Digital educational objects in ‘Linguagem e interação’: advances, stays or setbacks?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Luciana Pereira
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Rutiquewiski, Andreia, Benatti, Juliana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Texto livre
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16814
Resumo: RESUMO: Este artigo analisa os Objetos Educacionais Digitais que acompanham a coleção didática Linguagem e Interação, indicada ao ensino médio 2018-2020 via Plano Nacional do Livro Didático. Segundo a literatura, esse material digital pode subsidiar as aulas de língua materna a partir da pedagogia dos multiletramentos em substituição a práticas de ensino tradicionais. Para tanto, foram realizadas pesquisas de caráter documental (documentos oficiais de ensino) e bibliográfico (LEFFA, 2006; ANTUNES, 2007; MARCUSCHI, 2008; DIONÍSIO 2011, 2014; ROJO, 2012, 2013, 2017, entre outros). Em seguida, foram analisados os Objetos Educacionais, cotejando-os à fundamentação teórica. Propõe-se, para a caracterização do corpus, dois momentos de análise: 1) a partir das propriedades estabelecidas por Leffa (granularidade, reusabilidade, interoperabilidade e recuperabilidade); e 2) a partir dos fundamentos teórico-metodológicos do ensino de Português como língua materna. Os resultados confirmam que, apesar desse material digital enquadrar-se na definição prototípica, deixa a desejar quanto ao desenvolvimento das habilidades linguísticas dos estudantes com vistas aos multiletramentos.   PALAVRAS-CHAVE: ensino-aprendizagem de língua materna; tecnologias digitais de informação e comunicação; objetos educacionais digitais; multiletramentos.   ABSTRACT:This article analyses the Digital Educational Objects which follow the didactic collection Linguagem e Interação, appointed to be used in the middle school 2018-2000 via Plano Nacional do Livro Didático. Based on the current literature, this digital material may help in the mother tongue classes anchored in a multiliteracy pedagogy, replacing traditional practices. In doing so, a research was conducted based on teaching official documents as well as a bibliographic research (LEFFA, 2006; ANTUNES, 2007; MARCUSCHI, 2008; DIONÍSIO, 2011, 2014; ROJO, 2012, 2013, 2017, among others. Then, the Digital Educational Objects were analyzed taking into consideration the chosen theory. It proposes, for the characterization of the corpus, two moments of analysis: 1) from the properties established by Leffa (granularity, reusability, interoperability and recoverability); and 2) from the theoretical-methodological foundations of the teaching of Portuguese as a mother tongue. The results confirm that although this digital material fits in with the prototypical definition, it leaves no room for the development of students' language skills, considering the multiliteracies.   KEYWORDS: teaching-learning of mother tongue; digital information and communication technologies; digital educational objects; multiliteracies.
id UFMG-9_6eb39afc16451041b608170a0931577c
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/16814
network_acronym_str UFMG-9
network_name_str Texto livre
repository_id_str
spelling Digital educational objects in ‘Linguagem e interação’: advances, stays or setbacks?Os objetos educacionais digitais em Linguagem e Interação: avanços, permanências ou retrocessos? ensino-aprendizagem de língua maternatecnologias digitais de informação e comunicaçãoobjetos educacionais digitaismultiletramentosRESUMO: Este artigo analisa os Objetos Educacionais Digitais que acompanham a coleção didática Linguagem e Interação, indicada ao ensino médio 2018-2020 via Plano Nacional do Livro Didático. Segundo a literatura, esse material digital pode subsidiar as aulas de língua materna a partir da pedagogia dos multiletramentos em substituição a práticas de ensino tradicionais. Para tanto, foram realizadas pesquisas de caráter documental (documentos oficiais de ensino) e bibliográfico (LEFFA, 2006; ANTUNES, 2007; MARCUSCHI, 2008; DIONÍSIO 2011, 2014; ROJO, 2012, 2013, 2017, entre outros). Em seguida, foram analisados os Objetos Educacionais, cotejando-os à fundamentação teórica. Propõe-se, para a caracterização do corpus, dois momentos de análise: 1) a partir das propriedades estabelecidas por Leffa (granularidade, reusabilidade, interoperabilidade e recuperabilidade); e 2) a partir dos fundamentos teórico-metodológicos do ensino de Português como língua materna. Os resultados confirmam que, apesar desse material digital enquadrar-se na definição prototípica, deixa a desejar quanto ao desenvolvimento das habilidades linguísticas dos estudantes com vistas aos multiletramentos.   PALAVRAS-CHAVE: ensino-aprendizagem de língua materna; tecnologias digitais de informação e comunicação; objetos educacionais digitais; multiletramentos.   ABSTRACT:This article analyses the Digital Educational Objects which follow the didactic collection Linguagem e Interação, appointed to be used in the middle school 2018-2000 via Plano Nacional do Livro Didático. Based on the current literature, this digital material may help in the mother tongue classes anchored in a multiliteracy pedagogy, replacing traditional practices. In doing so, a research was conducted based on teaching official documents as well as a bibliographic research (LEFFA, 2006; ANTUNES, 2007; MARCUSCHI, 2008; DIONÍSIO, 2011, 2014; ROJO, 2012, 2013, 2017, among others. Then, the Digital Educational Objects were analyzed taking into consideration the chosen theory. It proposes, for the characterization of the corpus, two moments of analysis: 1) from the properties established by Leffa (granularity, reusability, interoperability and recoverability); and 2) from the theoretical-methodological foundations of the teaching of Portuguese as a mother tongue. The results confirm that although this digital material fits in with the prototypical definition, it leaves no room for the development of students' language skills, considering the multiliteracies.   KEYWORDS: teaching-learning of mother tongue; digital information and communication technologies; digital educational objects; multiliteracies.Universidade Federal de Minas Gerais2018-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/1681410.17851/1983-3652.11.3.102-130Texto Livre; Vol. 11 No. 3 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 102-130Texto Livre; Vol. 11 Núm. 3 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 102-130Texto Livre; Vol. 11 No 3 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 102-130Texto Livre; v. 11 n. 3 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 102-1301983-3652reponame:Texto livreinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16814/13575Copyright (c) 2018 Texto Livre: Linguagem e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Luciana PereiraRutiquewiski, AndreiaBenatti, Juliana2021-03-22T13:32:34Zoai:periodicos.ufmg.br:article/16814Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivrePUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/oairevistatextolivre@letras.ufmg.br1983-36521983-3652opendoar:2021-03-22T13:32:34Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Digital educational objects in ‘Linguagem e interação’: advances, stays or setbacks?
