Digital educational objects in ‘Linguagem e interação’: advances, stays or setbacks?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Texto livre |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16814 |
Resumo: | RESUMO: Este artigo analisa os Objetos Educacionais Digitais que acompanham a coleção didática Linguagem e Interação, indicada ao ensino médio 2018-2020 via Plano Nacional do Livro Didático. Segundo a literatura, esse material digital pode subsidiar as aulas de língua materna a partir da pedagogia dos multiletramentos em substituição a práticas de ensino tradicionais. Para tanto, foram realizadas pesquisas de caráter documental (documentos oficiais de ensino) e bibliográfico (LEFFA, 2006; ANTUNES, 2007; MARCUSCHI, 2008; DIONÍSIO 2011, 2014; ROJO, 2012, 2013, 2017, entre outros). Em seguida, foram analisados os Objetos Educacionais, cotejando-os à fundamentação teórica. Propõe-se, para a caracterização do corpus, dois momentos de análise: 1) a partir das propriedades estabelecidas por Leffa (granularidade, reusabilidade, interoperabilidade e recuperabilidade); e 2) a partir dos fundamentos teórico-metodológicos do ensino de Português como língua materna. Os resultados confirmam que, apesar desse material digital enquadrar-se na definição prototípica, deixa a desejar quanto ao desenvolvimento das habilidades linguísticas dos estudantes com vistas aos multiletramentos. PALAVRAS-CHAVE: ensino-aprendizagem de língua materna; tecnologias digitais de informação e comunicação; objetos educacionais digitais; multiletramentos. ABSTRACT:This article analyses the Digital Educational Objects which follow the didactic collection Linguagem e Interação, appointed to be used in the middle school 2018-2000 via Plano Nacional do Livro Didático. Based on the current literature, this digital material may help in the mother tongue classes anchored in a multiliteracy pedagogy, replacing traditional practices. In doing so, a research was conducted based on teaching official documents as well as a bibliographic research (LEFFA, 2006; ANTUNES, 2007; MARCUSCHI, 2008; DIONÍSIO, 2011, 2014; ROJO, 2012, 2013, 2017, among others. Then, the Digital Educational Objects were analyzed taking into consideration the chosen theory. It proposes, for the characterization of the corpus, two moments of analysis: 1) from the properties established by Leffa (granularity, reusability, interoperability and recoverability); and 2) from the theoretical-methodological foundations of the teaching of Portuguese as a mother tongue. The results confirm that although this digital material fits in with the prototypical definition, it leaves no room for the development of students' language skills, considering the multiliteracies. KEYWORDS: teaching-learning of mother tongue; digital information and communication technologies; digital educational objects; multiliteracies. |
id |
UFMG-9_6eb39afc16451041b608170a0931577c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/16814 |
network_acronym_str |
UFMG-9 |
network_name_str |
Texto livre |
repository_id_str |
|
spelling |
Digital educational objects in ‘Linguagem e interação’: advances, stays or setbacks?Os objetos educacionais digitais em Linguagem e Interação: avanços, permanências ou retrocessos? ensino-aprendizagem de língua maternatecnologias digitais de informação e comunicaçãoobjetos educacionais digitaismultiletramentosRESUMO: Este artigo analisa os Objetos Educacionais Digitais que acompanham a coleção didática Linguagem e Interação, indicada ao ensino médio 2018-2020 via Plano Nacional do Livro Didático. Segundo a literatura, esse material digital pode subsidiar as aulas de língua materna a partir da pedagogia dos multiletramentos em substituição a práticas de ensino tradicionais. Para tanto, foram realizadas pesquisas de caráter documental (documentos oficiais de ensino) e bibliográfico (LEFFA, 2006; ANTUNES, 2007; MARCUSCHI, 2008; DIONÍSIO 2011, 2014; ROJO, 2012, 2013, 2017, entre outros). Em seguida, foram analisados os Objetos Educacionais, cotejando-os à fundamentação teórica. Propõe-se, para a caracterização do corpus, dois momentos de análise: 1) a partir das propriedades estabelecidas por Leffa (granularidade, reusabilidade, interoperabilidade e recuperabilidade); e 2) a partir dos fundamentos teórico-metodológicos do ensino de Português como língua materna. Os resultados confirmam que, apesar desse material digital enquadrar-se na definição prototípica, deixa a desejar quanto ao desenvolvimento das habilidades linguísticas dos estudantes com vistas aos multiletramentos. PALAVRAS-CHAVE: ensino-aprendizagem de língua materna; tecnologias digitais de informação e comunicação; objetos educacionais digitais; multiletramentos. ABSTRACT:This article analyses the Digital Educational Objects which follow the didactic collection Linguagem e Interação, appointed to be used in the middle school 2018-2000 via Plano Nacional do Livro Didático. Based on the current literature, this digital material may help in the mother tongue classes anchored in a multiliteracy pedagogy, replacing traditional practices. In doing so, a research was conducted based on teaching official documents as well as a bibliographic research (LEFFA, 2006; ANTUNES, 2007; MARCUSCHI, 2008; DIONÍSIO, 2011, 2014; ROJO, 2012, 2013, 2017, among others. Then, the Digital Educational Objects were analyzed taking into consideration the chosen theory. It proposes, for the characterization of the corpus, two moments of analysis: 1) from the properties established by Leffa (granularity, reusability, interoperability and recoverability); and 2) from the theoretical-methodological foundations of the teaching of Portuguese as a mother tongue. The results confirm that although this digital material fits in with the prototypical definition, it leaves no room for the development of students' language skills, considering the multiliteracies. KEYWORDS: teaching-learning of mother tongue; digital information and communication technologies; digital educational objects; multiliteracies.Universidade Federal de Minas Gerais2018-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/1681410.17851/1983-3652.11.3.102-130Texto