Olhares sobre a linguagem em redes sociais e suas interfaces com a educação crítica e pluralista / Overlooking language in social networwoks and its connections with a plural and critical education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azzari, Eliane Fernandes
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Melo, Rosineide de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Texto livre
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16729
Resumo: RESUMO: A mobilidade tecnológico-digital tem possibilitado a ressignificação de práticas sociais que, deslocadas para tempos-espaços outros, trazem à tona uma diversidade de suportes e gêneros – geralmente híbridos em sua natureza. O objetivo deste artigo é analisar duas postagens de redes sociais públicas sustentadas pelo Facebook, a fim de estabelecer possíveis diálogos entre os conceitos de cronotopo e arquitetônica (como eixo articulador de enunciados). Adota-se como metodologia a análise dialógica de discursos com base nas teorizações propostas por Bakhtin (1981b; 1998[1975], 2006[1929]), aportadas por uma visão pluralista e translíngue das linguagens visibilizadas nos dados, e propõe-se cogitar sua interface com a educação linguística crítica. A partir de Recuero (2009), entende-se que as redes sociais se configuram como “metáfora” das relações estabelecidas por seus participantes, sendo o Facebook um dos sistemas que apoiam essas redes. Conclui-se que, para estabelecer suas conexões, os participantes das redes sociais lançam mão da multimodalidade e multissemioticidade ao construir, curtir e compartilhar textos/enunciados permeados pela pluralidade cultural, refletindo-a e refratando-a. Por conseguinte, observa-se que os letramentos contemporâneos são constituintes de e constituídos por essas práticas, manifestando diferentes e múltiplos letramentos, (inter)conectados por hiperinterações, configurando um novo ethos. Os interlocutores observados se permitem (re)produzir e circular textos/enunciados, engajando-se discursivamente para construir sentidos compartilhados contextualmente e apontando, por vezes, para o translinguismo e suas manifestações.PALAVRAS-CHAVE: tecnologias digitais; redes sociais; educação linguística crítica; arquitetônica; translinguismo. ABSTRACT:The digital-technologic mobility has resignified social practices which – being re-located to other time-space frames – bring about a myriad of apparatus and genres, usually hybrid in its birth. The objective of this paper is to analyze two posts published in public social networks supported by Facebook, aiming at establishing possible dialogues between the concepts of chronotope and architectonic (as an articulating axis of utterances). We take as methodology a dialogic discourse analysis, based on Bakhtin´s proposed ideas (1981b; 1998[1975], 2006 [1929]). A plural and translingual approach to the languages which outcome from data sustains the analysis which questions its overlapping with critical language education. Recuero (2009) views of social media networks fundaments the understanding that they might be taken as a “metaphor” for the relationships established among their participants and assumes that Facebook takes a role of a system which supports those relations. In order to establish connections, social media participants resort to multimodality and multissemiosis as they construct, “like” and share texts/utterances that are permeated by cultural plurality, both refracting and reflecting it. Thus, contemporary literacies are constituted by as well as they constitute (themselves) those practices, within multiple and diverse literacies which are interconnected by hypertextual interactions, generating a new ethos. Those interlocutors allow themselves to (re) produce and circulate texts, engaging discursively to construct contextually shared meanings and sometimes pointing to translingualism and its manifestations.KEYWORDS: digital Technologies; social media; critical linguistic education; architectonic; translingualism.
