Trajetórias de professores de inglês egressos de um projeto de educação continuada: identidades em (des)construção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vanderlice dos Santos Andrade Sol
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/MGSS-9JEPY5
Resumo: Este estudo teve como objetivo investigar os efeitos do processo de (des)construção da identidade de professores de inglês egressos de um projeto de educação continuada (EC) de duração pré-determinada. Mais especificamente, procurou-se investigar como professores se veem e se sentem em relação à língua inglesa (LI) e à profissão docente; suas posições discursivas em relação ao ensino e ao aprendizado de LI; suas representações sobre o projeto de EC EDUCONLE, os seus alunos e as escolas onde atuam. A trajetória teórico-metodológica deste estudo está ancorada no atravessamento das perspectivas discursiva (PÊCHEUX, 1988; FOUCAULT, ([1969] 2009, [1971] 1996; ORLANDI, 2005, 2007); AUTHIER-REVUZ, 1998, MARIANI, 2012 e outros), psicanalítica freudo-lacaninana (FREUD, [1901] 1996, [1905] 1996, [1927-1931] 1996; LACAN, 1998, 2001, e outros), desconstrutivista derridiana (DERRIDA ([1972] 2001, 2004, 2005, 2009) e em outros aportes filosóficos (JONAS ([1979] 2006). Este trabalho possui cunho qualitativo e seguiu uma abordagem metodológica que privilegiou diferentes possibilidades de interpretação sobre o material discursivo analisado. Os participantes foram 25 professoras da rede pública de ensino do Estado de Minas Gerais egressas do projeto EDUCONLE. O corpus foi formado por meio de questionários abertos, entrevistas semiestruturadas, narrativas escritas, filmagens e notas de campo. Diante da recorrência de representações das professoras sobre si, como professoras em devir, sempre em busca de mais fluência e mais conhecimento na LI; do espaço escolar como desprovido das condições necessárias ao ensino e à aprendizagem de LI; dos alunos representados de forma imbricada nas imagens que elas fazem de si, verificou-se que a posição de impotência imobiliza o professor de se investir do desejo de ensinar. Ensinar é da ordem do impossível; por isso, é ato mobilizador da busca contínua em acertar. Como esperado, a EC é vista como o lugar do saber, da verdade, lugar para melhorar as competências linguísticas e metodológicas. Desse modo, as representações evidenciadas neste estudo foram importantes não apenas para chegar às regularidades do imaginário das professoras sobre as questões mencionadas, mas, acima de tudo, para mostrar que os binarismos depreendidos nessas representações (re)velam (a um só tempo, mascaram e mostram) a natureza complexa da constituição identitária do professor de LI. Essa complexidade foi abordada a partir dos eixos temáticos que ressoaram no corpus. Conclui-se, assim, que o processo de (des)construção das trajetórias das professoras se deu pela via dos rastros e dos indecidíveis derridianos (différance, phármakon); da responsabilidade como um princípio que pode levar o professor a assumir ações éticas para si e para os alunos; do discurso da histérica, marcado pela insatisfação em relação ao desejo; do corpo como real-simbólico-imaginário e como gozo; do desejo determinado pela falta e do tempo lógico (tempo como processo, tempo kairológico, tempo do sujeito). Dessa forma, as representações funcionaram como meio para propiciar problematizações. Mediante tais constatações, o que inquieta sobre a constituição identitária do professor passa, também, a apaziguar e, nessa dupla relação, torna-se possível (re)pensar e retomar a formação do professor de LE como um trabalho em direção ao impossível. De um modo geral, os gestos de interpretação mostram a presença do mesmo e do diferente nos dizeres das professoras a cada ato enunciativo, a cada palavra proferida. Os rastros dessa différance no dizer das professoras não se deixam apreender por completo, evidenciando que o sujeito é um ser do devir. A investigação possibilitou compreender alguns modos de (des)construção das identidades, subjetividades e pontos de singularidade na formação de professores egressos da EC (suas angústias, impasses, frustrações, sucessos, insucessos, etc.) e os desdobramentos dessa compreensão para os contextos de EC e para o campo da Linguística Aplicada.
