Autorregulação da aprendizagem em computação com apoio da metodologia Scrum

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Marcia Amaral Correa de
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Borges, Karen Selbach, Okuyama, Fabio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Texto livre
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16644
Resumo: O presente trabalho apresenta o relato da experiência de desenvolvimento de processos autorregulatórios de aprendizagem com uma turma de terceiro semestre do curso Superior em Tecnologia de Sistemas para Internet, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – campus Porto Alegre. Para tanto, foram utilizados recursos como o desenvolvimento de projetos acadêmicos apoiados pelo uso da metodologia Scrum e a avaliação baseada em rubricas. Pretende-se, através deste relato, instigar os leitores a uma reflexão sobre a necessidade da inovação nos meios educacionais, a fim de promover uma mudança de comportamento e atitude dos alunos em relação ao seu processo de aprendizagem.
id UFMG-9_bd0741a60ba133b60e8168bf638f3d99
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/16644
network_acronym_str UFMG-9
network_name_str Texto livre
repository_id_str
spelling Autorregulação da aprendizagem em computação com apoio da metodologia ScrumAutorregulação da aprendizagem. Metodologias ágeis. Aprendizagem no ensino superior. Scrum. Educação profissional.O presente trabalho apresenta o relato da experiência de desenvolvimento de processos autorregulatórios de aprendizagem com uma turma de terceiro semestre do curso Superior em Tecnologia de Sistemas para Internet, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – campus Porto Alegre. Para tanto, foram utilizados recursos como o desenvolvimento de projetos acadêmicos apoiados pelo uso da metodologia Scrum e a avaliação baseada em rubricas. Pretende-se, através deste relato, instigar os leitores a uma reflexão sobre a necessidade da inovação nos meios educacionais, a fim de promover uma mudança de comportamento e atitude dos alunos em relação ao seu processo de aprendizagem.Universidade Federal de Minas Gerais2013-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/1664410.17851/1983-3652.6.2.66-77Texto Livre; Vol. 6 No. 2 (2013): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 66-77Texto Livre; Vol. 6 Núm. 2 (2013): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 66-77Texto Livre; Vol. 6 No 2 (2013): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 66-77Texto Livre; v. 6 n. 2 (2013): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 66-771983-3652reponame:Texto livreinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16644/13402Copyright (c) 2019 Texto Livre: Linguagem e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessMoraes, Marcia Amaral Correa deBorges, Karen SelbachOkuyama, Fabio2020-07-18T18:26:20Zoai:periodicos.ufmg.br:article/16644Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivrePUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/oairevistatextolivre@letras.ufmg.br1983-36521983-3652opendoar:2020-07-18T18:26:20Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Autorregulação da aprendizagem em computação com apoio da metodologia Scrum
title Autorregulação da aprendizagem em computação com apoio da metodologia Scrum
spellingShingle Autorregulação da aprendizagem em computação com apoio da metodologia Scrum
Moraes, Marcia Amaral Correa de
Autorregulação da aprendizagem. Metodologias ágeis. Aprendizagem no ensino superior. Scrum. Educação profissional.
title_short Autorregulação da aprendizagem em computação com apoio da metodologia Scrum
title_full Autorregulação da aprendizagem em computação com apoio da metodologia Scrum
title_fullStr Autorregulação da aprendizagem em computação com apoio da metodologia Scrum
title_full_unstemmed Autorregulação da aprendizagem em computação com apoio da metodologia Scrum
title_sort Autorregulação da aprendizagem em computação com apoio da metodologia Scrum
author Moraes, Marcia Amaral Correa de
author_facet Moraes, Marcia Amaral Correa de
Borges, Karen Selbach
Okuyama, Fabio
author_role author
author2 Borges, Karen Selbach
Okuyama, Fabio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Marcia Amaral Correa de
Borges, Karen Selbach
Okuyama, Fabio
dc.subject.por.fl_str_mv Autorregulação da aprendizagem. Metodologias ágeis. Aprendizagem no ensino superior. Scrum. Educação profissional.
topic Autorregulação da aprendizagem. Metodologias ágeis. Aprendizagem no ensino superior. Scrum. Educação profissional.
description O presente trabalho apresenta o relato da experiência de desenvolvimento de processos autorregulatórios de aprendizagem com uma turma de terceiro semestre do curso Superior em Tecnologia de Sistemas para Internet, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – campus Porto Alegre. Para tanto, foram utilizados recursos como o desenvolvimento de projetos acadêmicos apoiados pelo uso da metodologia Scrum e a avaliação baseada em rubricas. Pretende-se, através deste relato, instigar os leitores a uma reflexão sobre a necessidade da inovação nos meios educacionais, a fim de promover uma mudança de comportamento e atitude dos alunos em relação ao seu processo de aprendizagem.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16644
10.17851/1983-3652.6.2.66-77
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16644
identifier_str_mv 10.17851/1983-3652.6.2.66-77
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16644/13402
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Texto Livre; Vol. 6 No. 2 (2013): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 66-77
Texto Livre; Vol. 6 Núm. 2 (2013): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 66-77
Texto Livre; Vol. 6 No 2 (2013): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 66-77
Texto Livre; v. 6 n. 2 (2013): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 66-77
1983-3652
reponame:Texto livre
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Texto livre
collection Texto livre
repository.name.fl_str_mv Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistatextolivre@letras.ufmg.br
_version_ 1799711141668061184