id UFMG-9_c94e7ada7a73855f9cd4862fc5b118ae
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/16729
network_acronym_str UFMG-9
network_name_str Texto livre
repository_id_str
spelling Olhares sobre a linguagem em redes sociais e suas interfaces com a educação crítica e pluralista / Overlooking language in social networwoks and its connections with a plural and critical educationtecnologias digitaisredes sociaiseducação linguística críticaarquitetônicatranslinguismo.RESUMO: A mobilidade tecnológico-digital tem possibilitado a ressignificação de práticas sociais que, deslocadas para tempos-espaços outros, trazem à tona uma diversidade de suportes e gêneros – geralmente híbridos em sua natureza. O objetivo deste artigo é analisar duas postagens de redes sociais públicas sustentadas pelo Facebook, a fim de estabelecer possíveis diálogos entre os conceitos de cronotopo e arquitetônica (como eixo articulador de enunciados). Adota-se como metodologia a análise dialógica de discursos com base nas teorizações propostas por Bakhtin (1981b; 1998[1975], 2006[1929]), aportadas por uma visão pluralista e translíngue das linguagens visibilizadas nos dados, e propõe-se cogitar sua interface com a educação linguística crítica. A partir de Recuero (2009), entende-se que as redes sociais se configuram como “metáfora” das relações estabelecidas por seus participantes, sendo o Facebook um dos sistemas que apoiam essas redes. Conclui-se que, para estabelecer suas conexões, os participantes das redes sociais lançam mão da multimodalidade e multissemioticidade ao construir, curtir e compartilhar textos/enunciados permeados pela pluralidade cultural, refletindo-a e refratando-a. Por conseguinte, observa-se que os letramentos contemporâneos são constituintes de e constituídos por essas práticas, manifestando diferentes e múltiplos letramentos, (inter)conectados por hiperinterações, configurando um novo ethos. Os interlocutores observados se permitem (re)produzir e circular textos/enunciados, engajando-se discursivamente para construir sentidos compartilhados contextualmente e apontando, por vezes, para o translinguismo e suas manifestações.PALAVRAS-CHAVE: tecnologias digitais; redes sociais; educação linguística crítica; arquitetônica; translinguismo. ABSTRACT:The digital-technologic mobility has resignified social practices which – being re-located to other time-space frames – bring about a myriad of apparatus and genres, usually hybrid in its birth. The objective of this paper is to analyze two posts published in public social networks supported by Facebook, aiming at establishing possible dialogues between the concepts of chronotope and architectonic (as an articulating axis of utterances). We take as methodology a dialogic discourse analysis, based on Bakhtin´s proposed ideas (1981b; 1998[1975], 2006 [1929]). A plural and translingual approach to the languages which outcome from data sustains the analysis which questions its overlapping with critical language education. Recuero (2009) views of social media networks fundaments the understanding that they might be taken as a “metaphor” for the relationships established among their participants and assumes that Facebook takes a role of a system which supports those relations. In order to establish connections, social media participants resort to multimodality and multissemiosis as they construct, “like” and share texts/utterances that are permeated by cultural plurality, both refracting and reflecting it. Thus, contemporary literacies are constituted by as well as they constitute (themselves) those practices, within multiple and diverse literacies which are interconnected by hypertextual interactions, generating a new ethos. Those interlocutors allow themselves to (re) produce and circulate texts, engaging discursively to construct contextually shared meanings and sometimes pointing to translingualism and its manifestations.KEYWORDS: digital Technologies; social media; critical linguistic education; architectonic; translingualism.Universidade Federal de Minas Gerais2016-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/1672910.17851/1983-3652.9.2.94-113Texto Livre; Vol. 9 No. 2 (2016): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 94-113Texto Livre; Vol. 9 Núm. 2 (2016): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 94-113Texto Livre; Vol. 9 No 2 (2016): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 94-113Texto Livre; v. 9 n. 2 (2016): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 94-1131983-3652reponame:Texto livreinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16729/13486Copyright (c) 2016 Texto Livre: Linguagem e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessAzzari, Eliane FernandesMelo, Rosineide de2020-07-18T18:15:54Zoai:periodicos.ufmg.br:article/16729Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivrePUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/oairevistatextolivre@letras.ufmg.br1983-36521983-3652opendoar:2020-07-18T18:15:54Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Olhares sobre a linguagem em redes sociais e suas interfaces com a educação crítica e pluralista / Overlooking language in social networwoks and its connections with a plural and critical education
title Olhares sobre a linguagem em redes sociais e suas interfaces com a educação crítica e pluralista / Overlooking language in social networwoks and its connections with a plural and critical education
spellingShingle Olhares sobre a linguagem em redes sociais e suas interfaces com a educação crítica e pluralista / Overlooking language in social networwoks and its connections with a plural and critical education
Azzari, Eliane Fernandes
tecnologias digitais
redes sociais
educação linguística crítica
arquitetônica
translinguismo.
