Research on language, technology and English language teaching in the northern region of Brazil: implications for teacher education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza Pinto, Ana Carolina Nascimento
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Menezes, Vera
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Texto livre
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16844
Resumo: RESUMO: Este artigo apresenta uma metapesquisa sobre teses e dissertações sobre linguagem, tecnologia e uso de ferramentas digitais no ensino de língua inglesa, produzidas em programas de pós-graduação da Região Norte do Brasil. O objetivo principal é oferecer um panorama desse tipo de pesquisa nos últimos dez anos. Os dados foram coletados em plataformas digitais de pesquisa de teses e dissertações e foram encontradas apenas seis dissertações de mestrado. Analisamos os objetivos, as metodologias adotadas, bem como, os resultados apontados em cada trabalho. As pesquisas se baseiam predominantemente em estudos de caso, tendo como objeto de pesquisa um grupo específico de alunos e de professores de instituições educacionais da região. O texto reflete sobre questões particulares da Região Norte do Brasil e defende a necessidade de formação de professores para o uso de tecnologias digitais. PALAVRAS-CHAVE: metapesquisa;linguagem e tecnologia; ensino e aprendizagem de inglês; formação de professor.   ABSTRACT: This article presents a meta-research report about theses and dissertations on language and technology and the use of digital tools in English language teaching, produced by graduate programs in the northern region of Brazil. The main objective is to provide an overview of this kind of research in the last ten years. Data were collected in digital research platforms for theses and dissertations. Only six M.A. studies were found. We analyzed the objectives, the methodologies adopted, as well as the results indicated in each study. The studies are predominantly based on case studies, with a specific group of students and teachers from educational institutions in the region. The text reflects on particular issues in the northern region of Brazil and defends the need of training teachers for the use of digital technologies. KEYWORDS: meta-research; language and technology; English teaching and learning; teacher education.
id UFMG-9_a0d01c98b7c126fad8b37bd52f6e6519
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/16844
network_acronym_str UFMG-9
network_name_str Texto livre
repository_id_str
spelling Research on language, technology and English language teaching in the northern region of Brazil: implications for teacher educationA pesquisa em linguagem, tecnologia e ensino de língua inglesa na região norte do Brasil: implicações para a formação de professores metapesquisalinguagem e tecnologiaensino e aprendizagem de inglêsformação de professor.RESUMO: Este artigo apresenta uma metapesquisa sobre teses e dissertações sobre linguagem, tecnologia e uso de ferramentas digitais no ensino de língua inglesa, produzidas em programas de pós-graduação da Região Norte do Brasil. O objetivo principal é oferecer um panorama desse tipo de pesquisa nos últimos dez anos. Os dados foram coletados em plataformas digitais de pesquisa de teses e dissertações e foram encontradas apenas seis dissertações de mestrado. Analisamos os objetivos, as metodologias adotadas, bem como, os resultados apontados em cada trabalho. As pesquisas se baseiam predominantemente em estudos de caso, tendo como objeto de pesquisa um grupo específico de alunos e de professores de instituições educacionais da região. O texto reflete sobre questões particulares da Região Norte do Brasil e defende a necessidade de formação de professores para o uso de tecnologias digitais. PALAVRAS-CHAVE: metapesquisa;linguagem e tecnologia; ensino e aprendizagem de inglês; formação de professor.   ABSTRACT: This article presents a meta-research report about theses and dissertations on language and technology and the use of digital tools in English language teaching, produced by graduate programs in the northern region of Brazil. The main objective is to provide an overview of this kind of research in the last ten years. Data were collected in digital research platforms for theses and dissertations. Only six M.A. studies were found. We analyzed the objectives, the methodologies adopted, as well as the results indicated in each study. The studies are predominantly based on case studies, with a specific group of students and teachers from educational institutions in the region. The text reflects on particular issues in the northern region of Brazil and defends the need of training teachers for the use of digital technologies. KEYWORDS: meta-research; language and technology; English teaching and learning; teacher education.Universidade Federal de Minas Gerais2019-05-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/1684410.17851/1983-3652.12.2.80-97Texto Livre; Vol. 12 No. 2 (2019): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 80-97Texto Livre; Vol. 12 Núm. 2 (2019): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 80-97Texto Livre; Vol. 12 No 2 (2019): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 80-97Texto Livre; v. 12 n. 2 (2019): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 80-971983-3652reponame:Texto livreinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16844/13605Copyright (c) 2019 Texto Livre: Linguagem e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza Pinto, Ana Carolina NascimentoMenezes, Vera2020-07-24T12:54:02Zoai:periodicos.ufmg.br:article/16844Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivrePUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/oairevistatextolivre@letras.ufmg.br1983-36521983-3652opendoar:2020-07-24T12:54:02Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Research on language, technology and English language teaching in the northern region of Brazil: implications for teacher education
A pesquisa em linguagem, tecnologia e ensino de língua inglesa na região norte do Brasil: implicações para a formação de professores
title Research on language, technology and English language teaching in the northern region of Brazil: implications for teacher education
spellingShingle Research on language, technology and English language teaching in the northern region of Brazil: implications for teacher education
Souza Pinto, Ana Carolina Nascimento
metapesquisa
linguagem e tecnologia
ensino e aprendizagem de inglês
formação de professor.
