The use of technological resources and music language in approaching parents and children: an experience in the 1st cycle of musical education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Texto livre |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16855 |
Resumo: | RESUMO: O presente artigo descreve um estudo de caso que foi desenvolvido em uma escola pública de música do Estado de Minas Gerais. A pesquisa teve como objetivo avaliar o uso do ambiente virtual de Aprendizagem Moodle na aproximação dos pais no desenvolvimento musical de estudantes do 1º ciclo do curso de educação musical, voltado para o atendimento de crianças de 6 a 8 anos. Nesse ciclo, as crianças são introduzidas ao mundo dos estudos musicais e necessitam de todo o suporte para que se sintam confortáveis. Muitas vezes a falta de conhecimentos musicais dos pais impossibilita o apoio aos filhos, que acabam ficando desmotivados e, muitas vezes, chegam até a trancar seus cursos. Neste artigo são apresentados os resultados da pesquisa que inclui a condução de entrevistas, realização de atividades no ambiente educativo virtual e a análise de relatórios de acesso dos participantes, fornecidos pela própria plataforma EaD. Como resultado, verificou-se que essa ferramenta pode contribuir significativamente na aproximação dos pais no acompanhamento dos aprendentes em suas atividades musicais e por consequência na motivação e na aprendizagem dos estudantes. Além disso, constatamos crescimento nos indicadores de proficiência musical dos alunos por meio da avaliação de habilidades e competências específicas, bem como uma sensível redução na evasão. PALAVRAS-CHAVE: ambientes virtuais de aprendizagem; musicalização infantil; recursos tecnológicos didáticos; família e escola. ABSTRACT: This paper describes a case study that was developed in a public music school in the state of Minas Gerais. The research aimed at assessing the use of the Moodle platform to approach parents in the musical development of students from the 1st cycle of the music education course, aimed at attending children from 6 to 8 years old. In this cycle, children are introduced to the world of music studies and need all the support to make them feel comfortable. Often, the parents' lack of musical knowledge makes it impossible to support their children, who become unmotivated and often even lock up their courses. This article presents the results of the research that includes conducting interviews, conducting activities in the virtual educational environment and analyzing access reports of participants, provided by the e-learning platform itself. As a result, it was found that this tool can contribute significantly in bringing parents closer to the learners' accompaniment in their musical activities and consequently in students’ motivation and learning. In addition, we found growth in students' musical proficiency indicators through the assessment of specific skills and competences, as well as a marked reduction in dropout. KEYWORDS: virtual learning environments; children's musicalization; didactic technological resources; family and school. |
id |
UFMG-9_d221b5d2ee64e6939a73ca537877f76a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/16855 |
network_acronym_str |
UFMG-9 |
network_name_str |
Texto livre |
repository_id_str |
|
spelling |
The use of technological resources and music language in approaching parents and children: an experience in the 1st cycle of musical educationO uso de recursos tecnológicos e linguagem musical na aproximação de pais e filhos: uma experiência no 1º ciclo de educação musical ambientes virtuais de aprendizagemmusicalização infantilrecursos tecnológicos didáticosfamília e escolaRESUMO: O presente artigo descreve um estudo de caso que foi desenvolvido em uma escola pública de música do Estado de Minas Gerais. A pesquisa teve como objetivo avaliar o uso do ambiente virtual de Aprendizagem Moodle na aproximação dos pais no desenvolvimento musical de estudantes do 1º ciclo do curso de educação musical, voltado para o atendimento de crianças de 6 a 8 anos. Nesse ciclo, as crianças são introduzidas ao mundo dos estudos musicais e necessitam de todo o suporte para que se sintam confortáveis. Muitas vezes a falta de conhecimentos musicais dos pais impossibilita o apoio aos filhos, que acabam ficando desmotivados e, muitas vezes, chegam até a trancar seus cursos. Neste artigo são apresentados os resultados da pesquisa que inclui a condução de entrevistas, realização de atividades no ambiente educativo virtual e a análise de relatórios de acesso dos participantes, fornecidos pela própria plataforma EaD. Como resultado, verificou-se que essa ferramenta pode contribuir significativamente na aproximação dos pais no acompanhamento dos aprendentes em suas atividades musicais e por consequência na motivação e na aprendizagem dos estudantes. Além disso, constatamos crescimento nos indicadores de proficiência musical dos alunos por meio da avaliação de habilidades e competências específicas, bem como uma sensível redução na evasão. PALAVRAS-CHAVE: ambientes virtuais de aprendizagem; musicalização infantil; recursos tecnológicos didáticos; família e escola. ABSTRACT: This paper describes a case study that was developed in a public music school in the state of Minas Gerais. The research aimed at assessing the use of the Moodle platform to approach parents in the musical development of students from the 1st cycle of the music education course, aimed at attending children from 6 to 8 years old. In this cycle, children are introduced to the world of music studies and need all the support to make them feel comfortable. Often, the parents' lack of musical knowledge makes it impossible to support their children, who become unmotivated and often even lock up their courses. This article presents the results of the research that includes conducting interviews, conducting activities in the virtual educational environment and analyzing access reports of participants, provided by the e-learning platform itself. As a result, it was found that this tool can contribute significantly in bringing parents closer to the learners' accompaniment in their musical activities and consequently in students’ motivation and learning. In addition, we found growth in students' musical proficiency indicators through the assessment of specific skills and competences, as well as a marked reduction in dropout. KEYWORDS: virtual learning environments; children's musicalization; didactic technological resources; family and school.Universidade Federal de Minas Gerais2019-09-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/1685510.17851/1983-3652.12.3.37-48Texto Livre; Vol. 12 No. 3 (2019): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 37-48Texto Livre; Vol. 12 Núm. 3 (2019): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 37-48Texto Livre; Vol. 12 No 3 (2019): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 37-48Texto Livre; v. 12 n. 3 (2019): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 37-481983-3652reponame:Texto livreinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16855/13616Copyright (c) 2019 Texto Livre: Linguagem e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessOscar, Sergio Candido dedos Santos Gomes, Celso Augusto2020-07-24T12:51:31Zoai:periodicos.ufmg.br:article/16855Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivrePUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/oairevistatextolivre@letras.ufmg.br1983-36521983-3652opendoar:2020-07-24T12:51:31Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
