Twitter como possível alternativa para o ensino de língua portuguesa
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Texto livre |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16654 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo apontar para a importância do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), principalmente da ferramenta Twitter, envolvendo o conceito de redes sociais para o ensino-aprendizagem dentro do contexto acadêmico. Por ser um serviço que permite a postagem de apenas 140 caracteres por vez, a ferramenta Twitter leva seus usuários a escreverem suas informações de forma compacta, considerando o significado das mesmas. Com isso, é possível observar uma internet capaz de lidar com contextos e interpretações, uma vez que aferramenta poderá contribuir para o desenvolvimento linguístico do aluno, possibilitando o desenvolvimento de competências de leitura, produção textual e compreensão linguística nos mais diversos contextos em que estiverem inseridos. Como metodologia, foram aplicados questionários em uma escola pública da cidade de Campos dos Goytacazes/RJ, em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental. Os dados coletados mostraram que os alunos entendem a importância das TICs e das redes sociais para a pesquisa escolar, bem como sobre a aplicação dos mesmos na aprendizagem e na busca de informações ou de conhecimentos. Dessa forma, acreditamos que, ao utilizar esta nova ferramenta, o aluno terá acesso aos mais diversos tipos de textos, assim como escrever mensagens, conversar, pesquisar e produzir trabalhos solicitados pelos professores, divulgar opiniões, enfim, desenvolver as habilidades de leitura, compreensão e escrita, desde outras perspectivas. |
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