O Twitter como recurso didático em aulas de Língua Portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves Novais Souza, Adriana
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/673
Resumo: Com a expansão das tecnologias e a facilidade de acesso ao meio virtual, observa-se uma crescente dificuldade entre os jovens em acompanhar as práticas de ensino tradicionais, distantes de seu contexto social, no qual as tecnologias exercem influente papel. Diante dessa realidade, o artigo objetiva analisar a utilização das redes sociais online como recurso didático em aulas de Língua Portuguesa, apresentando os resultados de uma prática de produção textual utilizando o Twitter, realizada com alunos do ensino fundamental de uma escola da rede pública de Sergipe. A pesquisa evidenciou as relações de interação e colaboração que emergem das trocas existentes nas redes sociais, a surpresa dos alunos diante da utilização de recursos virtuais como ferramenta de ensino, provocando novos olhares sobre a prática pedagógica.
id UNIT-2_98e8dbe944737287076c60d46240481f
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/673
network_acronym_str UNIT-2
network_name_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository_id_str
spelling O Twitter como recurso didático em aulas de Língua PortuguesaRede social. Twitter. Língua Portuguesa. Concisão textualCom a expansão das tecnologias e a facilidade de acesso ao meio virtual, observa-se uma crescente dificuldade entre os jovens em acompanhar as práticas de ensino tradicionais, distantes de seu contexto social, no qual as tecnologias exercem influente papel. Diante dessa realidade, o artigo objetiva analisar a utilização das redes sociais online como recurso didático em aulas de Língua Portuguesa, apresentando os resultados de uma prática de produção textual utilizando o Twitter, realizada com alunos do ensino fundamental de uma escola da rede pública de Sergipe. A pesquisa evidenciou as relações de interação e colaboração que emergem das trocas existentes nas redes sociais, a surpresa dos alunos diante da utilização de recursos virtuais como ferramenta de ensino, provocando novos olhares sobre a prática pedagógica.Editora Universitária Tiradentes2013-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionartigoapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/67310.17564/2316-3828.2013v1n3p85-95EDUCAÇÃO; v. 1 n. 3 (2013); 85-952316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2013v1n3reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/673/413Alves Novais Souza, Adrianainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-08T14:07:21Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/673Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:07:49.981835Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv O Twitter como recurso didático em aulas de Língua Portuguesa
title O Twitter como recurso didático em aulas de Língua Portuguesa
spellingShingle O Twitter como recurso didático em aulas de Língua Portuguesa
Alves Novais Souza, Adriana
Rede social. Twitter. Língua Portuguesa. Concisão textual
title_short O Twitter como recurso didático em aulas de Língua Portuguesa
title_full O Twitter como recurso didático em aulas de Língua Portuguesa
title_fullStr O Twitter como recurso didático em aulas de Língua Portuguesa
title_full_unstemmed O Twitter como recurso didático em aulas de Língua Portuguesa
title_sort O Twitter como recurso didático em aulas de Língua Portuguesa
author Alves Novais Souza, Adriana
author_facet Alves Novais Souza, Adriana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves Novais Souza, Adriana
dc.subject.por.fl_str_mv Rede social. Twitter. Língua Portuguesa. Concisão textual
topic Rede social. Twitter. Língua Portuguesa. Concisão textual
description Com a expansão das tecnologias e a facilidade de acesso ao meio virtual, observa-se uma crescente dificuldade entre os jovens em acompanhar as práticas de ensino tradicionais, distantes de seu contexto social, no qual as tecnologias exercem influente papel. Diante dessa realidade, o artigo objetiva analisar a utilização das redes sociais online como recurso didático em aulas de Língua Portuguesa, apresentando os resultados de uma prática de produção textual utilizando o Twitter, realizada com alunos do ensino fundamental de uma escola da rede pública de Sergipe. A pesquisa evidenciou as relações de interação e colaboração que emergem das trocas existentes nas redes sociais, a surpresa dos alunos diante da utilização de recursos virtuais como ferramenta de ensino, provocando novos olhares sobre a prática pedagógica.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
artigo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/673
10.17564/2316-3828.2013v1n3p85-95
url https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/673
identifier_str_mv 10.17564/2316-3828.2013v1n3p85-95
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/673/413
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO; v. 1 n. 3 (2013); 85-95
2316-3828
2316-333X
10.17564/2316-3828.2013v1n3
reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
collection Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv ||crismporto@gmail.com
_version_ 1800220612863459328