The use of technological resources and music language in approaching parents and children: an experience in the 1st cycle of musical education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oscar, Sergio Candido de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: dos Santos Gomes, Celso Augusto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Texto livre
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16855
Resumo: RESUMO: O presente artigo descreve um estudo de caso que foi desenvolvido em uma escola pública de música do Estado de Minas Gerais. A pesquisa teve como objetivo avaliar o uso do ambiente virtual de Aprendizagem Moodle na aproximação dos pais no desenvolvimento musical de estudantes do 1º ciclo do curso de educação musical, voltado para o atendimento de crianças de 6 a 8 anos. Nesse ciclo, as crianças são introduzidas ao mundo dos estudos musicais e necessitam de todo o suporte para que se sintam confortáveis. Muitas vezes a falta de conhecimentos musicais dos pais impossibilita o apoio aos filhos, que acabam ficando desmotivados e, muitas vezes, chegam até a trancar seus cursos. Neste artigo são apresentados os resultados da pesquisa que inclui a condução de entrevistas, realização de atividades no ambiente educativo virtual e a análise de relatórios de acesso dos participantes, fornecidos pela própria plataforma EaD. Como resultado, verificou-se que essa ferramenta pode contribuir significativamente na aproximação dos pais no acompanhamento dos aprendentes em suas atividades musicais e por consequência na motivação e na aprendizagem dos estudantes. Além disso, constatamos crescimento nos indicadores de proficiência musical dos alunos por meio da avaliação de habilidades e competências específicas, bem como uma sensível redução na evasão. PALAVRAS-CHAVE: ambientes virtuais de aprendizagem; musicalização infantil; recursos tecnológicos didáticos; família e escola.   ABSTRACT: This paper describes a case study that was developed in a public music school in the state of Minas Gerais. The research aimed at assessing the use of the Moodle platform to approach parents in the musical development of students from the 1st cycle of the music education course, aimed at attending children from 6 to 8 years old. In this cycle, children are introduced to the world of music studies and need all the support to make them feel comfortable. Often, the parents' lack of musical knowledge makes it impossible to support their children, who become unmotivated and often even lock up their courses. This article presents the results of the research that includes conducting interviews, conducting activities in the virtual educational environment and analyzing access reports of participants, provided by the e-learning platform itself. As a result, it was found that this tool can contribute significantly in bringing parents closer to the learners' accompaniment in their musical activities and consequently in students’ motivation and learning. In addition, we found growth in students' musical proficiency indicators through the assessment of specific skills and competences, as well as a marked reduction in dropout. KEYWORDS: virtual learning environments; children's musicalization; didactic technological resources; family and school.
id UFMG-9_d221b5d2ee64e6939a73ca537877f76a
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/16855
network_acronym_str UFMG-9
network_name_str Texto livre
repository_id_str
spelling The use of technological resources and music language in approaching parents and children: an experience in the 1st cycle of musical educationO uso de recursos tecnológicos e linguagem musical na aproximação de pais e filhos: uma experiência no 1º ciclo de educação musical ambientes virtuais de aprendizagemmusicalização infantilrecursos tecnológicos didáticosfamília e escolaRESUMO: O presente artigo descreve um estudo de caso que foi desenvolvido em uma escola pública de música do Estado de Minas Gerais. A pesquisa teve como objetivo avaliar o uso do ambiente virtual de Aprendizagem Moodle na aproximação dos pais no desenvolvimento musical de estudantes do 1º ciclo do curso de educação musical, voltado para o atendimento de crianças de 6 a 8 anos. Nesse ciclo, as crianças são introduzidas ao mundo dos estudos musicais e necessitam de todo o suporte para que se sintam confortáveis. Muitas vezes a falta de conhecimentos musicais dos pais impossibilita o apoio aos filhos, que acabam ficando desmotivados e, muitas vezes, chegam até a trancar seus cursos. Neste artigo são apresentados os resultados da pesquisa que inclui a condução de entrevistas, realização de atividades no ambiente educativo virtual e a análise de relatórios de acesso dos participantes, fornecidos pela própria plataforma EaD. Como resultado, verificou-se que essa ferramenta pode contribuir significativamente na aproximação dos pais no acompanhamento dos aprendentes em suas atividades musicais e por consequência na motivação e na aprendizagem dos estudantes. Além disso, constatamos crescimento nos indicadores de proficiência musical dos alunos por meio da avaliação de habilidades e competências específicas, bem como uma sensível redução na evasão. PALAVRAS-CHAVE: ambientes virtuais de aprendizagem; musicalização infantil; recursos tecnológicos didáticos; família e escola.   ABSTRACT: This paper describes a case study that was developed in a public music school in the state of Minas Gerais. The research aimed at assessing the use of the Moodle platform to approach parents in the musical development of students from the 1st cycle of the music education course, aimed at attending children from 6 to 8 years old. In this cycle, children are introduced to the world of music studies and need all the support to make them feel comfortable. Often, the parents' lack of musical knowledge makes it impossible to support their children, who become unmotivated and often even lock up their courses. This article presents the results of the research that includes conducting interviews, conducting activities in the virtual educational environment and analyzing access reports of participants, provided by the e-learning platform itself. As a result, it was found that this tool can contribute significantly in bringing parents closer to the learners' accompaniment in their musical activities and consequently in students’ motivation and learning. In addition, we found growth in students' musical proficiency indicators through the assessment of specific skills and competences, as well as a marked reduction in dropout. KEYWORDS: virtual learning environments; children's musicalization; didactic technological resources; family and school.Universidade Federal de Minas