ACESSIBILIDADE EM FOCO: O PROCESSO DE PRODUÇÃO DE AUDIODESCRIÇÃO PARA VIDEOAULAS
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Data de Publicação: | 2019 |
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Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/35034 |
Resumo: | O PRESENTE ESTUDO ESTÁ INSERIDO NO CAMPO DA TRADUÇÃO AUDIOVISUAL ACESSÍVEL, MAIS ESPECIFICAMENTE NOS ESTUDOS DA AUDIODESCRIÇÃO. A AUDIODESCRIÇÃO É UMA TECNOLOGIA ASSISTIVA QUE PERMITE O ACESSO À INFORMAÇÃO, À COMUNICAÇÃO, À EDUCAÇÃO, AO LAZER E À CULTURA POR MEIO DA TRANSFORMAÇÃO DAS IMAGENS EM PALAVRAS DE FORMA CLARA, CONCISA, COESA, ESPECÍFICA E VÍVIDA. NO CONTEXTO EDUCACIONAL, A AUDIODESCRIÇÃO PROMOVE A ACESSIBILIDADE AO CONTEÚDO VISUAL, PERMITINDO QUE O ALUNO COM ALGUMA DEFICIÊNCIA VISUAL ESTUDE COM AUTONOMIA. A PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO PRINCIPAL DESCREVER O PROCESSO DE PRODUÇÃO DE AUDIODESCRIÇÃO PARA VIDEOAULAS. O OBJETO DO ESTUDO FOI A VIDEOAULA “RIOS - PROCESSOS FÍSICOS, QUÍMICOS E BIOLÓGICOS". A PESQUISA FOI FUNDAMENTADA NOS PARÂMETROS DA PRODUÇÃO DE VIDEOAULAS PARA EAD DE ALVES DE CARVALHO (2017), ACESSIBILIDADE EM VIDEOAULAS DE BRAGA (2016) E DA AUDIODESCRIÇÃO DIDÁTICA DE VERGARA-NUNES (2016) PASSANDO PELAS FONTES PRIMÁRIAS DA TRADUÇÃO INTERSEMIÓTICA E DO DESIGN UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM. A METODOLOGIA DE PESQUISA FOI UM ESTUDO DE CASO DESCRITO DESDE A ANÁLISE DE CORPUS E A CRIAÇÃO DO ROTEIRO ADAPTADO ATÉ O ACOMPANHAMENTO DA EDIÇÃO E PÓS-PRODUÇÃO. AO LONGO DA PESQUISA FORAM ELENCADAS AS NECESSIDADES DE INTERVENÇÃO E DE EDIÇÃO DA VIDEOAULA. APONTOU QUE, EM UM ROTEIRO DE AUDIODESCRIÇÃO DE VIDEOAULAS QUE JÁ FORAM PRODUZIDAS, CABEM NOVAS INSERÇÕES DE RECURSOS VISUAIS PARA QUE A AUDIODESCRIÇÃO SEJA DIDÁTICA SEM SOBREPOR A FALA DO PROFESSOR. PORTANTO, A PRODUÇÃO DE VIDEOAULAS COM AUDIODESCRIÇÃO É UM PROCESSO MULTIDISCIPLINAR E A ACESSIBILIDADE É UMA PREMISSA, DEVENDO ESTAR DENTRO DAS POLÍTICAS, DOS PROCESSOS E DA CULTURA DA INSTITUIÇÃO. |
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