title_short Research on language, technology and English language teaching in the northern region of Brazil: implications for teacher education
title_full Research on language, technology and English language teaching in the northern region of Brazil: implications for teacher education
title_fullStr Research on language, technology and English language teaching in the northern region of Brazil: implications for teacher education
title_full_unstemmed Research on language, technology and English language teaching in the northern region of Brazil: implications for teacher education
title_sort Research on language, technology and English language teaching in the northern region of Brazil: implications for teacher education
author Souza Pinto, Ana Carolina Nascimento
author_facet Souza Pinto, Ana Carolina Nascimento
Menezes, Vera
author_role author
author2 Menezes, Vera
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza Pinto, Ana Carolina Nascimento
Menezes, Vera
dc.subject.por.fl_str_mv metapesquisa
linguagem e tecnologia
ensino e aprendizagem de inglês
formação de professor.
topic metapesquisa
linguagem e tecnologia
ensino e aprendizagem de inglês
formação de professor.
description RESUMO: Este artigo apresenta uma metapesquisa sobre teses e dissertações sobre linguagem, tecnologia e uso de ferramentas digitais no ensino de língua inglesa, produzidas em programas de pós-graduação da Região Norte do Brasil. O objetivo principal é oferecer um panorama desse tipo de pesquisa nos últimos dez anos. Os dados foram coletados em plataformas digitais de pesquisa de teses e dissertações e foram encontradas apenas seis dissertações de mestrado. Analisamos os objetivos, as metodologias adotadas, bem como, os resultados apontados em cada trabalho. As pesquisas se baseiam predominantemente em estudos de caso, tendo como objeto de pesquisa um grupo específico de alunos e de professores de instituições educacionais da região. O texto reflete sobre questões particulares da Região Norte do Brasil e defende a necessidade de formação de professores para o uso de tecnologias digitais. PALAVRAS-CHAVE: metapesquisa;linguagem e tecnologia; ensino e aprendizagem de inglês; formação de professor.   ABSTRACT: This article presents a meta-research report about theses and dissertations on language and technology and the use of digital tools in English language teaching, produced by graduate programs in the northern region of Brazil. The main objective is to provide an overview of this kind of research in the last ten years. Data were collected in digital research platforms for theses and dissertations. Only six M.A. studies were found. We analyzed the objectives, the methodologies adopted, as well as the results indicated in each study. The studies are predominantly based on case studies, with a specific group of students and teachers from educational institutions in the region. The text reflects on particular issues in the northern region of Brazil and defends the need of training teachers for the use of digital technologies. KEYWORDS: meta-research; language and technology; English teaching and learning; teacher education.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16844
10.17851/1983-3652.12.2.80-97
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16844
identifier_str_mv 10.17851/1983-3652.12.2.80-97
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16844/13605
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Texto Livre; Vol. 12 No. 2 (2019): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 80-97
Texto Livre; Vol. 12 Núm. 2 (2019): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 80-97
Texto Livre; Vol. 12 No 2 (2019): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 80-97
Texto Livre; v. 12 n. 2 (2019): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 80-97
1983-3652
reponame:Texto livre
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Texto livre
collection Texto livre
repository.name.fl_str_mv Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistatextolivre@letras.ufmg.br
_version_ 1799711142842466304