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A trajetória teórico-metodológica deste estudo está ancorada no atravessamento das perspectivas discursiva (PÊCHEUX, 1988; FOUCAULT, ([1969] 2009, [1971] 1996; ORLANDI, 2005, 2007); AUTHIER-REVUZ, 1998, MARIANI, 2012 e outros), psicanalítica freudo-lacaninana (FREUD, [1901] 1996, [1905] 1996, [1927-1931] 1996; LACAN, 1998, 2001, e outros), desconstrutivista derridiana (DERRIDA ([1972] 2001, 2004, 2005, 2009) e em outros aportes filosóficos (JONAS ([1979] 2006). Este trabalho possui cunho qualitativo e seguiu uma abordagem metodológica que privilegiou diferentes possibilidades de interpretação sobre o material discursivo analisado. Os participantes foram 25 professoras da rede pública de ensino do Estado de Minas Gerais egressas do projeto EDUCONLE. O corpus foi formado por meio de questionários abertos, entrevistas semiestruturadas, narrativas escritas, filmagens e notas de campo. Diante da recorrência de representações das professoras sobre si, como professoras em devir, sempre em busca de mais fluência e mais conhecimento na LI; do espaço escolar como desprovido das condições necessárias ao ensino e à aprendizagem de LI; dos alunos representados de forma imbricada nas imagens que elas fazem de si, verificou-se que a posição de impotência imobiliza o professor de se investir do desejo de ensinar. Ensinar é da ordem do impossível; por isso, é ato mobilizador da busca contínua em acertar. Como esperado, a EC é vista como o lugar do saber, da verdade, lugar para melhorar as competências linguísticas e metodológicas. Desse modo, as representações evidenciadas neste estudo foram importantes não apenas para chegar às regularidades do imaginário das professoras sobre as questões mencionadas, mas, acima de tudo, para mostrar que os binarismos depreendidos nessas representações (re)velam (a um só tempo, mascaram e mostram) a natureza complexa da constituição identitária do professor de LI. Essa complexidade foi abordada a partir dos eixos temáticos que ressoaram no corpus. Conclui-se, assim, que o processo de (des)construção das trajetórias das professoras se deu pela via dos rastros e dos indecidíveis derridianos (différance, phármakon); da responsabilidade como um princípio que pode levar o professor a assumir ações éticas para si e para os alunos; do discurso da histérica, marcado pela insatisfação em relação ao desejo; do corpo como real-simbólico-imaginário e como gozo; do desejo determinado pela falta e do tempo lógico (tempo como processo, tempo kairológico, tempo do sujeito). Dessa forma, as representações funcionaram como meio para propiciar problematizações. Mediante tais constatações, o que inquieta sobre a constituição identitária do professor passa, também, a apaziguar e, nessa dupla relação, torna-se possível (re)pensar e retomar a formação do professor de LE como um trabalho em direção ao impossível. De um modo geral, os gestos de interpretação mostram a presença do mesmo e do diferente nos dizeres das professoras a cada ato enunciativo, a cada palavra proferida. Os rastros dessa différance no dizer das professoras não se deixam apreender por completo, evidenciando que o sujeito é um ser do devir. A investigação possibilitou compreender alguns modos de (des)construção das identidades, subjetividades e pontos de singularidade na formação de professores egressos da EC (suas angústias, impasses, frustrações, sucessos, insucessos, etc.) e os desdobramentos dessa compreensão para os contextos de EC e para o campo da Linguística Aplicada.This study aimed at investigating the process of identity deconstruction of teachers of English that took part in the continuing education (CE) project (EDUCONLE) with predetermined duration. More specifically, it aimed at investigating how teachers see and feel themselves as regards the English Language (EL) and their professions; their discursive positions considering the teaching and learning of the EL; their representations about the CE project, their students and the schools where they teach and the unfolding of these representations in the teachers identity constitution. The theoreticalmethodologicaltrajectory of the investigation is based on the crossing of thediscursive perspective (PÊCHEUX, 1988; FOUCAULT, ([1969] 2009, [1971] 1996; ORLANDI (2005, 2007); AUTHIER-REVUZ, 1998, MARIANI, 2012 among