Aprendizagem sem distância: tecnologia digital móvel no ensino de língua inglesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Souza, Carlos Fabiano
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Texto livre
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16686
Resumo: RESUMO: Este trabalho visa fomentar uma discussão acerca do uso da tecnologia digital móvel enquanto componente de apoio ao processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa, sobretudo em ambiente extraclasse. Pode-se dizer que o uso desse tipo de tecnologia como ferramenta educacional vai ao encontro do cenário atual, no qual tem havido um grande investimento em dispositivos móveis, o que nos leva a nos depararmos cada vez mais com educandos da Geração Digital – que fazem uso constante desses aparatos. Em outras palavras, os dispositivos móveis têm feito cada vez mais parte de nossas interações sociais e, em virtude da grande demanda, tem crescido substancialmente o número de aplicativos não só pagos, mas também disponibilizados para download grátis, que podem ser utilizados com o intuito de favorecer o aprendizado de línguas. Dessa maneira, apresentamos alguns aspectos relevantes quanto ao uso da tecnologia digital móvel no ensino de inglês, levando, sobremaneira, em consideração a sua finalidade pedagógica. Espera-se que os exemplos propostos possam vir a nortear futuras ideias de adoção de projetos educacionais que envolvam o uso de componentes tecnológicos dessa natureza em aulas de língua estrangeira/adicional.PALAVRAS-CHAVE: Tecnologia digital móvel. Ensino-aprendizagem de língua estrangeira. Língua inglesa.ABSTRACT: This work aims at promoting a discussion about the use of digital mobile technology as a component to support the teaching-learning process of English language, especially within extracurricular environments. We may say that the use of this kind of technology as an education tool suits the current scenario, in which there has been much investment in mobile devices, leading us to deal more and more with students from the Digital Generation, who use these apparatuses constantly. In other words, mobile devices have made even more part of our social interactions and due to their large demand, not only has it increased substantially the number of payable apps, but also the availability of the ones downloaded for free so as to favor the language learning. Thus, we will present some relevant aspects about the use of digital mobile technology in the teaching of English taking, primarily, into account their pedagogical purpose. It is expected that the examples proposed might guide future ideas of adopting educational projects which have to do with the use of technological components of this nature in foreign/additional language lessons.KEYWORDS: Digital mobile technology. Teaching-learning of foreign language. English language.
id UFMG-9_55f263531effa830d8ca6263e4fb3194
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/16686
network_acronym_str UFMG-9
network_name_str Texto livre
repository_id_str
spelling Aprendizagem sem distância: tecnologia digital móvel no ensino de língua inglesaTecnologia digital móvel. Ensino-aprendizagem de língua estrangeira. Língua inglesa.RESUMO: Este trabalho visa fomentar uma discussão acerca do uso da tecnologia digital móvel enquanto componente de apoio ao processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa, sobretudo em ambiente extraclasse. Pode-se dizer que o uso desse tipo de tecnologia como ferramenta educacional vai ao encontro do cenário atual, no qual tem havido um grande investimento em dispositivos móveis, o que nos leva a nos depararmos cada vez mais com educandos da Geração Digital – que fazem uso constante desses aparatos. Em outras palavras, os dispositivos móveis têm feito cada vez mais parte de nossas interações sociais e, em virtude da grande demanda, tem crescido substancialmente o número de aplicativos não só pagos, mas também disponibilizados para download grátis, que podem ser utilizados com o intuito de favorecer o aprendizado de línguas. Dessa maneira, apresentamos alguns aspectos relevantes quanto ao uso da tecnologia digital móvel no ensino de inglês, levando, sobremaneira, em consideração a sua finalidade pedagógica. Espera-se que os exemplos propostos possam vir a nortear futuras ideias de adoção de projetos educacionais que envolvam o uso de componentes tecnológicos dessa natureza em aulas de língua estrangeira/adicional.PALAVRAS-CHAVE: Tecnologia digital móvel. Ensino-aprendizagem de língua estrangeira. Língua inglesa.ABSTRACT: This work aims at promoting a discussion about the use of digital mobile technology as a component to support the teaching-learning process of English language, especially within extracurricular environments. We may say that the use of this kind of technology as an education tool suits the current scenario, in which there has been much investment in mobile devices, leading us to deal more and more with students from the Digital Generation, who use these apparatuses constantly. In other words, mobile devices have made even more part of our social interactions and due to their large demand, not only has it increased substantially the number of payable apps, but also the availability of the ones downloaded for free so as to favor the language learning. Thus, we will present some relevant aspects about the use of digital mobile technology in the teaching of English taking, primarily, into account their pedagogical purpose. It is expected that the examples proposed might guide future ideas of adopting educational projects which have to do with the use of technological components of this nature in foreign/additional language lessons.KEYWORDS: Digital mobile technology. Teaching-learning of foreign language. English language.Universidade Federal de Minas Gerais2015-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/1668610.17851/1983-3652.8.1.39-50Texto Livre; Vol. 8 No. 1 (2015): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 39-50Texto Livre; Vol. 8 Núm. 1 (2015): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 39-50Texto Livre; Vol. 8 No 1 (2015): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 39-50Texto Livre; v. 8 n. 1 (2015): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 39-501983-3652reponame:Texto livreinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16686/13443Copyright (c) 2015 Texto Livre: Linguagem e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Souza, Carlos Fabiano2020-07-18T18:20:45Zoai:periodicos.ufmg.br:article/16686Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivrePUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/oairevistatextolivre@letras.ufmg.br1983-36521983-3652opendoar:2020-07-18T18:20:45Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem sem distância: tecnologia digital móvel no ensino de língua inglesa
title Aprendizagem sem distância: tecnologia digital móvel no ensino de língua inglesa
spellingShingle Aprendizagem sem distância: tecnologia digital móvel no ensino de língua inglesa
de Souza, Carlos Fabiano
Tecnologia digital móvel. Ensino-aprendizagem de língua estrangeira. Língua inglesa.
