A reflective analysis of telecentros as spaces of inclusion and social development

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Keyseane Santos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Texto livre
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16766
Resumo: RESUMO: A partir do convênio n° 01.0182.00/2008 celebrado entre o Ministério da Ciência e Tecnologia e a Prefeitura Municipal de Manaus, cujo objetivo é a implantação de 219 Telecentros nas escolas públicas municipais urbanas e rurais, a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) pretende promover a democratização do acesso à informação à comunidade escolar e sociedade em geral. Assim, este artigo discute a dimensão política e social dos telecentros comunitários em Manaus, a partir da análise das políticas públicas de inclusão digital, assinalando pontos críticos dessa ferramenta e buscando, assim, contribuir para a compreensão da dinâmica de inclusão digital e desenvolvimento social no Amazonas. Para obter tal resposta, recorrer-se-á a uma metodologia fundamentalmente dedutiva, fulcrada em pesquisa bibliográfica a partir de autores como Darelli (2003), Becker (2009) e Silveira (2001), que auxiliam na discussão a que o trabalho se propõe, visto que o telecentro poderá ser um espaço de empoderamento político e cultural das populações que dele farão uso.PALAVRAS-CHAVE: telecentro; inclusão digital; cidadania; Manaus; SEMED.     ABSTRACT: Beginning with agreement nº. 01.0182.00/2008 between the Ministry of Science and Technology and the Municipal Government of Manaus, whose objective is the implementation of 219 telecentros in municipal public schools in urban and rural areas, the Secretaria Municipal de Educação – SEMED intends to promote the democratization of access to information to the school community and the society in general. Thus, this article discusses the political and social dimensions of community telecentros in Manaus from the analysis of public policies of digital inclusion, pointing out critical points of this tool, thus seeking to contribute to the understanding of the dynamics of digital inclusion and social development in Amazonas. In order to obtain such a response, a fundamentally deductive methodology, based on a bibliographical research with authors such as Darelli (2003), Becker (2009) and Silveira (2001), will be used. It is proposed since the telecentro could be a space of political and cultural empowerment of the populations that will make use of it.KEYWORDS: telecentro; digital inclusion; citizenship; Manaus; SEMED.
id UFMG-9_b86b0b04f017144796f28ebde51ecf69
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/16766
network_acronym_str UFMG-9
network_name_str Texto livre
repository_id_str
spelling A reflective analysis of telecentros as spaces of inclusion and social developmentAnálise reflexiva dos telecentros como espaços de inclusão digital no Amazonas telecentroinclusão digitalcidadaniaManausSEMEDRESUMO: A partir do convênio n° 01.0182.00/2008 celebrado entre o Ministério da Ciência e Tecnologia e a Prefeitura Municipal de Manaus, cujo objetivo é a implantação de 219 Telecentros nas escolas públicas municipais urbanas e rurais, a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) pretende promover a democratização do acesso à informação à comunidade escolar e sociedade em geral. Assim, este artigo discute a dimensão política e social dos telecentros comunitários em Manaus, a partir da análise das políticas públicas de inclusão digital, assinalando pontos críticos dessa ferramenta e buscando, assim, contribuir para a compreensão da dinâmica de inclusão digital e desenvolvimento social no Amazonas. Para obter tal resposta, recorrer-se-á a uma metodologia fundamentalmente dedutiva, fulcrada em pesquisa bibliográfica a partir de autores como Darelli (2003), Becker (2009) e Silveira (2001), que auxiliam na discussão a que o trabalho se propõe, visto que o telecentro poderá ser um espaço de empoderamento político e cultural das populações que dele farão uso.PALAVRAS-CHAVE: telecentro; inclusão digital; cidadania; Manaus; SEMED.     ABSTRACT: Beginning with agreement nº. 01.0182.00/2008 between the Ministry of Science and Technology and the Municipal Government of Manaus, whose objective is the implementation of 219 telecentros in municipal public schools in urban and rural areas, the Secretaria Municipal de Educação – SEMED intends to promote the democratization of access to information to the school community and the society in general. Thus, this article discusses the political and social dimensions of community telecentros in Manaus from the analysis of public policies of digital inclusion, pointing out critical points of this tool, thus seeking to contribute to the understanding of the dynamics of digital inclusion and social development in Amazonas. In order to obtain such a response, a fundamentally deductive methodology, based on a bibliographical research with authors such as Darelli (2003), Becker (2009) and Silveira (2001), will be used. It is proposed since the telecentro could be a space of political and cultural empowerment of the populations that will make use of it.KEYWORDS: telecentro; digital inclusion; citizenship; Manaus; SEMED.Universidade Federal de Minas Gerais2017-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/1676610.17851/1983-3652.10.2.145-157Texto