O uso do data-show na docência do ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diniz da Silva, Claudiene
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Texto livre
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16626
Resumo: O presente artigo tem o objetivo geral de apresentar uma pequena amostra sobre uso do data show na docência do ensino superior do Maranhão, tanto no ensino público como no privado. Nessa pesquisa buscou-se entender como se dá a utilização do data show, sua adequação ao conteúdo a ser ministrado, e também alguns dos erros mais recorrentes no uso desse equipamento. Para alcançar os objetivos propostos, fez-se um breve histórico do ensino superior no país, seguindo por uma explanação sobre características e funcionalidade do data show e, por fim,a apresentação da análise dos dados fornecidos pelos questionários. Os resultados da pesquisa mostram que o data show pode tornar as aulas mais dinâmicas e criativas, mas é preciso investir na formação do professor para utilizar bem esse recurso.
id UFMG-9_ca32d1c70867e6fef7800b742aed0a66
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/16626
network_acronym_str UFMG-9
network_name_str Texto livre
repository_id_str
spelling O uso do data-show na docência do ensino superiorData show. Docência. Ensino Superior.O presente artigo tem o objetivo geral de apresentar uma pequena amostra sobre uso do data show na docência do ensino superior do Maranhão, tanto no ensino público como no privado. Nessa pesquisa buscou-se entender como se dá a utilização do data show, sua adequação ao conteúdo a ser ministrado, e também alguns dos erros mais recorrentes no uso desse equipamento. Para alcançar os objetivos propostos, fez-se um breve histórico do ensino superior no país, seguindo por uma explanação sobre características e funcionalidade do data show e, por fim,a apresentação da análise dos dados fornecidos pelos questionários. Os resultados da pesquisa mostram que o data show pode tornar as aulas mais dinâmicas e criativas, mas é preciso investir na formação do professor para utilizar bem esse recurso.Universidade Federal de Minas Gerais2013-06-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/1662610.17851/1983-3652.6.1.6-16Texto Livre; Vol. 6 No. 1 (2013): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 6-16Texto Livre; Vol. 6 Núm. 1 (2013): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 6-16Texto Livre; Vol. 6 No 1 (2013): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 6-16Texto Livre; v. 6 n. 1 (2013): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 6-161983-3652reponame:Texto livreinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16626/13385Copyright (c) 2019 Texto Livre: Linguagem e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessDiniz da Silva, Claudiene2020-07-18T18:37:23Zoai:periodicos.ufmg.br:article/16626Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivrePUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/oairevistatextolivre@letras.ufmg.br1983-36521983-3652opendoar:2020-07-18T18:37:23Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso do data-show na docência do ensino superior
title O uso do data-show na docência do ensino superior
spellingShingle O uso do data-show na docência do ensino superior
Diniz da Silva, Claudiene
Data show. Docência. Ensino Superior.
title_short O uso do data-show na docência do ensino superior
title_full O uso do data-show na docência do ensino superior
title_fullStr O uso do data-show na docência do ensino superior
title_full_unstemmed O uso do data-show na docência do ensino superior
title_sort O uso do data-show na docência do ensino superior
author Diniz da Silva, Claudiene
author_facet Diniz da Silva, Claudiene
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Diniz da Silva, Claudiene
dc.subject.por.fl_str_mv Data show. Docência. Ensino Superior.
topic Data show. Docência. Ensino Superior.
description O presente artigo tem o objetivo geral de apresentar uma pequena amostra sobre uso do data show na docência do ensino superior do Maranhão, tanto no ensino público como no privado. Nessa pesquisa buscou-se entender como se dá a utilização do data show, sua adequação ao conteúdo a ser ministrado, e também alguns dos erros mais recorrentes no uso desse equipamento. Para alcançar os objetivos propostos, fez-se um breve histórico do ensino superior no país, seguindo por uma explanação sobre características e funcionalidade do data show e, por fim,a apresentação da análise dos dados fornecidos pelos questionários. Os resultados da pesquisa mostram que o data show pode tornar as aulas mais dinâmicas e criativas, mas é preciso investir na formação do professor para utilizar bem esse recurso.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16626
10.17851/1983-3652.6.1.6-16
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16626
identifier_str_mv 10.17851/1983-3652.6.1.6-16
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16626/13385
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Texto Livre; Vol. 6 No. 1 (2013): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 6-16
Texto Livre; Vol. 6 Núm. 1 (2013): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 6-16
Texto Livre; Vol. 6 No 1 (2013): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 6-16
Texto Livre; v. 6 n. 1 (2013): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 6-16
1983-3652
reponame:Texto livre
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Texto livre
collection Texto livre
repository.name.fl_str_mv Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistatextolivre@letras.ufmg.br
_version_ 1799711141641846784