A reflective analysis of telecentros as spaces of inclusion and social development
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Texto livre |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16766 |
Resumo: | RESUMO: A partir do convênio n° 01.0182.00/2008 celebrado entre o Ministério da Ciência e Tecnologia e a Prefeitura Municipal de Manaus, cujo objetivo é a implantação de 219 Telecentros nas escolas públicas municipais urbanas e rurais, a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) pretende promover a democratização do acesso à informação à comunidade escolar e sociedade em geral. Assim, este artigo discute a dimensão política e social dos telecentros comunitários em Manaus, a partir da análise das políticas públicas de inclusão digital, assinalando pontos críticos dessa ferramenta e buscando, assim, contribuir para a compreensão da dinâmica de inclusão digital e desenvolvimento social no Amazonas. Para obter tal resposta, recorrer-se-á a uma metodologia fundamentalmente dedutiva, fulcrada em pesquisa bibliográfica a partir de autores como Darelli (2003), Becker (2009) e Silveira (2001), que auxiliam na discussão a que o trabalho se propõe, visto que o telecentro poderá ser um espaço de empoderamento político e cultural das populações que dele farão uso.PALAVRAS-CHAVE: telecentro; inclusão digital; cidadania; Manaus; SEMED. ABSTRACT: Beginning with agreement nº. 01.0182.00/2008 between the Ministry of Science and Technology and the Municipal Government of Manaus, whose objective is the implementation of 219 telecentros in municipal public schools in urban and rural areas, the Secretaria Municipal de Educação – SEMED intends to promote the democratization of access to information to the school community and the society in general. Thus, this article discusses the political and social dimensions of community telecentros in Manaus from the analysis of public policies of digital inclusion, pointing out critical points of this tool, thus seeking to contribute to the understanding of the dynamics of digital inclusion and social development in Amazonas. In order to obtain such a response, a fundamentally deductive methodology, based on a bibliographical research with authors such as Darelli (2003), Becker (2009) and Silveira (2001), will be used. It is proposed since the telecentro could be a space of political and cultural empowerment of the populations that will make use of it.KEYWORDS: telecentro; digital inclusion; citizenship; Manaus; SEMED. |
id |
UFMG-9_b86b0b04f017144796f28ebde51ecf69 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/16766 |
network_acronym_str |
UFMG-9 |
network_name_str |
Texto livre |
repository_id_str |
|
spelling |
A reflective analysis of telecentros as spaces of inclusion and social developmentAnálise reflexiva dos telecentros como espaços de inclusão digital no Amazonas telecentroinclusão digitalcidadaniaManausSEMEDRESUMO: A partir do convênio n° 01.0182.00/2008 celebrado entre o Ministério da Ciência e Tecnologia e a Prefeitura Municipal de Manaus, cujo objetivo é a implantação de 219 Telecentros nas escolas públicas municipais urbanas e rurais, a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) pretende promover a democratização do acesso à informação à comunidade escolar e sociedade em geral. Assim, este artigo discute a dimensão política e social dos telecentros comunitários em Manaus, a partir da análise das políticas públicas de inclusão digital, assinalando pontos críticos dessa ferramenta e buscando, assim, contribuir para a compreensão da dinâmica de inclusão digital e desenvolvimento social no Amazonas. Para obter tal resposta, recorrer-se-á a uma metodologia fundamentalmente dedutiva, fulcrada em pesquisa bibliográfica a partir de autores como Darelli (2003), Becker (2009) e Silveira (2001), que auxiliam na discussão a que o trabalho se propõe, visto que o telecentro poderá ser um espaço de empoderamento político e cultural das populações que dele farão uso.PALAVRAS-CHAVE: telecentro; inclusão digital; cidadania; Manaus; SEMED. ABSTRACT: Beginning with agreement nº. 01.0182.00/2008 between the Ministry of Science and Technology and the Municipal Government of Manaus, whose objective is the implementation of 219 telecentros in municipal public schools in urban and rural areas, the Secretaria Municipal de Educação – SEMED intends to promote the democratization of access to information to the school community and the society in general. Thus, this article discusses the political and social dimensions of community telecentros in Manaus from the analysis of public policies of digital inclusion, pointing out critical points of this tool, thus seeking to contribute to the understanding of the dynamics of digital inclusion and social development in Amazonas. In order to obtain such a response, a fundamentally deductive methodology, based on a bibliographical research with authors such as Darelli (2003), Becker (2009) and Silveira (2001), will be used. It is proposed since the telecentro could be a space of political and cultural empowerment of the populations that will make use of it.KEYWORDS: telecentro; digital inclusion; citizenship; Manaus; SEMED.Universidade Federal de Minas Gerais2017-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/1676610.17851/1983-3652.10.2.145-157Texto Livre; Vol. 10 No. 2 (2017): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 145-157Texto Livre; Vol. 10 Núm. 2 (2017): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 145-157Texto Livre; Vol. 10 No 2 (2017): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 145-157Texto Livre; v. 10 n. 2 (2017): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 145-1571983-3652reponame:Texto livreinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16766/13523Copyright (c) 2017 Texto Livre: Linguagem e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Keyseane Santos2020-07-22T22:41:32Zoai:periodicos.ufmg.br:article/16766Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivrePUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/oairevistatextolivre@letras.ufmg.br1983-36521983-3652opendoar:2020-07-22T22:41:32Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A reflective analysis of telecentros as spaces of inclusion and social development Análise reflexiva dos telecentros como espaços de inclusão digital no Amazonas |
title |
A reflective analysis of telecentros as spaces of inclusion and social development |
spellingShingle |
A reflective analysis of telecentros as spaces of inclusion and social development da Silva, Keyseane Santos telecentro inclusão digital cidadania Manaus SEMED |
title_short |
A reflective analysis of telecentros as spaces of inclusion and social development |
title_full |
A reflective analysis of telecentros as spaces of inclusion and social development |
title_fullStr |
A reflective analysis of telecentros as spaces of inclusion and social development |
title_full_unstemmed |
A reflective analysis of telecentros as spaces of inclusion and social development |
title_sort |
A reflective analysis of telecentros as spaces of inclusion and social development |
author |
da Silva, Keyseane Santos |
author_facet |
da Silva, Keyseane Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Keyseane Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
telecentro inclusão digital cidadania Manaus SEMED |
topic |
telecentro inclusão digital cidadania Manaus SEMED |
description |
RESUMO: A partir do convênio n° 01.0182.00/2008 celebrado entre o Ministério da Ciência e Tecnologia e a Prefeitura Municipal de Manaus, cujo objetivo é a implantação de 219 Telecentros nas escolas públicas municipais urbanas e rurais, a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) pretende promover a democratização do acesso à informação à comunidade escolar e sociedade em geral. Assim, este artigo discute a dimensão política e social dos telecentros comunitários em Manaus, a partir da análise das políticas públicas de inclusão digital, assinalando pontos críticos dessa ferramenta e buscando, assim, contribuir para a compreensão da dinâmica de inclusão digital e desenvolvimento social no Amazonas. Para obter tal resposta, recorrer-se-á a uma metodologia fundamentalmente dedutiva, fulcrada em pesquisa bibliográfica a partir de autores como Darelli (2003), Becker (2009) e Silveira (2001), que auxiliam na discussão a que o trabalho se propõe, visto que o telecentro poderá ser um espaço de empoderamento político e cultural das populações que dele farão uso.PALAVRAS-CHAVE: telecentro; inclusão digital; cidadania; Manaus; SEMED. ABSTRACT: Beginning with agreement nº. 01.0182.00/2008 between the Ministry of Science and Technology and the Municipal Government of Manaus, whose objective is the implementation of 219 telecentros in municipal public schools in urban and rural areas, the Secretaria Municipal de Educação – SEMED intends to promote the democratization of access to information to the school community and the society in general. Thus, this article discusses the political and social dimensions of community telecentros in Manaus from the analysis of public policies of digital inclusion, pointing out critical points of this tool, thus seeking to contribute to the understanding of the dynamics of digital inclusion and social development in Amazonas. In order to obtain such a response, a fundamentally deductive methodology, based on a bibliographical research with authors such as Darelli (2003), Becker (2009) and Silveira (2001), will be used. It is proposed since the telecentro could be a space of political and cultural empowerment of the populations that will make use of it.KEYWORDS: telecentro; digital inclusion; citizenship; Manaus; SEMED. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16766 10.17851/1983-3652.10.2.145-157 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16766 |
identifier_str_mv |
10.17851/1983-3652.10.2.145-157 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16766/13523 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Texto Livre; Vol. 10 No. 2 (2017): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 145-157 Texto Livre; Vol. 10 Núm. 2 (2017): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 145-157 Texto Livre; Vol. 10 No 2 (2017): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 145-157 Texto Livre; v. 10 n. 2 (2017): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 145-157 1983-3652 reponame:Texto livre instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Texto livre |
collection |
Texto livre |
repository.name.fl_str_mv |
Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistatextolivre@letras.ufmg.br |
_version_ |
1799711142334955520 |