Livre; Vol. 10 No. 2 (2017): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 145-157Texto Livre; Vol. 10 Núm. 2 (2017): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 145-157Texto Livre; Vol. 10 No 2 (2017): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 145-157Texto Livre; v. 10 n. 2 (2017): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 145-1571983-3652reponame:Texto livreinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16766/13523Copyright (c) 2017 Texto Livre: Linguagem e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Keyseane Santos2020-07-22T22:41:32Zoai:periodicos.ufmg.br:article/16766Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivrePUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/oairevistatextolivre@letras.ufmg.br1983-36521983-3652opendoar:2020-07-22T22:41:32Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A reflective analysis of telecentros as spaces of inclusion and social development
Análise reflexiva dos telecentros como espaços de inclusão digital no Amazonas
title A reflective analysis of telecentros as spaces of inclusion and social development
spellingShingle A reflective analysis of telecentros as spaces of inclusion and social development
da Silva, Keyseane Santos
telecentro
inclusão digital
cidadania
Manaus
SEMED
title_short A reflective analysis of telecentros as spaces of inclusion and social development
title_full A reflective analysis of telecentros as spaces of inclusion and social development
title_fullStr A reflective analysis of telecentros as spaces of inclusion and social development
title_full_unstemmed A reflective analysis of telecentros as spaces of inclusion and social development
title_sort A reflective analysis of telecentros as spaces of inclusion and social development
author da Silva, Keyseane Santos
author_facet da Silva, Keyseane Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Keyseane Santos
dc.subject.por.fl_str_mv telecentro
inclusão digital
cidadania
Manaus
SEMED
topic telecentro
inclusão digital
cidadania
Manaus
SEMED
description RESUMO: A partir do convênio n° 01.0182.00/2008 celebrado entre o Ministério da Ciência e Tecnologia e a Prefeitura Municipal de Manaus, cujo objetivo é a implantação de 219 Telecentros nas escolas públicas municipais urbanas e rurais, a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) pretende promover a democratização do acesso à informação à comunidade escolar e sociedade em geral. Assim, este artigo discute a dimensão política e social dos telecentros comunitários em Manaus, a partir da análise das políticas públicas de inclusão digital, assinalando pontos críticos dessa ferramenta e buscando, assim, contribuir para a compreensão da dinâmica de inclusão digital e desenvolvimento social no Amazonas. Para obter tal resposta, recorrer-se-á a uma metodologia fundamentalmente dedutiva, fulcrada em pesquisa bibliográfica a partir de autores como Darelli (2003), Becker (2009) e Silveira (2001), que auxiliam na discussão a que o trabalho se propõe, visto que o telecentro poderá ser um espaço de empoderamento político e cultural das populações que dele farão uso.PALAVRAS-CHAVE: telecentro; inclusão digital; cidadania; Manaus; SEMED.     ABSTRACT: Beginning with agreement nº. 01.0182.00/2008 between the Ministry of Science and Technology and the Municipal Government of Manaus, whose objective is the implementation of 219 telecentros in municipal public schools in urban and rural areas, the Secretaria Municipal de Educação – SEMED intends to promote the democratization of access to information to the school community and the society in general. Thus, this article discusses the political and social dimensions of community telecentros in Manaus from the analysis of public policies of digital inclusion, pointing out critical points of this tool, thus seeking to contribute to the understanding of the dynamics of digital inclusion and social development in Amazonas. In order to obtain such a response, a fundamentally deductive methodology, based on a bibliographical research with authors such as Darelli (2003), Becker (2009) and Silveira (2001), will be used. It is proposed since the telecentro could be a space of political and cultural empowerment of the populations that will make use of it.KEYWORDS: telecentro; digital inclusion; citizenship; Manaus; SEMED.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16766
10.17851/1983-3652.10.2.145-157
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16766
identifier_str_mv 10.17851/1983-3652.10.2.145-157
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16766/13523
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Texto Livre; Vol. 10 No. 2 (2017): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 145-157
Texto Livre; Vol. 10 Núm. 2 (2017): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 145-157
Texto Livre; Vol. 10 No 2 (2017): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 145-157
Texto Livre; v. 10 n. 2 (2017): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 145-157
1983-3652
reponame:Texto livre
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Texto livre
collection Texto livre
repository.name.fl_str_mv Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistatextolivre@letras.ufmg.br
_version_ 1799711142334955520