A promoção e difusão da língua portuguesa – vozes de estudantes lusófonos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Texto livre |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16703 |
Resumo: | RESUMO:O interesse atual pela promoção e difusão da Língua Portuguesa e pela sua internacionalização tem conduzido a diferentes iniciativas, em diferentes contextos, nomeadamente no acadêmico. Assim, tendo em conta que os professores de Português são agentes decisivos no processo de difusão da língua, foi realizado um estudo com o objetivo de conhecer a perspetiva de futuros professores de Português sobre esta questão. Para o efeito, foi passado um questionário em três Universidades (Portugal, Brasil e Cabo Verde), tendo os dados sido tratados na Universidade portuguesa, com recurso ao programa informático NVivo10. Os resultados apontam para a nítida consciência da importância que estes sujeitos têm da difusão da LP, mas da pouca convicção que cada um tem sobre si neste processo. Como conclusão, é sublinhado que a formação de professores de Português terá de integrar uma abordagem mais lata que contemple questões de políticas linguísticas, com o reconhecimento das diferentes dimensões que a LP comporta.PALAVRAS-CHAVE: Língua Portuguesa; promoção e difusão; formação de professores de Português. ABSTRACT: The current interest in the promotion and diffusion of the Portuguese language (PL) and in its internationalization has led to various initiatives in different contexts, particularly in the academic one. Thus, given that PL teachers are decisive agents in this dissemination process, a study has been carried out in order to ascertain the standpoint of future PL teachers. To this end, a questionnaire was distributed in three Universities (Portugal, Brazil and Cape Verde), and the data was treated in the Portuguese university, using the NVivo10 software program. The results indicate that these students have a clear awareness of the importance of spreading the PL, but little conviction about their role in this process. The findings emphasize the need to integrate in the training of PL teachers a broader and contemporary approach addressing language policy issues, acknowledging the different dimensions comprising the PL.KEYWORDS: Portuguese language; promotion and diffusion; training of Portuguese language teachers. |
id |
UFMG-9_2b31d4c0863bbf19619294a988cac13b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/16703 |
network_acronym_str |
UFMG-9 |
network_name_str |
Texto livre |
repository_id_str |
|
spelling |
A promoção e difusão da língua portuguesa – vozes de estudantes lusófonosLíngua Portuguesapromoção e difusãoformação de professores de PortuguêsRESUMO:O interesse atual pela promoção e difusão da Língua Portuguesa e pela sua internacionalização tem conduzido a diferentes iniciativas, em diferentes contextos, nomeadamente no acadêmico. Assim, tendo em conta que os professores de Português são agentes decisivos no processo de difusão da língua, foi realizado um estudo com o objetivo de conhecer a perspetiva de futuros professores de Português sobre esta questão. Para o efeito, foi passado um questionário em três Universidades (Portugal, Brasil e Cabo Verde), tendo os dados sido tratados na Universidade portuguesa, com recurso ao programa informático NVivo10. Os resultados apontam para a nítida consciência da importância que estes sujeitos têm da difusão da LP, mas da pouca convicção que cada um tem sobre si neste processo. Como conclusão, é sublinhado que a formação de professores de Português terá de integrar uma abordagem mais lata que contemple questões de políticas linguísticas, com o reconhecimento das diferentes dimensões que a LP comporta.PALAVRAS-CHAVE: Língua Portuguesa; promoção e difusão; formação de professores de Português. ABSTRACT: The current interest in the promotion and diffusion of the Portuguese language (PL) and in its internationalization has led to various initiatives in different contexts, particularly in the academic one. Thus, given that PL teachers are decisive agents in this dissemination process, a study has been carried out in order to ascertain the standpoint of future PL teachers. To this end, a questionnaire was distributed in three Universities (Portugal, Brazil and Cape Verde), and the data was treated in the Portuguese university, using the NVivo10 software program. The results indicate that these students have a clear awareness of the importance of spreading the PL, but little conviction about their role in this process. The findings emphasize the need to integrate in the training of PL teachers a broader and contemporary approach addressing language policy issues, acknowledging the different dimensions comprising the PL.KEYWORDS: Portuguese language; promotion and diffusion; training of Portuguese language teachers.Universidade Federal de Minas Gerais2015-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/1670310.17851/1983-3652.8.2.94-106Texto Livre; Vol. 8 No. 2 (2015): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 