Relato de experiência: oficina pedagógica como objeto de aprendizagem na formação inicial do pedagogo no Consórcio CEDERJ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martínez, Silvia Alicia
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Araújo, Fabrícia Vieira de, Souza, Suelen Ribeiro de, Vargas, Evandro, Pinho, Leandro Garcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Texto livre
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16817
Resumo: RESUMO: O presente trabalho objetiva abordar, analisar e discutir uma significativa experiência de ensino e aprendizagem adquirida em uma oficina pedagógica, no âmbito do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), no bojo do Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CEDERJ). Tal atividade foi concretizada por professores, tutores e alunos das disciplinas História na Educação 1 e História na Educação 2 do curso supracitado. A partir das referências de diferentes pesquisadores do campo do Ensino de História e da Educação, discorremos em um momento inicial acerca da organização e estruturação da Oficina, para posteriormente tratarmos da concretização da atividade em si pelos estudantes. A Oficina muito contribuiu para a reflexão acerca das práticas pedagógicas e para uma maior aproximação entre docentes, tutores e estudantes, bem como oportunizou pensamentos acerca das diferentes tecnologias e outros materiais que podem ser empregadas no ensino de História. PALAVRAS-CHAVE: oficina pedagógica; ensino de História; educação a distância; curso de Pedagogia. ABSTRACT: The present work aims at addressing, analyzing and discussing a significant experience of teaching and learning acquired in a pedagogical workshop, within the course of pedagogy of the State University of the North Fluminense (UENF), in the Centre of Distance Education of the State of Rio de Janeiro (CEDERJ). Such activity was accomplished by teachers, tutors and students of the disciplines History in Education 1 and History in Education 2 of the aforementioned course. From the references of different researchers of the field of History Teaching and Education, we have come at an initial moment about the organization and structuring of the workshop, to subsequently embrace the realization of the activity itself by the students. The workshop contributed greatly to reflect on pedagogical practices and for a closer approximation among teachers, tutors and students, as well as it allowed to think the different technologies and other materials that can be employed in the History teaching. KEYWORDS: Pedagogical workshop; History teaching; distance education; Pedagogy course.
id UFMG-9_6968f07deab86e2fca5b2e2b23642cc3
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/16817
network_acronym_str UFMG-9
network_name_str Texto livre
repository_id_str
spelling Relato de experiência: oficina pedagógica como objeto de aprendizagem na formação inicial do pedagogo no Consórcio CEDERJoficina pedagógicaensino de Históriaeducação a distânciacurso de PedagogiaRESUMO: O presente trabalho objetiva abordar, analisar e discutir uma significativa experiência de ensino e aprendizagem adquirida em uma oficina pedagógica, no âmbito do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), no bojo do Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CEDERJ). Tal atividade foi concretizada por professores, tutores e alunos das disciplinas História na Educação 1 e História na Educação 2 do curso supracitado. A partir das referências de diferentes pesquisadores do campo do Ensino de História e da Educação, discorremos em um momento inicial acerca da organização e estruturação da Oficina, para posteriormente tratarmos da concretização da atividade em si pelos estudantes. A Oficina muito contribuiu para a reflexão acerca das práticas pedagógicas e para uma maior aproximação entre docentes, tutores e estudantes, bem como oportunizou pensamentos acerca das diferentes tecnologias e outros materiais que podem ser empregadas no ensino de História. PALAVRAS-CHAVE: oficina pedagógica; ensino de História; educação a distância; curso de Pedagogia. ABSTRACT: The present work aims at addressing, analyzing and discussing a significant experience of teaching and learning acquired in a pedagogical workshop, within the course of pedagogy of the State University of the North Fluminense (UENF), in the Centre of Distance Education of the State of Rio de Janeiro (CEDERJ). Such activity was accomplished by teachers, tutors and students of the disciplines History in Education 1 and History in Education 2 of the aforementioned course. From the references of different researchers of the field of History Teaching and Education, we have come at an initial moment about the organization and structuring of the workshop, to subsequently embrace the realization of the activity itself by the students. The workshop contributed greatly to reflect on pedagogical practices and for a closer approximation among teachers, tutors and students, as well as it allowed to think the different technologies and other materials that can be employed in the History teaching. KEYWORDS: Pedagogical workshop; History teaching; distance education; Pedagogy course.Universidade Federal de Minas Gerais2018-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/1681710.17851/1983-3652.11.3.176-191Texto Livre; Vol. 11 No. 3 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 176-191Texto Livre; Vol. 11 Núm. 3 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 176-191Texto Livre; Vol. 11 No 3 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 176-191Texto Livre; v. 11 n. 3 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 176-1911983-3652reponame:Texto livreinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16817/13578Copyright (c) 2018 Texto Livre: Linguagem e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessMartínez, Silvia AliciaAraújo, Fabrícia Vieira deSouza, Suelen Ribeiro deVargas, EvandroPinho, Leandro Garcia2021-03-22T13:32:34Zoai:periodicos.ufmg.br:article/16817Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivrePUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/oairevistatextolivre@letras.ufmg.br1983-36521983-3652opendoar:2021-03-22T13:32:34Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Relato de experiência: oficina pedagógica como objeto de aprendizagem na formação inicial do pedagogo no Consórcio CEDERJ
