O uso do data-show na docência do ensino superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Texto livre |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16626 |
Resumo: | O presente artigo tem o objetivo geral de apresentar uma pequena amostra sobre uso do data show na docência do ensino superior do Maranhão, tanto no ensino público como no privado. Nessa pesquisa buscou-se entender como se dá a utilização do data show, sua adequação ao conteúdo a ser ministrado, e também alguns dos erros mais recorrentes no uso desse equipamento. Para alcançar os objetivos propostos, fez-se um breve histórico do ensino superior no país, seguindo por uma explanação sobre características e funcionalidade do data show e, por fim,a apresentação da análise dos dados fornecidos pelos questionários. Os resultados da pesquisa mostram que o data show pode tornar as aulas mais dinâmicas e criativas, mas é preciso investir na formação do professor para utilizar bem esse recurso. |
id |
UFMG-9_ca32d1c70867e6fef7800b742aed0a66 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/16626 |
network_acronym_str |
UFMG-9 |
network_name_str |
Texto livre |
repository_id_str |
|
spelling |
O uso do data-show na docência do ensino superiorData show. Docência. Ensino Superior.O presente artigo tem o objetivo geral de apresentar uma pequena amostra sobre uso do data show na docência do ensino superior do Maranhão, tanto no ensino público como no privado. Nessa pesquisa buscou-se entender como se dá a utilização do data show, sua adequação ao conteúdo a ser ministrado, e também alguns dos erros mais recorrentes no uso desse equipamento. Para alcançar os objetivos propostos, fez-se um breve histórico do ensino superior no país, seguindo por uma explanação sobre características e funcionalidade do data show e, por fim,a apresentação da análise dos dados fornecidos pelos questionários. Os resultados da pesquisa mostram que o data show pode tornar as aulas mais dinâmicas e criativas, mas é preciso investir na formação do professor para utilizar bem esse recurso.Universidade Federal de Minas Gerais2013-06-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/1662610.17851/1983-3652.6.1.6-16Texto Livre; Vol. 6 No. 1 (2013): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 6-16Texto Livre; Vol. 6 Núm. 1 (2013): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 6-16Texto Livre; Vol. 6 No 1 (2013): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 6-16Texto Livre; v. 6 n. 1 (2013): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 6-161983-3652reponame:Texto livreinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16626/13385Copyright (c) 2019 Texto Livre: Linguagem e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessDiniz da Silva, Claudiene2020-07-18T18:37:23Zoai:periodicos.ufmg.br:article/16626Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivrePUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/oairevistatextolivre@letras.ufmg.br1983-36521983-3652opendoar:2020-07-18T18:37:23Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso do data-show na docência do ensino superior |
title |
O uso do data-show na docência do ensino superior |
spellingShingle |
O uso do data-show na docência do ensino superior Diniz da Silva, Claudiene Data show. Docência. Ensino Superior. |
title_short |
O uso do data-show na docência do ensino superior |
title_full |
O uso do data-show na docência do ensino superior |
title_fullStr |
O uso do data-show na docência do ensino superior |
title_full_unstemmed |
O uso do data-show na docência do ensino superior |
title_sort |
O uso do data-show na docência do ensino superior |
author |
Diniz da Silva, Claudiene |
author_facet |
Diniz da Silva, Claudiene |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Diniz da Silva, Claudiene |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Data show. Docência. Ensino Superior. |
topic |
Data show. Docência. Ensino Superior. |
description |
O presente artigo tem o objetivo geral de apresentar uma pequena amostra sobre uso do data show na docência do ensino superior do Maranhão, tanto no ensino público como no privado. Nessa pesquisa buscou-se entender como se dá a utilização do data show, sua adequação ao conteúdo a ser ministrado, e também alguns dos erros mais recorrentes no uso desse equipamento. Para alcançar os objetivos propostos, fez-se um breve histórico do ensino superior no país, seguindo por uma explanação sobre características e funcionalidade do data show e, por fim,a apresentação da análise dos dados fornecidos pelos questionários. Os resultados da pesquisa mostram que o data show pode tornar as aulas mais dinâmicas e criativas, mas é preciso investir na formação do professor para utilizar bem esse recurso. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16626 10.17851/1983-3652.6.1.6-16 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16626 |
identifier_str_mv |
10.17851/1983-3652.6.1.6-16 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16626/13385 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Texto Livre; Vol. 6 No. 1 (2013): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 6-16 Texto Livre; Vol. 6 Núm. 1 (2013): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 6-16 Texto Livre; Vol. 6 No 1 (2013): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 6-16 Texto Livre; v. 6 n. 1 (2013): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 6-16 1983-3652 reponame:Texto livre instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Texto livre |
collection |
Texto livre |
repository.name.fl_str_mv |
Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistatextolivre@letras.ufmg.br |
_version_ |
1799711141641846784 |