Os objetos educacionais digitais em Linguagem e Interação: avanços, permanências ou retrocessos?
title Digital educational objects in ‘Linguagem e interação’: advances, stays or setbacks?
spellingShingle Digital educational objects in ‘Linguagem e interação’: advances, stays or setbacks?
Silva, Luciana Pereira
ensino-aprendizagem de língua materna
tecnologias digitais de informação e comunicação
objetos educacionais digitais
multiletramentos
title_short Digital educational objects in ‘Linguagem e interação’: advances, stays or setbacks?
title_full Digital educational objects in ‘Linguagem e interação’: advances, stays or setbacks?
title_fullStr Digital educational objects in ‘Linguagem e interação’: advances, stays or setbacks?
title_full_unstemmed Digital educational objects in ‘Linguagem e interação’: advances, stays or setbacks?
title_sort Digital educational objects in ‘Linguagem e interação’: advances, stays or setbacks?
author Silva, Luciana Pereira
author_facet Silva, Luciana Pereira
Rutiquewiski, Andreia
Benatti, Juliana
author_role author
author2 Rutiquewiski, Andreia
Benatti, Juliana
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Luciana Pereira
Rutiquewiski, Andreia
Benatti, Juliana
dc.subject.por.fl_str_mv ensino-aprendizagem de língua materna
tecnologias digitais de informação e comunicação
objetos educacionais digitais
multiletramentos
topic ensino-aprendizagem de língua materna
tecnologias digitais de informação e comunicação
objetos educacionais digitais
multiletramentos
description RESUMO: Este artigo analisa os Objetos Educacionais Digitais que acompanham a coleção didática Linguagem e Interação, indicada ao ensino médio 2018-2020 via Plano Nacional do Livro Didático. Segundo a literatura, esse material digital pode subsidiar as aulas de língua materna a partir da pedagogia dos multiletramentos em substituição a práticas de ensino tradicionais. Para tanto, foram realizadas pesquisas de caráter documental (documentos oficiais de ensino) e bibliográfico (LEFFA, 2006; ANTUNES, 2007; MARCUSCHI, 2008; DIONÍSIO 2011, 2014; ROJO, 2012, 2013, 2017, entre outros). Em seguida, foram analisados os Objetos Educacionais, cotejando-os à fundamentação teórica. Propõe-se, para a caracterização do corpus, dois momentos de análise: 1) a partir das propriedades estabelecidas por Leffa (granularidade, reusabilidade, interoperabilidade e recuperabilidade); e 2) a partir dos fundamentos teórico-metodológicos do ensino de Português como língua materna. Os resultados confirmam que, apesar desse material digital enquadrar-se na definição prototípica, deixa a desejar quanto ao desenvolvimento das habilidades linguísticas dos estudantes com vistas aos multiletramentos.   PALAVRAS-CHAVE: ensino-aprendizagem de língua materna; tecnologias digitais de informação e comunicação; objetos educacionais digitais; multiletramentos.   ABSTRACT:This article analyses the Digital Educational Objects which follow the didactic collection Linguagem e Interação, appointed to be used in the middle school 2018-2000 via Plano Nacional do Livro Didático. Based on the current literature, this digital material may help in the mother tongue classes anchored in a multiliteracy pedagogy, replacing traditional practices. In doing so, a research was conducted based on teaching official documents as well as a bibliographic research (LEFFA, 2006; ANTUNES, 2007; MARCUSCHI, 2008; DIONÍSIO, 2011, 2014; ROJO, 2012, 2013, 2017, among others. Then, the Digital Educational Objects were analyzed taking into consideration the chosen theory. It proposes, for the characterization of the corpus, two moments of analysis: 1) from the properties established by Leffa (granularity, reusability, interoperability and recoverability); and 2) from the theoretical-methodological foundations of the teaching of Portuguese as a mother tongue. The results confirm that although this digital material fits in with the prototypical definition, it leaves no room for the development of students' language skills, considering the multiliteracies.   KEYWORDS: teaching-learning of mother tongue; digital information and communication technologies; digital educational objects; multiliteracies.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16814
10.17851/1983-3652.11.3.102-130
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16814
identifier_str_mv 10.17851/1983-3652.11.3.102-130
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16814/13575
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Texto Livre; Vol. 11 No. 3 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 102-130
Texto Livre; Vol. 11 Núm. 3 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 102-130
Texto Livre; Vol. 11 No 3 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 102-130
Texto Livre; v. 11 n. 3 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 102-130
1983-3652
reponame:Texto livre
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Texto livre
collection Texto livre
repository.name.fl_str_mv Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistatextolivre@letras.ufmg.br
_version_ 1799711142762774528