title Relato de experiência: oficina pedagógica como objeto de aprendizagem na formação inicial do pedagogo no Consórcio CEDERJ
spellingShingle Relato de experiência: oficina pedagógica como objeto de aprendizagem na formação inicial do pedagogo no Consórcio CEDERJ
Martínez, Silvia Alicia
oficina pedagógica
ensino de História
educação a distância
curso de Pedagogia
title_short Relato de experiência: oficina pedagógica como objeto de aprendizagem na formação inicial do pedagogo no Consórcio CEDERJ
title_full Relato de experiência: oficina pedagógica como objeto de aprendizagem na formação inicial do pedagogo no Consórcio CEDERJ
title_fullStr Relato de experiência: oficina pedagógica como objeto de aprendizagem na formação inicial do pedagogo no Consórcio CEDERJ
title_full_unstemmed Relato de experiência: oficina pedagógica como objeto de aprendizagem na formação inicial do pedagogo no Consórcio CEDERJ
title_sort Relato de experiência: oficina pedagógica como objeto de aprendizagem na formação inicial do pedagogo no Consórcio CEDERJ
author Martínez, Silvia Alicia
author_facet Martínez, Silvia Alicia
Araújo, Fabrícia Vieira de
Souza, Suelen Ribeiro de
Vargas, Evandro
Pinho, Leandro Garcia
author_role author
author2 Araújo, Fabrícia Vieira de
Souza, Suelen Ribeiro de
Vargas, Evandro
Pinho, Leandro Garcia
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martínez, Silvia Alicia
Araújo, Fabrícia Vieira de
Souza, Suelen Ribeiro de
Vargas, Evandro
Pinho, Leandro Garcia
dc.subject.por.fl_str_mv oficina pedagógica
ensino de História
educação a distância
curso de Pedagogia
topic oficina pedagógica
ensino de História
educação a distância
curso de Pedagogia
description RESUMO: O presente trabalho objetiva abordar, analisar e discutir uma significativa experiência de ensino e aprendizagem adquirida em uma oficina pedagógica, no âmbito do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), no bojo do Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CEDERJ). Tal atividade foi concretizada por professores, tutores e alunos das disciplinas História na Educação 1 e História na Educação 2 do curso supracitado. A partir das referências de diferentes pesquisadores do campo do Ensino de História e da Educação, discorremos em um momento inicial acerca da organização e estruturação da Oficina, para posteriormente tratarmos da concretização da atividade em si pelos estudantes. A Oficina muito contribuiu para a reflexão acerca das práticas pedagógicas e para uma maior aproximação entre docentes, tutores e estudantes, bem como oportunizou pensamentos acerca das diferentes tecnologias e outros materiais que podem ser empregadas no ensino de História. PALAVRAS-CHAVE: oficina pedagógica; ensino de História; educação a distância; curso de Pedagogia. ABSTRACT: The present work aims at addressing, analyzing and discussing a significant experience of teaching and learning acquired in a pedagogical workshop, within the course of pedagogy of the State University of the North Fluminense (UENF), in the Centre of Distance Education of the State of Rio de Janeiro (CEDERJ). Such activity was accomplished by teachers, tutors and students of the disciplines History in Education 1 and History in Education 2 of the aforementioned course. From the references of different researchers of the field of History Teaching and Education, we have come at an initial moment about the organization and structuring of the workshop, to subsequently embrace the realization of the activity itself by the students. The workshop contributed greatly to reflect on pedagogical practices and for a closer approximation among teachers, tutors and students, as well as it allowed to think the different technologies and other materials that can be employed in the History teaching. KEYWORDS: Pedagogical workshop; History teaching; distance education; Pedagogy course.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16817
10.17851/1983-3652.11.3.176-191
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16817
identifier_str_mv 10.17851/1983-3652.11.3.176-191
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16817/13578
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Texto Livre; Vol. 11 No. 3 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 176-191
Texto Livre; Vol. 11 Núm. 3 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 176-191
Texto Livre; Vol. 11 No 3 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 176-191
Texto Livre; v. 11 n. 3 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 176-191
1983-3652
reponame:Texto livre
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Texto livre
collection Texto livre
repository.name.fl_str_mv Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistatextolivre@letras.ufmg.br
_version_ 1799711142773260288