others), freudo-lacanian psychoanalysis perspective (FREUD, [1901] 1996, [1905] 1996, [1927-1931] 1996; LACAN, 1998, 2001, among others) and derridean deconstructivist perspective (DERRIDA ([1972] 2001, 2004, 2005, 2009) and other philosophical backgrounds (JONAS ([1979] 2006). This qualitative study followeda methodological approach that used different possibilities of interpretations over the discursive material. The participants were 25 EL teachers from regular schools from the State of Minas Gerais that took part in a CE Project. Corpus collection was formed by open-ended questionnaires, semi structured interviews, narratives, videotaped classes and field notes. Considering the recurrence, teachers representations about themselves as teachers ad infinitum, alwayssearching for more fluency and knowledge in the EL; about the school as a place devoid of the necessary conditions to teach and learn the EL; the students represented to the images they have about themselves, the study verified that the impotent position does not allow the teacher to invest in the desire to teach/of teaching. Teaching is an action of the impossible order; thus, it prepares constantly for searching for right actions. As expected, the CE is seen as a place of knowledge, truth and a place to improve linguistics and methodological competences. Therefore, the representations demonstrated in this study wereimportant not only to reach the imaginary regularities of the teachers about the above mentioned issues, but above all, to show that the binary oppositions in these representations reveal (both, mask and show) the complex nature of EL teacher identity constitution. This complexity was demonstrated through the themes echoed from the corpus. Thus, the study drives the conclusion that , the process of identity deconstruction of teachers took place in the path of derridean traces and indecibles (différance, phármakon); of the responsibility as aprinciple that drives the teacher to assume ethical actions for him/herself and the students; of the hysterics discourse, marked by the dissatisfaction in relation to desire; of the body as real-symbolic-imaginary and as jouissance; of desiredetermined by fault and of logical time (time as process, kairological time, subject time). In this manner, the representations operate as a means of promoting problematizations. Taking these results into consideration, what troubles about teacher identity constitution starts, also, pacifying and in this double relationship it becomes possible to (re)think and (re)consider EL teacher education as a work toward the impossible. Summing up, the results show the presence of the same and the other in the teachers discourse in each enunciative act. And the traces of this différance in the teachers discourse do not permitcomplete apprehension, making clear that the subject is an ad infinitum being.The results made possible the understanding of some ways of teachers identity and subjectivity deconstruction and points of singularity (their anxiety, impasses, frustrations, success and unsuccessfulness, etc.) and the consequences of this comprehension for EC context and for the Applied Linguistics field.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLíngua inglesa Estudo e ensino Falantes estrangeirosIndividualidadeLíngua inglesa Análise do discursoProfessores de inglês FormaçãoAquisição de segunda linguagemIndecidíveisEnsino e aprendizagem de língua estrangeiraIdentidadeEducação Continuada(Des)construçãoTrajetórias de professores de inglês egressos de um projeto de educação continuada: identidades em (des)construçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALpdf_tese_final__vanderlice_s_l.pdfapplication/pdf2624463https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MGSS-9JEPY5/1/pdf_tese_final__vanderlice_s_l.pdf0720cf67678049e72558c55a1106a7a3MD51TEXTpdf_tese_final__vanderlice_s_l.pdf.txtpdf_tese_final__vanderlice_s_l.pdf.txtExtracted texttext/plain588006https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MGSS-9JEPY5/2/pdf_tese_final__vanderlice_s_l.pdf.txtf446de00f36c5a6a32f2f16fefa353d0MD521843/MGSS-9JEPY52019-11-14 12:00:03.623oai:repositorio.ufmg.br:1843/MGSS-9JEPY5Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T15:00:03Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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