Autorregulação da aprendizagem em computação com apoio da metodologia Scrum
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Texto livre |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16644 |
Resumo: | O presente trabalho apresenta o relato da experiência de desenvolvimento de processos autorregulatórios de aprendizagem com uma turma de terceiro semestre do curso Superior em Tecnologia de Sistemas para Internet, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – campus Porto Alegre. Para tanto, foram utilizados recursos como o desenvolvimento de projetos acadêmicos apoiados pelo uso da metodologia Scrum e a avaliação baseada em rubricas. Pretende-se, através deste relato, instigar os leitores a uma reflexão sobre a necessidade da inovação nos meios educacionais, a fim de promover uma mudança de comportamento e atitude dos alunos em relação ao seu processo de aprendizagem. |
id |
UFMG-9_bd0741a60ba133b60e8168bf638f3d99 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/16644 |
network_acronym_str |
UFMG-9 |
network_name_str |
Texto livre |
repository_id_str |
|
spelling |
Autorregulação da aprendizagem em computação com apoio da metodologia ScrumAutorregulação da aprendizagem. Metodologias ágeis. Aprendizagem no ensino superior. Scrum. Educação profissional.O presente trabalho apresenta o relato da experiência de desenvolvimento de processos autorregulatórios de aprendizagem com uma turma de terceiro semestre do curso Superior em Tecnologia de Sistemas para Internet, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – campus Porto Alegre. Para tanto, foram utilizados recursos como o desenvolvimento de projetos acadêmicos apoiados pelo uso da metodologia Scrum e a avaliação baseada em rubricas. Pretende-se, através deste relato, instigar os leitores a uma reflexão sobre a necessidade da inovação nos meios educacionais, a fim de promover uma mudança de comportamento e atitude dos alunos em relação ao seu processo de aprendizagem.Universidade Federal de Minas Gerais2013-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/1664410.17851/1983-3652.6.2.66-77Texto Livre; Vol. 6 No. 2 (2013): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 66-77Texto Livre; Vol. 6 Núm. 2 (2013): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 66-77Texto Livre; Vol. 6 No 2 (2013): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 66-77Texto Livre; v. 6 n. 2 (2013): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 66-771983-3652reponame:Texto livreinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16644/13402Copyright (c) 2019 Texto Livre: Linguagem e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessMoraes, Marcia Amaral Correa deBorges, Karen SelbachOkuyama, Fabio2020-07-18T18:26:20Zoai:periodicos.ufmg.br:article/16644Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivrePUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/oairevistatextolivre@letras.ufmg.br1983-36521983-3652opendoar:2020-07-18T18:26:20Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Autorregulação da aprendizagem em computação com apoio da metodologia Scrum |
title |
Autorregulação da aprendizagem em computação com apoio da metodologia Scrum |
spellingShingle |
Autorregulação da aprendizagem em computação com apoio da metodologia Scrum Moraes, Marcia Amaral Correa de Autorregulação da aprendizagem. Metodologias ágeis. Aprendizagem no ensino superior. Scrum. Educação profissional. |
title_short |
Autorregulação da aprendizagem em computação com apoio da metodologia Scrum |
title_full |
Autorregulação da aprendizagem em computação com apoio da metodologia Scrum |
title_fullStr |
Autorregulação da aprendizagem em computação com apoio da metodologia Scrum |
title_full_unstemmed |
Autorregulação da aprendizagem em computação com apoio da metodologia Scrum |
title_sort |
Autorregulação da aprendizagem em computação com apoio da metodologia Scrum |
author |
Moraes, Marcia Amaral Correa de |
author_facet |
Moraes, Marcia Amaral Correa de Borges, Karen Selbach Okuyama, Fabio |
author_role |
author |
author2 |
Borges, Karen Selbach Okuyama, Fabio |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moraes, Marcia Amaral Correa de Borges, Karen Selbach Okuyama, Fabio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autorregulação da aprendizagem. Metodologias ágeis. Aprendizagem no ensino superior. Scrum. Educação profissional. |
topic |
Autorregulação da aprendizagem. Metodologias ágeis. Aprendizagem no ensino superior. Scrum. Educação profissional. |
description |
O presente trabalho apresenta o relato da experiência de desenvolvimento de processos autorregulatórios de aprendizagem com uma turma de terceiro semestre do curso Superior em Tecnologia de Sistemas para Internet, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – campus Porto Alegre. Para tanto, foram utilizados recursos como o desenvolvimento de projetos acadêmicos apoiados pelo uso da metodologia Scrum e a avaliação baseada em rubricas. Pretende-se, através deste relato, instigar os leitores a uma reflexão sobre a necessidade da inovação nos meios educacionais, a fim de promover uma mudança de comportamento e atitude dos alunos em relação ao seu processo de aprendizagem. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-10-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16644 10.17851/1983-3652.6.2.66-77 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16644 |
identifier_str_mv |
10.17851/1983-3652.6.2.66-77 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16644/13402 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Texto Livre; Vol. 6 No. 2 (2013): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 66-77 Texto Livre; Vol. 6 Núm. 2 (2013): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 66-77 Texto Livre; Vol. 6 No 2 (2013): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 66-77 Texto Livre; v. 6 n. 2 (2013): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 66-77 1983-3652 reponame:Texto livre instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Texto livre |
collection |
Texto livre |
repository.name.fl_str_mv |
Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistatextolivre@letras.ufmg.br |
_version_ |
1799711141668061184 |