Aprendizagem sem distância: tecnologia digital móvel no ensino de língua inglesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Texto livre |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16686 |
Resumo: | RESUMO: Este trabalho visa fomentar uma discussão acerca do uso da tecnologia digital móvel enquanto componente de apoio ao processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa, sobretudo em ambiente extraclasse. Pode-se dizer que o uso desse tipo de tecnologia como ferramenta educacional vai ao encontro do cenário atual, no qual tem havido um grande investimento em dispositivos móveis, o que nos leva a nos depararmos cada vez mais com educandos da Geração Digital – que fazem uso constante desses aparatos. Em outras palavras, os dispositivos móveis têm feito cada vez mais parte de nossas interações sociais e, em virtude da grande demanda, tem crescido substancialmente o número de aplicativos não só pagos, mas também disponibilizados para download grátis, que podem ser utilizados com o intuito de favorecer o aprendizado de línguas. Dessa maneira, apresentamos alguns aspectos relevantes quanto ao uso da tecnologia digital móvel no ensino de inglês, levando, sobremaneira, em consideração a sua finalidade pedagógica. Espera-se que os exemplos propostos possam vir a nortear futuras ideias de adoção de projetos educacionais que envolvam o uso de componentes tecnológicos dessa natureza em aulas de língua estrangeira/adicional.PALAVRAS-CHAVE: Tecnologia digital móvel. Ensino-aprendizagem de língua estrangeira. Língua inglesa.ABSTRACT: This work aims at promoting a discussion about the use of digital mobile technology as a component to support the teaching-learning process of English language, especially within extracurricular environments. We may say that the use of this kind of technology as an education tool suits the current scenario, in which there has been much investment in mobile devices, leading us to deal more and more with students from the Digital Generation, who use these apparatuses constantly. In other words, mobile devices have made even more part of our social interactions and due to their large demand, not only has it increased substantially the number of payable apps, but also the availability of the ones downloaded for free so as to favor the language learning. Thus, we will present some relevant aspects about the use of digital mobile technology in the teaching of English taking, primarily, into account their pedagogical purpose. It is expected that the examples proposed might guide future ideas of adopting educational projects which have to do with the use of technological components of this nature in foreign/additional language lessons.KEYWORDS: Digital mobile technology. Teaching-learning of foreign language. English language. |
id |
UFMG-9_55f263531effa830d8ca6263e4fb3194 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/16686 |
network_acronym_str |
UFMG-9 |
network_name_str |
Texto livre |
repository_id_str |
|
spelling |
Aprendizagem sem distância: tecnologia digital móvel no ensino de língua inglesaTecnologia digital móvel. Ensino-aprendizagem de língua estrangeira. Língua inglesa.RESUMO: Este trabalho visa fomentar uma discussão acerca do uso da tecnologia digital móvel enquanto componente de apoio ao processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa, sobretudo em ambiente extraclasse. Pode-se dizer que o uso desse tipo de tecnologia como ferramenta educacional vai ao encontro do cenário atual, no qual tem havido um grande investimento em dispositivos móveis, o que nos leva a nos depararmos cada vez mais com educandos da Geração Digital – que fazem uso constante desses aparatos. Em outras palavras, os dispositivos móveis têm feito cada vez mais parte de nossas interações sociais e, em virtude da grande demanda, tem crescido substancialmente o número de aplicativos não só pagos, mas também disponibilizados para download grátis, que podem ser utilizados com o intuito de favorecer o aprendizado de línguas. Dessa maneira, apresentamos alguns aspectos relevantes quanto ao uso da tecnologia digital móvel no ensino de inglês, levando, sobremaneira, em consideração a sua finalidade pedagógica. Espera-se que os exemplos propostos possam vir a nortear futuras ideias de adoção de projetos educacionais que envolvam o uso de componentes tecnológicos dessa natureza em aulas de língua estrangeira/adicional.PALAVRAS-CHAVE: Tecnologia digital móvel. Ensino-aprendizagem de língua estrangeira. Língua inglesa.ABSTRACT: This work aims at promoting a discussion about the use of digital mobile technology as a component to support the teaching-learning process of English language, especially within extracurricular environments. We may say that the use of this kind of technology as an education tool suits the current scenario, in which there has been much investment in mobile devices, leading us to deal more and more with students from the Digital Generation, who use these apparatuses constantly. In other words, mobile devices have made even more part of our social interactions and due to their large demand, not only has it increased substantially the number of payable apps, but also the availability of the ones downloaded for free so as to favor the language learning. Thus, we will present some relevant aspects about the use of digital mobile technology in the teaching of English taking, primarily, into account their pedagogical purpose. It is expected that the examples proposed might guide future ideas of adopting educational projects which have to do with the use of technological components of this nature in foreign/additional language lessons.KEYWORDS: Digital mobile technology. Teaching-learning of foreign language. English language.Universidade Federal de Minas