Relações afetivas: reais possibilidades na educação a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dorjó, Denise Sodré
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Texto livre
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16594
Resumo: Nesse artigo, apresenta-se uma discussão sobre as relações afetivas que se desenvolvem na educação a distância entre professores x alunos e alunos x alunos, do Curso de Letras, e como essas relações acontecem apesar da distância física. Destaca-se que o processo pedagógico deve ser fundamentado na ação dialógica nas interações por meio dos fóruns. Visto que no processo comunicacional por meio da linguagem é possível desenvolver a empatia, relações de amizade, o que culmina em um sentimento que causa prazer no contato humano, mesmo a distância. E, como esses vínculos afetivos possibilitam a motivação, o respeito, a autonomia, o ir além.
id UFMG-9_5f575129d3f239118bf67b49e024625b
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/16594
network_acronym_str UFMG-9
network_name_str Texto livre
repository_id_str
spelling Relações afetivas: reais possibilidades na educação a distânciaNesse artigo, apresenta-se uma discussão sobre as relações afetivas que se desenvolvem na educação a distância entre professores x alunos e alunos x alunos, do Curso de Letras, e como essas relações acontecem apesar da distância física. Destaca-se que o processo pedagógico deve ser fundamentado na ação dialógica nas interações por meio dos fóruns. Visto que no processo comunicacional por meio da linguagem é possível desenvolver a empatia, relações de amizade, o que culmina em um sentimento que causa prazer no contato humano, mesmo a distância. E, como esses vínculos afetivos possibilitam a motivação, o respeito, a autonomia, o ir além.Universidade Federal de Minas Gerais2011-10-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/1659410.17851/1983-3652.4.2.28-37Texto Livre; Vol. 4 No. 2 (2011): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 28-37Texto Livre; Vol. 4 Núm. 2 (2011): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 28-37Texto Livre; Vol. 4 No 2 (2011): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 28-37Texto Livre; v. 4 n. 2 (2011): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 28-371983-3652reponame:Texto livreinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16594/13355Copyright (c) 2019 Texto Livre: Linguagem e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessDorjó, Denise Sodré2020-07-18T18:42:38Zoai:periodicos.ufmg.br:article/16594Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivrePUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/oairevistatextolivre@letras.ufmg.br1983-36521983-3652opendoar:2020-07-18T18:42:38Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Relações afetivas: reais possibilidades na educação a distância
title Relações afetivas: reais possibilidades na educação a distância
spellingShingle Relações afetivas: reais possibilidades na educação a distância
Dorjó, Denise Sodré
title_short Relações afetivas: reais possibilidades na educação a distância
title_full Relações afetivas: reais possibilidades na educação a distância
title_fullStr Relações afetivas: reais possibilidades na educação a distância
title_full_unstemmed Relações afetivas: reais possibilidades na educação a distância
title_sort Relações afetivas: reais possibilidades na educação a distância
author Dorjó, Denise Sodré
author_facet Dorjó, Denise Sodré
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dorjó, Denise Sodré
description Nesse artigo, apresenta-se uma discussão sobre as relações afetivas que se desenvolvem na educação a distância entre professores x alunos e alunos x alunos, do Curso de Letras, e como essas relações acontecem apesar da distância física. Destaca-se que o processo pedagógico deve ser fundamentado na ação dialógica nas interações por meio dos fóruns. Visto que no processo comunicacional por meio da linguagem é possível desenvolver a empatia, relações de amizade, o que culmina em um sentimento que causa prazer no contato humano, mesmo a distância. E, como esses vínculos afetivos possibilitam a motivação, o respeito, a autonomia, o ir além.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16594
10.17851/1983-3652.4.2.28-37
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16594
identifier_str_mv 10.17851/1983-3652.4.2.28-37
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16594/13355
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Texto Livre; Vol. 4 No. 2 (2011): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 28-37
Texto Livre; Vol. 4 Núm. 2 (2011): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 28-37
Texto Livre; Vol. 4 No 2 (2011): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 28-37
Texto Livre; v. 4 n. 2 (2011): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 28-37
1983-3652
reponame:Texto livre
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Texto livre
collection Texto livre
repository.name.fl_str_mv Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistatextolivre@letras.ufmg.br
_version_ 1799711141241290752