94-106Texto Livre; Vol. 8 Núm. 2 (2015): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 94-106Texto Livre; Vol. 8 No 2 (2015): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 94-106Texto Livre; v. 8 n. 2 (2015): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 94-1061983-3652reponame:Texto livreinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16703/13460Copyright (c) 2015 Texto Livre: Linguagem e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessAnçã, Maria Helena2020-07-18T18:19:48Zoai:periodicos.ufmg.br:article/16703Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivrePUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/oairevistatextolivre@letras.ufmg.br1983-36521983-3652opendoar:2020-07-18T18:19:48Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A promoção e difusão da língua portuguesa – vozes de estudantes lusófonos |
title |
A promoção e difusão da língua portuguesa – vozes de estudantes lusófonos |
spellingShingle |
A promoção e difusão da língua portuguesa – vozes de estudantes lusófonos Ançã, Maria Helena Língua Portuguesa promoção e difusão formação de professores de Português |
title_short |
A promoção e difusão da língua portuguesa – vozes de estudantes lusófonos |
title_full |
A promoção e difusão da língua portuguesa – vozes de estudantes lusófonos |
title_fullStr |
A promoção e difusão da língua portuguesa – vozes de estudantes lusófonos |
title_full_unstemmed |
A promoção e difusão da língua portuguesa – vozes de estudantes lusófonos |
title_sort |
A promoção e difusão da língua portuguesa – vozes de estudantes lusófonos |
author |
Ançã, Maria Helena |
author_facet |
Ançã, Maria Helena |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ançã, Maria Helena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua Portuguesa promoção e difusão formação de professores de Português |
topic |
Língua Portuguesa promoção e difusão formação de professores de Português |
description |
RESUMO:O interesse atual pela promoção e difusão da Língua Portuguesa e pela sua internacionalização tem conduzido a diferentes iniciativas, em diferentes contextos, nomeadamente no acadêmico. Assim, tendo em conta que os professores de Português são agentes decisivos no processo de difusão da língua, foi realizado um estudo com o objetivo de conhecer a perspetiva de futuros professores de Português sobre esta questão. Para o efeito, foi passado um questionário em três Universidades (Portugal, Brasil e Cabo Verde), tendo os dados sido tratados na Universidade portuguesa, com recurso ao programa informático NVivo10. Os resultados apontam para a nítida consciência da importância que estes sujeitos têm da difusão da LP, mas da pouca convicção que cada um tem sobre si neste processo. Como conclusão, é sublinhado que a formação de professores de Português terá de integrar uma abordagem mais lata que contemple questões de políticas linguísticas, com o reconhecimento das diferentes dimensões que a LP comporta.PALAVRAS-CHAVE: Língua Portuguesa; promoção e difusão; formação de professores de Português. ABSTRACT: The current interest in the promotion and diffusion of the Portuguese language (PL) and in its internationalization has led to various initiatives in different contexts, particularly in the academic one. Thus, given that PL teachers are decisive agents in this dissemination process, a study has been carried out in order to ascertain the standpoint of future PL teachers. To this end, a questionnaire was distributed in three Universities (Portugal, Brazil and Cape Verde), and the data was treated in the Portuguese university, using the NVivo10 software program. The results indicate that these students have a clear awareness of the importance of spreading the PL, but little conviction about their role in this process. The findings emphasize the need to integrate in the training of PL teachers a broader and contemporary approach addressing language policy issues, acknowledging the different dimensions comprising the PL.KEYWORDS: Portuguese language; promotion and diffusion; training of Portuguese language teachers. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16703 10.17851/1983-3652.8.2.94-106 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16703 |
identifier_str_mv |
10.17851/1983-3652.8.2.94-106 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16703/13460 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Texto Livre; Vol. 8 No. 2 (2015): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 94-106 Texto Livre; Vol. 8 Núm. 2 (2015): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 94-106 Texto Livre; Vol. 8 No 2 (2015): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 94-106 Texto Livre; v. 8 n. 2 (2015): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 94-106 1983-3652 reponame:Texto livre instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Texto livre |
collection |
Texto livre |
repository.name.fl_str_mv |
Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistatextolivre@letras.ufmg.br |
_version_ |
1799711141779210240 |