Contextualizando a educação continuada de professores de línguas estrangeiras no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sól, Vanderlice dos Santos Andrade
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Texto livre
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16721
Resumo: RESUMO:A expressão “Educação Continuada” (EC) ou “Formação Continuada” aparece nos documentos oficiais brasileiros de maneira ampla e genérica, compreendendo qualquer tipo de atividade que venha a contribuir para o desempenho profissional. Muitos documentos intitulam de programas de EC os que formam professores das redes municipais e estaduais (aqueles professores chamados de professores leigos), tanto em nível médio quanto superior. O objetivo deste artigo é contextualizar e problematizar a educação continuada de professores de línguas estrangeiras (LE) no Brasil. A trajetória teórico-metodológica deste estudo ancora-se na teoria do discurso e nos estudos da Linguística Aplicada. Mediante a análise dos discursos que circulam nos documentos oficiais sobre a EC, pode-se dizer, a partir do panorama ora apresentado, que diversos órgãos do poder público brasileiro chancelam a EC em âmbito geral, mas os incentivos parecem não alcançar todas as áreas do conhecimento. Nessa perspectiva, vale indagar como se vêm realizando propostas de educação continuada em línguas estrangeiras no Brasil e quais incentivos existem de fato. As reflexões suscitadas pelo estudo revelam que as legislações se constituem a partir de processos históricos e são fruto de negociações sociais, políticas e ideológicas que, ao mesmo tempo em que abrem espaço para as iniciativas de EC, também as circunscrevem a partir de discursos do que se considera ensinar e aprender um LE no contexto brasileiro. A partir dessa contextualização da educação continuada, é importante trazer tais discussões para o campo da Linguística Aplicada ao ensino de LE, para produzir reflexões para esse campo.PALAVRAS-CHAVE: educação continuada; língua estrangeira; formação de professores.  ABSTRACT:The term "Continuing Education" (CE) appears in Brazilian official documents widely and generally, including any kind of activity that will contribute to the professional performance. Many of these official documents name CE programmes those that train teachers from municipal and state school systems (those teachers called lay teachers), those without secondary and graduated levels. This paper aims at contextualizing and discussing the continuing education of foreign language teachers (EFL) of English language in Brazil. The theoretical-methodological trajectory of this study is based on discourse theories and applied linguistics studies. Through the analysis of the discourses circulating in official documents about the CE, it is possible to state, from the presented scenario, that several Brazilian public authorities approve the CE in general context, but the encouragements do not seem to reach all areas of knowledge. Through this perspective, it is worth asking how have the proposals for continuing education in foreign languages in Brazil been developed and what kind of actions have been put into practice. Reflections arising from this paper reveal that the laws are formed by historical processes and are the result of social, political and ideological negotiations, which seem to give opportunities for changes, however end up been limited by representations about what means to teach and learn a foreign language in the Brazilian context. Summing up, from these perspectives about continuing education, it is important to bring such discussions to the field of applied linguistics to EFL teaching to produce reflections for this field.KEYWORDS: continuing education; foreign language; teacher education.
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Mediante a análise dos discursos que circulam nos documentos oficiais sobre a EC, pode-se dizer, a partir do panorama ora apresentado, que diversos órgãos do poder público brasileiro chancelam a EC em âmbito geral, mas os incentivos parecem não alcançar todas as áreas do conhecimento. Nessa perspectiva, vale indagar como se vêm realizando propostas de educação continuada em línguas estrangeiras no Brasil e quais incentivos existem de fato. As reflexões suscitadas pelo estudo revelam que as legislações se constituem a partir de processos históricos e são fruto de negociações sociais, políticas e ideológicas que, ao mesmo tempo em que abrem espaço para as iniciativas de EC, também as circunscrevem a partir de discursos do que se considera ensinar e aprender um LE no contexto brasileiro. A partir dessa contextualização da educação continuada, é importante trazer tais discussões para o campo da Linguística Aplicada ao ensino de LE, para produzir reflexões para esse campo.PALAVRAS-CHAVE: educação continuada; língua estrangeira; formação de professores.  ABSTRACT:The term "Continuing Education" (CE) appears in Brazilian official documents widely and generally, including any kind of activity that will contribute to the professional performance. Many of these official documents name CE programmes those that train teachers from municipal and state school systems (those teachers called lay teachers), those without secondary and graduated levels. This paper aims at contextualizing and discussing the continuing education of foreign language teachers (EFL) of English language in Brazil. The theoretical-methodological trajectory of this study is based on discourse theories and applied linguistics studies. Through the analysis of the discourses circulating in official documents about the CE, it is possible to state, from the presented scenario, that several Brazilian public authorities approve the CE in general context, but the encouragements do not seem to reach all areas of knowledge. Through this perspective, it is worth asking how have the proposals for continuing education in foreign languages in Brazil been developed and what kind of actions have been put into practice. Reflections arising from this paper reveal that the laws are formed by historical processes and are the result of social, political and ideological negotiations, which seem to give opportunities for changes, however end up been limited by representations about what means to teach and learn a foreign language in the Brazilian context. 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