Gerais2019-09-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/1685510.17851/1983-3652.12.3.37-48Texto Livre; Vol. 12 No. 3 (2019): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 37-48Texto Livre; Vol. 12 Núm. 3 (2019): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 37-48Texto Livre; Vol. 12 No 3 (2019): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 37-48Texto Livre; v. 12 n. 3 (2019): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 37-481983-3652reponame:Texto livreinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16855/13616Copyright (c) 2019 Texto Livre: Linguagem e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessOscar, Sergio Candido dedos Santos Gomes, Celso Augusto2020-07-24T12:51:31Zoai:periodicos.ufmg.br:article/16855Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivrePUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/oairevistatextolivre@letras.ufmg.br1983-36521983-3652opendoar:2020-07-24T12:51:31Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv The use of technological resources and music language in approaching parents and children: an experience in the 1st cycle of musical education
O uso de recursos tecnológicos e linguagem musical na aproximação de pais e filhos: uma experiência no 1º ciclo de educação musical
title The use of technological resources and music language in approaching parents and children: an experience in the 1st cycle of musical education
spellingShingle The use of technological resources and music language in approaching parents and children: an experience in the 1st cycle of musical education
Oscar, Sergio Candido de
ambientes virtuais de aprendizagem
musicalização infantil
recursos tecnológicos didáticos
família e escola
title_short The use of technological resources and music language in approaching parents and children: an experience in the 1st cycle of musical education
title_full The use of technological resources and music language in approaching parents and children: an experience in the 1st cycle of musical education
title_fullStr The use of technological resources and music language in approaching parents and children: an experience in the 1st cycle of musical education
title_full_unstemmed The use of technological resources and music language in approaching parents and children: an experience in the 1st cycle of musical education
title_sort The use of technological resources and music language in approaching parents and children: an experience in the 1st cycle of musical education
author Oscar, Sergio Candido de
author_facet Oscar, Sergio Candido de
dos Santos Gomes, Celso Augusto
author_role author
author2 dos Santos Gomes, Celso Augusto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oscar, Sergio Candido de
dos Santos Gomes, Celso Augusto
dc.subject.por.fl_str_mv ambientes virtuais de aprendizagem
musicalização infantil
recursos tecnológicos didáticos
família e escola
topic ambientes virtuais de aprendizagem
musicalização infantil
recursos tecnológicos didáticos
família e escola
description RESUMO: O presente artigo descreve um estudo de caso que foi desenvolvido em uma escola pública de música do Estado de Minas Gerais. A pesquisa teve como objetivo avaliar o uso do ambiente virtual de Aprendizagem Moodle na aproximação dos pais no desenvolvimento musical de estudantes do 1º ciclo do curso de educação musical, voltado para o atendimento de crianças de 6 a 8 anos. Nesse ciclo, as crianças são introduzidas ao mundo dos estudos musicais e necessitam de todo o suporte para que se sintam confortáveis. Muitas vezes a falta de conhecimentos musicais dos pais impossibilita o apoio aos filhos, que acabam ficando desmotivados e, muitas vezes, chegam até a trancar seus cursos. Neste artigo são apresentados os resultados da pesquisa que inclui a condução de entrevistas, realização de atividades no ambiente educativo virtual e a análise de relatórios de acesso dos participantes, fornecidos pela própria plataforma EaD. Como resultado, verificou-se que essa ferramenta pode contribuir significativamente na aproximação dos pais no acompanhamento dos aprendentes em suas atividades musicais e por consequência na motivação e na aprendizagem dos estudantes. Além disso, constatamos crescimento nos indicadores de proficiência musical dos alunos por meio da avaliação de habilidades e competências específicas, bem como uma sensível redução na evasão. PALAVRAS-CHAVE: ambientes virtuais de aprendizagem; musicalização infantil; recursos tecnológicos didáticos; família e escola.   ABSTRACT: This paper describes a case study that was developed in a public music school in the state of Minas Gerais. The research aimed at assessing the use of the Moodle platform to approach parents in the musical development of students from the 1st cycle of the music education course, aimed at attending children from 6 to 8 years old. In this cycle, children are introduced to the world of music studies and need all the support to make them feel comfortable. Often, the parents' lack of musical knowledge makes it impossible to support their children, who become unmotivated and often even lock up their courses. This article presents the results of the research that includes conducting interviews, conducting activities in the virtual educational environment and analyzing access reports of participants, provided by the e-learning platform itself. As a result, it was found that this tool can contribute significantly in bringing parents closer to the learners' accompaniment in their musical activities and consequently in students’ motivation and learning. In addition, we found growth in students' musical proficiency indicators through the assessment of specific skills and competences, as well as a marked reduction in dropout. KEYWORDS: virtual learning environments; children's musicalization; didactic technological resources; family and school.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16855
10.17851/1983-3652.12.3.37-48
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16855
identifier_str_mv 10.17851/1983-3652.12.3.37-48
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16855/13616
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Texto Livre; Vol. 12 No. 3 (2019): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 37-48
Texto Livre; Vol. 12 Núm. 3 (2019): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 37-48
Texto Livre; Vol. 12 No 3 (2019): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 37-48
Texto Livre; v. 12 n. 3 (2019): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 37-48
1983-3652
reponame:Texto livre
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Texto livre
collection Texto livre
repository.name.fl_str_mv Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistatextolivre@letras.ufmg.br
_version_ 1799711142869729280