre@letras.ufmg.br1983-36521983-3652opendoar:2020-07-18T18:19:48Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A promoção e difusão da língua portuguesa – vozes de estudantes lusófonos
title A promoção e difusão da língua portuguesa – vozes de estudantes lusófonos
spellingShingle A promoção e difusão da língua portuguesa – vozes de estudantes lusófonos
Ançã, Maria Helena
Língua Portuguesa
promoção e difusão
formação de professores de Português
title_short A promoção e difusão da língua portuguesa – vozes de estudantes lusófonos
title_full A promoção e difusão da língua portuguesa – vozes de estudantes lusófonos
title_fullStr A promoção e difusão da língua portuguesa – vozes de estudantes lusófonos
title_full_unstemmed A promoção e difusão da língua portuguesa – vozes de estudantes lusófonos
title_sort A promoção e difusão da língua portuguesa – vozes de estudantes lusófonos
author Ançã, Maria Helena
author_facet Ançã, Maria Helena
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ançã, Maria Helena
dc.subject.por.fl_str_mv Língua Portuguesa
promoção e difusão
formação de professores de Português
topic Língua Portuguesa
promoção e difusão
formação de professores de Português
description RESUMO:O interesse atual pela promoção e difusão da Língua Portuguesa e pela sua internacionalização tem conduzido a diferentes iniciativas, em diferentes contextos, nomeadamente no acadêmico. Assim, tendo em conta que os professores de Português são agentes decisivos no processo de difusão da língua, foi realizado um estudo com o objetivo de conhecer a perspetiva de futuros professores de Português sobre esta questão. Para o efeito, foi passado um questionário em três Universidades (Portugal, Brasil e Cabo Verde), tendo os dados sido tratados na Universidade portuguesa, com recurso ao programa informático NVivo10. Os resultados apontam para a nítida consciência da importância que estes sujeitos têm da difusão da LP, mas da pouca convicção que cada um tem sobre si neste processo. Como conclusão, é sublinhado que a formação de professores de Português terá de integrar uma abordagem mais lata que contemple questões de políticas linguísticas, com o reconhecimento das diferentes dimensões que a LP comporta.PALAVRAS-CHAVE: Língua Portuguesa; promoção e difusão; formação de professores de Português. ABSTRACT: The current interest in the promotion and diffusion of the Portuguese language (PL) and in its internationalization has led to various initiatives in different contexts, particularly in the academic one. Thus, given that PL teachers are decisive agents in this dissemination process, a study has been carried out in order to ascertain the standpoint of future PL teachers. To this end, a questionnaire was distributed in three Universities (Portugal, Brazil and Cape Verde), and the data was treated in the Portuguese university, using the NVivo10 software program. The results indicate that these students have a clear awareness of the importance of spreading the PL, but little conviction about their role in this process. The findings emphasize the need to integrate in the training of PL teachers a broader and contemporary approach addressing language policy issues, acknowledging the different dimensions comprising the PL.KEYWORDS: Portuguese language; promotion and diffusion; training of Portuguese language teachers.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16703
10.17851/1983-3652.8.2.94-106
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16703
identifier_str_mv 10.17851/1983-3652.8.2.94-106
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16703/13460
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Texto Livre; Vol. 8 No. 2 (2015): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 94-106
Texto Livre; Vol. 8 Núm. 2 (2015): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 94-106
Texto Livre; Vol. 8 No 2 (2015): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 94-106
Texto Livre; v. 8 n. 2 (2015): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 94-106
1983-3652
reponame:Texto livre
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Texto livre
collection Texto livre
repository.name.fl_str_mv Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistatextolivre@letras.ufmg.br
_version_ 1799711141779210240