title_short Aprendizagem sem distância: tecnologia digital móvel no ensino de língua inglesa
title_full Aprendizagem sem distância: tecnologia digital móvel no ensino de língua inglesa
title_fullStr Aprendizagem sem distância: tecnologia digital móvel no ensino de língua inglesa
title_full_unstemmed Aprendizagem sem distância: tecnologia digital móvel no ensino de língua inglesa
title_sort Aprendizagem sem distância: tecnologia digital móvel no ensino de língua inglesa
author de Souza, Carlos Fabiano
author_facet de Souza, Carlos Fabiano
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Souza, Carlos Fabiano
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia digital móvel. Ensino-aprendizagem de língua estrangeira. Língua inglesa.
topic Tecnologia digital móvel. Ensino-aprendizagem de língua estrangeira. Língua inglesa.
description RESUMO: Este trabalho visa fomentar uma discussão acerca do uso da tecnologia digital móvel enquanto componente de apoio ao processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa, sobretudo em ambiente extraclasse. Pode-se dizer que o uso desse tipo de tecnologia como ferramenta educacional vai ao encontro do cenário atual, no qual tem havido um grande investimento em dispositivos móveis, o que nos leva a nos depararmos cada vez mais com educandos da Geração Digital – que fazem uso constante desses aparatos. Em outras palavras, os dispositivos móveis têm feito cada vez mais parte de nossas interações sociais e, em virtude da grande demanda, tem crescido substancialmente o número de aplicativos não só pagos, mas também disponibilizados para download grátis, que podem ser utilizados com o intuito de favorecer o aprendizado de línguas. Dessa maneira, apresentamos alguns aspectos relevantes quanto ao uso da tecnologia digital móvel no ensino de inglês, levando, sobremaneira, em consideração a sua finalidade pedagógica. Espera-se que os exemplos propostos possam vir a nortear futuras ideias de adoção de projetos educacionais que envolvam o uso de componentes tecnológicos dessa natureza em aulas de língua estrangeira/adicional.PALAVRAS-CHAVE: Tecnologia digital móvel. Ensino-aprendizagem de língua estrangeira. Língua inglesa.ABSTRACT: This work aims at promoting a discussion about the use of digital mobile technology as a component to support the teaching-learning process of English language, especially within extracurricular environments. We may say that the use of this kind of technology as an education tool suits the current scenario, in which there has been much investment in mobile devices, leading us to deal more and more with students from the Digital Generation, who use these apparatuses constantly. In other words, mobile devices have made even more part of our social interactions and due to their large demand, not only has it increased substantially the number of payable apps, but also the availability of the ones downloaded for free so as to favor the language learning. Thus, we will present some relevant aspects about the use of digital mobile technology in the teaching of English taking, primarily, into account their pedagogical purpose. It is expected that the examples proposed might guide future ideas of adopting educational projects which have to do with the use of technological components of this nature in foreign/additional language lessons.KEYWORDS: Digital mobile technology. Teaching-learning of foreign language. English language.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16686
10.17851/1983-3652.8.1.39-50
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16686
identifier_str_mv 10.17851/1983-3652.8.1.39-50
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16686/13443
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Texto Livre; Vol. 8 No. 1 (2015): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 39-50
Texto Livre; Vol. 8 Núm. 1 (2015): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 39-50
Texto Livre; Vol. 8 No 1 (2015): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 39-50
Texto Livre; v. 8 n. 1 (2015): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 39-50
1983-3652
reponame:Texto livre
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Texto livre
collection Texto livre
repository.name.fl_str_mv Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistatextolivre@letras.ufmg.br
_version_ 1799711141740412928