Letramento literário na EaD: rodas de conversa em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Agazzi, Giselle Larizzatti
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: de Oliveira, Maria Teresa Ginde, de Souza, Débora Reffi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Texto livre
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16717
Resumo: RESUMO: O artigo pretende apontar para os alcances da EaD na democratização do conhecimento de modo geral e, mais especificamente, na promoção da formação do leitor literário. Refletindo sobre a ferramenta fórum e as rodas de conversa em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, busca-se evidenciar que o docente, quando atua como mediador no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), pode promover o alargamento e o aprofundamento da experiência literária dos alunos, garantindo-lhes o “direito à literatura”. A discussão do referencial teórico procura amparar as considerações sobre os alcances das novas tecnologias acerca da promoção da experiência literária nos ambientes acadêmicos, a qual tem sido gradativamente substituída pelos estudos extraliterários que envolvem a obra.PALAVRAS-CHAVE: educação a distância; letramento literário; literaturas africanas de língua portuguesa; rodas de conversa.  ABSTRACT:This article aims at pointing to the reaches of Distance Education in the democratization of the knowledge in general and, more specifically, in the promotion of the literary reader formation. Reflecting about the tool “forum” and the “Chat groups” on African Literature of Portuguese language, it is sought to evidence that the professors, when work as mediators in the Virtual Learning Environment (VLE), can promote the extension and the depth of the students’ literary experience, which guarantee to them “the right to literature”. The discussion of the theoretical framework aims at supporting the considerations about the range of the new technologies on the promotion of the literary experience in the academic environments, which has been gradually replaced by extra-literary studies that involve the work.KEYWORDS: distance education; literary literacy, African literature of Portuguese language; chat groups.
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