New discourse genres, new forms of teaching: the differences among video lessons nowadays

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mussio, Simone Cristina
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Texto livre
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16794
Resumo: RESUMO: Partindo do conceito de gêneros discursivos, segundo os estudos bakhtinianos, este artigo objetiva mostrar como os gêneros sofrem alterações em decorrência do momento histórico no qual estão inseridos. Assim, ao se estudar o gênero videoaula youtubiana como uma atualização do gênero aula, bem como da própria videoaula, vê-se uma maneira de compreender como o gênero se atualiza em razão das esferas e do suporte nos quais ele se engendra. Nesse sentido, também será trazida uma discussão sobre as diferenças de uma videoaula presente no Ensino a Distância (EaD) e no Ensino Informal a Distância (EIaD). PALAVRAS-CHAVE: videoaula youtubiana; gêneros do discurso; EaD; EiaD.   ABSTRACT: Starting from the concept of discursive genres, according to bakhtinian studies, this article aims at showing how the genres undergo changes as a result of the historical moment in which they are inserted. Thus, by studying the youtubian video lesson genre as an update of the lesson genre, as well as the video lesson itself, we see a way to understand how the genre is updated due to the spheres and the support in which it is engendered. In this sense, a discussion will also be brought about the differences of a vídeo lesson present in Distance Learning and Informal Distance Learning. KEYWORDS: youtubian video lessons; discursive genre; distance learning; informal distance learning.
id UFMG-9_c68ceebe3578ae0a9ee68bd583e5e6fe
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/16794
network_acronym_str UFMG-9
network_name_str Texto livre
repository_id_str
spelling New discourse genres, new forms of teaching: the differences among video lessons nowadaysNovos gêneros do discurso, novas formas de ensino: as diferenças entre as videoaulas na atualidade videoaula youtubianagêneros do discursoEaDEiaDRESUMO: Partindo do conceito de gêneros discursivos, segundo os estudos bakhtinianos, este artigo objetiva mostrar como os gêneros sofrem alterações em decorrência do momento histórico no qual estão inseridos. Assim, ao se estudar o gênero videoaula youtubiana como uma atualização do gênero aula, bem como da própria videoaula, vê-se uma maneira de compreender como o gênero se atualiza em razão das esferas e do suporte nos quais ele se engendra. Nesse sentido, também será trazida uma discussão sobre as diferenças de uma videoaula presente no Ensino a Distância (EaD) e no Ensino Informal a Distância (EIaD). PALAVRAS-CHAVE: videoaula youtubiana; gêneros do discurso; EaD; EiaD.   ABSTRACT: Starting from the concept of discursive genres, according to bakhtinian studies, this article aims at showing how the genres undergo changes as a result of the historical moment in which they are inserted. Thus, by studying the youtubian video lesson genre as an update of the lesson genre, as well as the video lesson itself, we see a way to understand how the genre is updated due to the spheres and the support in which it is engendered. In this sense, a discussion will also be brought about the differences of a vídeo lesson present in Distance Learning and Informal Distance Learning. KEYWORDS: youtubian video lessons; discursive genre; distance learning; informal distance learning.Universidade Federal de Minas Gerais2018-07-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/1679410.17851/1983-3652.11.2.92-104Texto Livre; Vol. 11 No. 2 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 92-104Texto Livre; Vol. 11 Núm. 2 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 92-104Texto Livre; Vol. 11 No 2 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 92-104Texto Livre; v. 11 n. 2 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 92-1041983-3652reponame:Texto livreinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16794/13555Copyright (c) 2018 Texto Livre: Linguagem e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessMussio, Simone Cristina2020-07-24T12:59:23Zoai:periodicos.ufmg.br:article/16794Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivrePUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/oairevistatextolivre@letras.ufmg.br1983-36521983-3652opendoar:2020-07-24T12:59:23Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv New discourse genres, new forms of teaching: the differences among video lessons nowadays
Novos gêneros do discurso, novas formas de ensino: as diferenças entre as videoaulas na atualidade
title New discourse genres, new forms of teaching: the differences among video lessons nowadays
spellingShingle New discourse genres, new forms of teaching: the differences among video lessons nowadays
Mussio, Simone Cristina
videoaula youtubiana
gêneros do discurso
EaD
EiaD
title_short New discourse genres, new forms of teaching: the differences among video lessons nowadays
title_full New discourse genres, new forms of teaching: the differences among video lessons nowadays
title_fullStr New discourse genres, new forms of teaching: the differences among video lessons nowadays
title_full_unstemmed New discourse genres, new forms of teaching: the differences among video lessons nowadays
title_sort New discourse genres, new forms of teaching: the differences among video lessons nowadays
author Mussio, Simone Cristina
author_facet Mussio, Simone Cristina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mussio, Simone Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv videoaula youtubiana
gêneros do discurso
EaD
EiaD
topic videoaula youtubiana
gêneros do discurso
EaD
EiaD
description RESUMO: Partindo do conceito de gêneros discursivos, segundo os estudos bakhtinianos, este artigo objetiva mostrar como os gêneros sofrem alterações em decorrência do momento histórico no qual estão inseridos. Assim, ao se estudar o gênero videoaula youtubiana como uma atualização do gênero aula, bem como da própria videoaula, vê-se uma maneira de compreender como o gênero se atualiza em razão das esferas e do suporte nos quais ele se engendra. Nesse sentido, também será trazida uma discussão sobre as diferenças de uma videoaula presente no Ensino a Distância (EaD) e no Ensino Informal a Distância (EIaD). PALAVRAS-CHAVE: videoaula youtubiana; gêneros do discurso; EaD; EiaD.   ABSTRACT: Starting from the concept of discursive genres, according to bakhtinian studies, this article aims at showing how the genres undergo changes as a result of the historical moment in which they are inserted. Thus, by studying the youtubian video lesson genre as an update of the lesson genre, as well as the video lesson itself, we see a way to understand how the genre is updated due to the spheres and the support in which it is engendered. In this sense, a discussion will also be brought about the differences of a vídeo lesson present in Distance Learning and Informal Distance Learning. KEYWORDS: youtubian video lessons; discursive genre; distance learning; informal distance learning.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16794
10.17851/1983-3652.11.2.92-104
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16794
identifier_str_mv 10.17851/1983-3652.11.2.92-104
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16794/13555
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Texto Livre; Vol. 11 No. 2 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 92-104
Texto Livre; Vol. 11 Núm. 2 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 92-104
Texto Livre; Vol. 11 No 2 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 92-104
Texto Livre; v. 11 n. 2 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 92-104
1983-3652
reponame:Texto livre
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Texto livre
collection Texto livre
repository.name.fl_str_mv Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistatextolivre@letras.ufmg.br
_version_ 1799711142407307264