Gerais2015-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/1668610.17851/1983-3652.8.1.39-50Texto Livre; Vol. 8 No. 1 (2015): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 39-50Texto Livre; Vol. 8 Núm. 1 (2015): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 39-50Texto Livre; Vol. 8 No 1 (2015): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 39-50Texto Livre; v. 8 n. 1 (2015): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 39-501983-3652reponame:Texto livreinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16686/13443Copyright (c) 2015 Texto Livre: Linguagem e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Souza, Carlos Fabiano2020-07-18T18:20:45Zoai:periodicos.ufmg.br:article/16686Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivrePUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/oairevistatextolivre@letras.ufmg.br1983-36521983-3652opendoar:2020-07-18T18:20:45Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem sem distância: tecnologia digital móvel no ensino de língua inglesa |
title |
Aprendizagem sem distância: tecnologia digital móvel no ensino de língua inglesa |
spellingShingle |
Aprendizagem sem distância: tecnologia digital móvel no ensino de língua inglesa de Souza, Carlos Fabiano Tecnologia digital móvel. Ensino-aprendizagem de língua estrangeira. Língua inglesa. |
title_short |
Aprendizagem sem distância: tecnologia digital móvel no ensino de língua inglesa |
title_full |
Aprendizagem sem distância: tecnologia digital móvel no ensino de língua inglesa |
title_fullStr |
Aprendizagem sem distância: tecnologia digital móvel no ensino de língua inglesa |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem sem distância: tecnologia digital móvel no ensino de língua inglesa |
title_sort |
Aprendizagem sem distância: tecnologia digital móvel no ensino de língua inglesa |
author |
de Souza, Carlos Fabiano |
author_facet |
de Souza, Carlos Fabiano |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Souza, Carlos Fabiano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia digital móvel. Ensino-aprendizagem de língua estrangeira. Língua inglesa. |
topic |
Tecnologia digital móvel. Ensino-aprendizagem de língua estrangeira. Língua inglesa. |
description |
RESUMO: Este trabalho visa fomentar uma discussão acerca do uso da tecnologia digital móvel enquanto componente de apoio ao processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa, sobretudo em ambiente extraclasse. Pode-se dizer que o uso desse tipo de tecnologia como ferramenta educacional vai ao encontro do cenário atual, no qual tem havido um grande investimento em dispositivos móveis, o que nos leva a nos depararmos cada vez mais com educandos da Geração Digital – que fazem uso constante desses aparatos. Em outras palavras, os dispositivos móveis têm feito cada vez mais parte de nossas interações sociais e, em virtude da grande demanda, tem crescido substancialmente o número de aplicativos não só pagos, mas também disponibilizados para download grátis, que podem ser utilizados com o intuito de favorecer o aprendizado de línguas. Dessa maneira, apresentamos alguns aspectos relevantes quanto ao uso da tecnologia digital móvel no ensino de inglês, levando, sobremaneira, em consideração a sua finalidade pedagógica. Espera-se que os exemplos propostos possam vir a nortear futuras ideias de adoção de projetos educacionais que envolvam o uso de componentes tecnológicos dessa natureza em aulas de língua estrangeira/adicional.PALAVRAS-CHAVE: Tecnologia digital móvel. Ensino-aprendizagem de língua estrangeira. Língua inglesa.ABSTRACT: This work aims at promoting a discussion about the use of digital mobile technology as a component to support the teaching-learning process of English language, especially within extracurricular environments. We may say that the use of this kind of technology as an education tool suits the current scenario, in which there has been much investment in mobile devices, leading us to deal more and more with students from the Digital Generation, who use these apparatuses constantly. In other words, mobile devices have made even more part of our social interactions and due to their large demand, not only has it increased substantially the number of payable apps, but also the availability of the ones downloaded for free so as to favor the language learning. Thus, we will present some relevant aspects about the use of digital mobile technology in the teaching of English taking, primarily, into account their pedagogical purpose. It is expected that the examples proposed might guide future ideas of adopting educational projects which have to do with the use of technological components of this nature in foreign/additional language lessons.KEYWORDS: Digital mobile technology. Teaching-learning of foreign language. English language. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16686 10.17851/1983-3652.8.1.39-50 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16686 |
identifier_str_mv |
10.17851/1983-3652.8.1.39-50 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16686/13443 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Texto Livre; Vol. 8 No. 1 (2015): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 39-50 Texto Livre; Vol. 8 Núm. 1 (2015): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 39-50 Texto Livre; Vol. 8 No 1 (2015): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 39-50 Texto Livre; v. 8 n. 1 (2015): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 39-50 1983-3652 reponame:Texto livre instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Texto livre |
collection |
Texto livre |
repository.name.fl_str_mv |
Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistatextolivre@letras.ufmg.br |
_version_ |
1799711141740412928 |