title_short Olhares sobre a linguagem em redes sociais e suas interfaces com a educação crítica e pluralista / Overlooking language in social networwoks and its connections with a plural and critical education
title_full Olhares sobre a linguagem em redes sociais e suas interfaces com a educação crítica e pluralista / Overlooking language in social networwoks and its connections with a plural and critical education
title_fullStr Olhares sobre a linguagem em redes sociais e suas interfaces com a educação crítica e pluralista / Overlooking language in social networwoks and its connections with a plural and critical education
title_full_unstemmed Olhares sobre a linguagem em redes sociais e suas interfaces com a educação crítica e pluralista / Overlooking language in social networwoks and its connections with a plural and critical education
title_sort Olhares sobre a linguagem em redes sociais e suas interfaces com a educação crítica e pluralista / Overlooking language in social networwoks and its connections with a plural and critical education
author Azzari, Eliane Fernandes
author_facet Azzari, Eliane Fernandes
Melo, Rosineide de
author_role author
author2 Melo, Rosineide de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Azzari, Eliane Fernandes
Melo, Rosineide de
dc.subject.por.fl_str_mv tecnologias digitais
redes sociais
educação linguística crítica
arquitetônica
translinguismo.
topic tecnologias digitais
redes sociais
educação linguística crítica
arquitetônica
translinguismo.
description RESUMO: A mobilidade tecnológico-digital tem possibilitado a ressignificação de práticas sociais que, deslocadas para tempos-espaços outros, trazem à tona uma diversidade de suportes e gêneros – geralmente híbridos em sua natureza. O objetivo deste artigo é analisar duas postagens de redes sociais públicas sustentadas pelo Facebook, a fim de estabelecer possíveis diálogos entre os conceitos de cronotopo e arquitetônica (como eixo articulador de enunciados). Adota-se como metodologia a análise dialógica de discursos com base nas teorizações propostas por Bakhtin (1981b; 1998[1975], 2006[1929]), aportadas por uma visão pluralista e translíngue das linguagens visibilizadas nos dados, e propõe-se cogitar sua interface com a educação linguística crítica. A partir de Recuero (2009), entende-se que as redes sociais se configuram como “metáfora” das relações estabelecidas por seus participantes, sendo o Facebook um dos sistemas que apoiam essas redes. Conclui-se que, para estabelecer suas conexões, os participantes das redes sociais lançam mão da multimodalidade e multissemioticidade ao construir, curtir e compartilhar textos/enunciados permeados pela pluralidade cultural, refletindo-a e refratando-a. Por conseguinte, observa-se que os letramentos contemporâneos são constituintes de e constituídos por essas práticas, manifestando diferentes e múltiplos letramentos, (inter)conectados por hiperinterações, configurando um novo ethos. Os interlocutores observados se permitem (re)produzir e circular textos/enunciados, engajando-se discursivamente para construir sentidos compartilhados contextualmente e apontando, por vezes, para o translinguismo e suas manifestações.PALAVRAS-CHAVE: tecnologias digitais; redes sociais; educação linguística crítica; arquitetônica; translinguismo. ABSTRACT:The digital-technologic mobility has resignified social practices which – being re-located to other time-space frames – bring about a myriad of apparatus and genres, usually hybrid in its birth. The objective of this paper is to analyze two posts published in public social networks supported by Facebook, aiming at establishing possible dialogues between the concepts of chronotope and architectonic (as an articulating axis of utterances). We take as methodology a dialogic discourse analysis, based on Bakhtin´s proposed ideas (1981b; 1998[1975], 2006 [1929]). A plural and translingual approach to the languages which outcome from data sustains the analysis which questions its overlapping with critical language education. Recuero (2009) views of social media networks fundaments the understanding that they might be taken as a “metaphor” for the relationships established among their participants and assumes that Facebook takes a role of a system which supports those relations. In order to establish connections, social media participants resort to multimodality and multissemiosis as they construct, “like” and share texts/utterances that are permeated by cultural plurality, both refracting and reflecting it. Thus, contemporary literacies are constituted by as well as they constitute (themselves) those practices, within multiple and diverse literacies which are interconnected by hypertextual interactions, generating a new ethos. Those interlocutors allow themselves to (re) produce and circulate texts, engaging discursively to construct contextually shared meanings and sometimes pointing to translingualism and its manifestations.KEYWORDS: digital Technologies; social media; critical linguistic education; architectonic; translingualism.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16729
10.17851/1983-3652.9.2.94-113
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16729
identifier_str_mv 10.17851/1983-3652.9.2.94-113
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16729/13486
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Texto Livre; Vol. 9 No. 2 (2016): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 94-113
Texto Livre; Vol. 9 Núm. 2 (2016): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 94-113
Texto Livre; Vol. 9 No 2 (2016): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 94-113
Texto Livre; v. 9 n. 2 (2016): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 94-113
1983-3652
reponame:Texto livre
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Texto livre
collection Texto livre
repository.name.fl_str_mv Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistatextolivre@letras.ufmg.br
_version_ 1799711142240583680