The use of technological resources and music language in approaching parents and children: an experience in the 1st cycle of musical education O uso de recursos tecnológicos e linguagem musical na aproximação de pais e filhos: uma experiência no 1º ciclo de educação musical |
title |
The use of technological resources and music language in approaching parents and children: an experience in the 1st cycle of musical education |
spellingShingle |
The use of technological resources and music language in approaching parents and children: an experience in the 1st cycle of musical education Oscar, Sergio Candido de ambientes virtuais de aprendizagem musicalização infantil recursos tecnológicos didáticos família e escola |
title_short |
The use of technological resources and music language in approaching parents and children: an experience in the 1st cycle of musical education |
title_full |
The use of technological resources and music language in approaching parents and children: an experience in the 1st cycle of musical education |
title_fullStr |
The use of technological resources and music language in approaching parents and children: an experience in the 1st cycle of musical education |
title_full_unstemmed |
The use of technological resources and music language in approaching parents and children: an experience in the 1st cycle of musical education |
title_sort |
The use of technological resources and music language in approaching parents and children: an experience in the 1st cycle of musical education |
author |
Oscar, Sergio Candido de |
author_facet |
Oscar, Sergio Candido de dos Santos Gomes, Celso Augusto |
author_role |
author |
author2 |
dos Santos Gomes, Celso Augusto |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oscar, Sergio Candido de dos Santos Gomes, Celso Augusto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ambientes virtuais de aprendizagem musicalização infantil recursos tecnológicos didáticos família e escola |
topic |
ambientes virtuais de aprendizagem musicalização infantil recursos tecnológicos didáticos família e escola |
description |
RESUMO: O presente artigo descreve um estudo de caso que foi desenvolvido em uma escola pública de música do Estado de Minas Gerais. A pesquisa teve como objetivo avaliar o uso do ambiente virtual de Aprendizagem Moodle na aproximação dos pais no desenvolvimento musical de estudantes do 1º ciclo do curso de educação musical, voltado para o atendimento de crianças de 6 a 8 anos. Nesse ciclo, as crianças são introduzidas ao mundo dos estudos musicais e necessitam de todo o suporte para que se sintam confortáveis. Muitas vezes a falta de conhecimentos musicais dos pais impossibilita o apoio aos filhos, que acabam ficando desmotivados e, muitas vezes, chegam até a trancar seus cursos. Neste artigo são apresentados os resultados da pesquisa que inclui a condução de entrevistas, realização de atividades no ambiente educativo virtual e a análise de relatórios de acesso dos participantes, fornecidos pela própria plataforma EaD. Como resultado, verificou-se que essa ferramenta pode contribuir significativamente na aproximação dos pais no acompanhamento dos aprendentes em suas atividades musicais e por consequência na motivação e na aprendizagem dos estudantes. Além disso, constatamos crescimento nos indicadores de proficiência musical dos alunos por meio da avaliação de habilidades e competências específicas, bem como uma sensível redução na evasão. PALAVRAS-CHAVE: ambientes virtuais de aprendizagem; musicalização infantil; recursos tecnológicos didáticos; família e escola. ABSTRACT: This paper describes a case study that was developed in a public music school in the state of Minas Gerais. The research aimed at assessing the use of the Moodle platform to approach parents in the musical development of students from the 1st cycle of the music education course, aimed at attending children from 6 to 8 years old. In this cycle, children are introduced to the world of music studies and need all the support to make them feel comfortable. Often, the parents' lack of musical knowledge makes it impossible to support their children, who become unmotivated and often even lock up their courses. This article presents the results of the research that includes conducting interviews, conducting activities in the virtual educational environment and analyzing access reports of participants, provided by the e-learning platform itself. As a result, it was found that this tool can contribute significantly in bringing parents closer to the learners' accompaniment in their musical activities and consequently in students’ motivation and learning. In addition, we found growth in students' musical proficiency indicators through the assessment of specific skills and competences, as well as a marked reduction in dropout. KEYWORDS: virtual learning environments; children's musicalization; didactic technological resources; family and school. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16855 10.17851/1983-3652.12.3.37-48 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16855 |
identifier_str_mv |
10.17851/1983-3652.12.3.37-48 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16855/13616 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Texto Livre; Vol. 12 No. 3 (2019): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 37-48 Texto Livre; Vol. 12 Núm. 3 (2019): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 37-48 Texto Livre; Vol. 12 No 3 (2019): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 37-48 Texto Livre; v. 12 n. 3 (2019): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 37-48 1983-3652 reponame:Texto livre instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Texto livre |
collection |
Texto livre |
repository.name.fl_str_mv |
Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistatextolivre@letras.ufmg.br |
_version_ |
1799711142869729280 |