Relações afetivas: reais possibilidades na educação a distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Texto livre |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16594 |
Resumo: | Nesse artigo, apresenta-se uma discussão sobre as relações afetivas que se desenvolvem na educação a distância entre professores x alunos e alunos x alunos, do Curso de Letras, e como essas relações acontecem apesar da distância física. Destaca-se que o processo pedagógico deve ser fundamentado na ação dialógica nas interações por meio dos fóruns. Visto que no processo comunicacional por meio da linguagem é possível desenvolver a empatia, relações de amizade, o que culmina em um sentimento que causa prazer no contato humano, mesmo a distância. E, como esses vínculos afetivos possibilitam a motivação, o respeito, a autonomia, o ir além. |
id |
UFMG-9_5f575129d3f239118bf67b49e024625b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/16594 |
network_acronym_str |
UFMG-9 |
network_name_str |
Texto livre |
repository_id_str |
|
spelling |
Relações afetivas: reais possibilidades na educação a distânciaNesse artigo, apresenta-se uma discussão sobre as relações afetivas que se desenvolvem na educação a distância entre professores x alunos e alunos x alunos, do Curso de Letras, e como essas relações acontecem apesar da distância física. Destaca-se que o processo pedagógico deve ser fundamentado na ação dialógica nas interações por meio dos fóruns. Visto que no processo comunicacional por meio da linguagem é possível desenvolver a empatia, relações de amizade, o que culmina em um sentimento que causa prazer no contato humano, mesmo a distância. E, como esses vínculos afetivos possibilitam a motivação, o respeito, a autonomia, o ir além.Universidade Federal de Minas Gerais2011-10-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/1659410.17851/1983-3652.4.2.28-37Texto Livre; Vol. 4 No. 2 (2011): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 28-37Texto Livre; Vol. 4 Núm. 2 (2011): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 28-37Texto Livre; Vol. 4 No 2 (2011): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 28-37Texto Livre; v. 4 n. 2 (2011): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 28-371983-3652reponame:Texto livreinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16594/13355Copyright (c) 2019 Texto Livre: Linguagem e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessDorjó, Denise Sodré2020-07-18T18:42:38Zoai:periodicos.ufmg.br:article/16594Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivrePUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/oairevistatextolivre@letras.ufmg.br1983-36521983-3652opendoar:2020-07-18T18:42:38Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relações afetivas: reais possibilidades na educação a distância |
title |
Relações afetivas: reais possibilidades na educação a distância |
spellingShingle |
Relações afetivas: reais possibilidades na educação a distância Dorjó, Denise Sodré |
title_short |
Relações afetivas: reais possibilidades na educação a distância |
title_full |
Relações afetivas: reais possibilidades na educação a distância |
title_fullStr |
Relações afetivas: reais possibilidades na educação a distância |
title_full_unstemmed |
Relações afetivas: reais possibilidades na educação a distância |
title_sort |
Relações afetivas: reais possibilidades na educação a distância |
author |
Dorjó, Denise Sodré |
author_facet |
Dorjó, Denise Sodré |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dorjó, Denise Sodré |
description |
Nesse artigo, apresenta-se uma discussão sobre as relações afetivas que se desenvolvem na educação a distância entre professores x alunos e alunos x alunos, do Curso de Letras, e como essas relações acontecem apesar da distância física. Destaca-se que o processo pedagógico deve ser fundamentado na ação dialógica nas interações por meio dos fóruns. Visto que no processo comunicacional por meio da linguagem é possível desenvolver a empatia, relações de amizade, o que culmina em um sentimento que causa prazer no contato humano, mesmo a distância. E, como esses vínculos afetivos possibilitam a motivação, o respeito, a autonomia, o ir além. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-10-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16594 10.17851/1983-3652.4.2.28-37 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16594 |
identifier_str_mv |
10.17851/1983-3652.4.2.28-37 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16594/13355 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Texto Livre; Vol. 4 No. 2 (2011): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 28-37 Texto Livre; Vol. 4 Núm. 2 (2011): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 28-37 Texto Livre; Vol. 4 No 2 (2011): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 28-37 Texto Livre; v. 4 n. 2 (2011): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 28-37 1983-3652 reponame:Texto livre instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Texto livre |
collection |
Texto livre |
repository.name.fl_str_mv |
Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistatextolivre@letras.ufmg.br |
_version_ |
1799711141241290752 |