Livre; Vol. 11 No. 3 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 102-130Texto Livre; Vol. 11 Núm. 3 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 102-130Texto Livre; Vol. 11 No 3 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 102-130Texto Livre; v. 11 n. 3 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 102-1301983-3652reponame:Texto livreinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16814/13575Copyright (c) 2018 Texto Livre: Linguagem e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Luciana PereiraRutiquewiski, AndreiaBenatti, Juliana2021-03-22T13:32:34Zoai:periodicos.ufmg.br:article/16814Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivrePUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/oairevistatextolivre@letras.ufmg.br1983-36521983-3652opendoar:2021-03-22T13:32:34Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Digital educational objects in ‘Linguagem e interação’: advances, stays or setbacks? Os objetos educacionais digitais em Linguagem e Interação: avanços, permanências ou retrocessos? |
title |
Digital educational objects in ‘Linguagem e interação’: advances, stays or setbacks? |
spellingShingle |
Digital educational objects in ‘Linguagem e interação’: advances, stays or setbacks? Silva, Luciana Pereira ensino-aprendizagem de língua materna tecnologias digitais de informação e comunicação objetos educacionais digitais multiletramentos |
title_short |
Digital educational objects in ‘Linguagem e interação’: advances, stays or setbacks? |
title_full |
Digital educational objects in ‘Linguagem e interação’: advances, stays or setbacks? |
title_fullStr |
Digital educational objects in ‘Linguagem e interação’: advances, stays or setbacks? |
title_full_unstemmed |
Digital educational objects in ‘Linguagem e interação’: advances, stays or setbacks? |
title_sort |
Digital educational objects in ‘Linguagem e interação’: advances, stays or setbacks? |
author |
Silva, Luciana Pereira |
author_facet |
Silva, Luciana Pereira Rutiquewiski, Andreia Benatti, Juliana |
author_role |
author |
author2 |
Rutiquewiski, Andreia Benatti, Juliana |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Luciana Pereira Rutiquewiski, Andreia Benatti, Juliana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino-aprendizagem de língua materna tecnologias digitais de informação e comunicação objetos educacionais digitais multiletramentos |
topic |
ensino-aprendizagem de língua materna tecnologias digitais de informação e comunicação objetos educacionais digitais multiletramentos |
description |
RESUMO: Este artigo analisa os Objetos Educacionais Digitais que acompanham a coleção didática Linguagem e Interação, indicada ao ensino médio 2018-2020 via Plano Nacional do Livro Didático. Segundo a literatura, esse material digital pode subsidiar as aulas de língua materna a partir da pedagogia dos multiletramentos em substituição a práticas de ensino tradicionais. Para tanto, foram realizadas pesquisas de caráter documental (documentos oficiais de ensino) e bibliográfico (LEFFA, 2006; ANTUNES, 2007; MARCUSCHI, 2008; DIONÍSIO 2011, 2014; ROJO, 2012, 2013, 2017, entre outros). Em seguida, foram analisados os Objetos Educacionais, cotejando-os à fundamentação teórica. Propõe-se, para a caracterização do corpus, dois momentos de análise: 1) a partir das propriedades estabelecidas por Leffa (granularidade, reusabilidade, interoperabilidade e recuperabilidade); e 2) a partir dos fundamentos teórico-metodológicos do ensino de Português como língua materna. Os resultados confirmam que, apesar desse material digital enquadrar-se na definição prototípica, deixa a desejar quanto ao desenvolvimento das habilidades linguísticas dos estudantes com vistas aos multiletramentos. PALAVRAS-CHAVE: ensino-aprendizagem de língua materna; tecnologias digitais de informação e comunicação; objetos educacionais digitais; multiletramentos. ABSTRACT:This article analyses the Digital Educational Objects which follow the didactic collection Linguagem e Interação, appointed to be used in the middle school 2018-2000 via Plano Nacional do Livro Didático. Based on the current literature, this digital material may help in the mother tongue classes anchored in a multiliteracy pedagogy, replacing traditional practices. In doing so, a research was conducted based on teaching official documents as well as a bibliographic research (LEFFA, 2006; ANTUNES, 2007; MARCUSCHI, 2008; DIONÍSIO, 2011, 2014; ROJO, 2012, 2013, 2017, among others. Then, the Digital Educational Objects were analyzed taking into consideration the chosen theory. It proposes, for the characterization of the corpus, two moments of analysis: 1) from the properties established by Leffa (granularity, reusability, interoperability and recoverability); and 2) from the theoretical-methodological foundations of the teaching of Portuguese as a mother tongue. The results confirm that although this digital material fits in with the prototypical definition, it leaves no room for the development of students' language skills, considering the multiliteracies. KEYWORDS: teaching-learning of mother tongue; digital information and communication technologies; digital educational objects; multiliteracies. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16814 10.17851/1983-3652.11.3.102-130 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16814 |
identifier_str_mv |
10.17851/1983-3652.11.3.102-130 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16814/13575 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Texto Livre; Vol. 11 No. 3 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 102-130 Texto Livre; Vol. 11 Núm. 3 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 102-130 Texto Livre; Vol. 11 No 3 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 102-130 Texto Livre; v. 11 n. 3 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 102-130 1983-3652 reponame:Texto livre instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Texto livre |
collection |
Texto livre |
repository.name.fl_str_mv |
Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistatextolivre@letras.ufmg.br |
_version_ |
1799711142762774528 |