O Twitter como recurso didático em aulas de Língua Portuguesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/673 |
Resumo: | Com a expansão das tecnologias e a facilidade de acesso ao meio virtual, observa-se uma crescente dificuldade entre os jovens em acompanhar as práticas de ensino tradicionais, distantes de seu contexto social, no qual as tecnologias exercem influente papel. Diante dessa realidade, o artigo objetiva analisar a utilização das redes sociais online como recurso didático em aulas de Língua Portuguesa, apresentando os resultados de uma prática de produção textual utilizando o Twitter, realizada com alunos do ensino fundamental de uma escola da rede pública de Sergipe. A pesquisa evidenciou as relações de interação e colaboração que emergem das trocas existentes nas redes sociais, a surpresa dos alunos diante da utilização de recursos virtuais como ferramenta de ensino, provocando novos olhares sobre a prática pedagógica. |
id |
UNIT-2_98e8dbe944737287076c60d46240481f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/673 |
network_acronym_str |
UNIT-2 |
network_name_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O Twitter como recurso didático em aulas de Língua PortuguesaRede social. Twitter. Língua Portuguesa. Concisão textualCom a expansão das tecnologias e a facilidade de acesso ao meio virtual, observa-se uma crescente dificuldade entre os jovens em acompanhar as práticas de ensino tradicionais, distantes de seu contexto social, no qual as tecnologias exercem influente papel. Diante dessa realidade, o artigo objetiva analisar a utilização das redes sociais online como recurso didático em aulas de Língua Portuguesa, apresentando os resultados de uma prática de produção textual utilizando o Twitter, realizada com alunos do ensino fundamental de uma escola da rede pública de Sergipe. A pesquisa evidenciou as relações de interação e colaboração que emergem das trocas existentes nas redes sociais, a surpresa dos alunos diante da utilização de recursos virtuais como ferramenta de ensino, provocando novos olhares sobre a prática pedagógica.Editora Universitária Tiradentes2013-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionartigoapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/67310.17564/2316-3828.2013v1n3p85-95EDUCAÇÃO; v. 1 n. 3 (2013); 85-952316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2013v1n3reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/673/413Alves Novais Souza, Adrianainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-08T14:07:21Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/673Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:07:49.981835Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Twitter como recurso didático em aulas de Língua Portuguesa |
title |
O Twitter como recurso didático em aulas de Língua Portuguesa |
spellingShingle |
O Twitter como recurso didático em aulas de Língua Portuguesa Alves Novais Souza, Adriana Rede social. Twitter. Língua Portuguesa. Concisão textual |
title_short |
O Twitter como recurso didático em aulas de Língua Portuguesa |
title_full |
O Twitter como recurso didático em aulas de Língua Portuguesa |
title_fullStr |
O Twitter como recurso didático em aulas de Língua Portuguesa |
title_full_unstemmed |
O Twitter como recurso didático em aulas de Língua Portuguesa |
title_sort |
O Twitter como recurso didático em aulas de Língua Portuguesa |
author |
Alves Novais Souza, Adriana |
author_facet |
Alves Novais Souza, Adriana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves Novais Souza, Adriana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Rede social. Twitter. Língua Portuguesa. Concisão textual |
topic |
Rede social. Twitter. Língua Portuguesa. Concisão textual |
description |
Com a expansão das tecnologias e a facilidade de acesso ao meio virtual, observa-se uma crescente dificuldade entre os jovens em acompanhar as práticas de ensino tradicionais, distantes de seu contexto social, no qual as tecnologias exercem influente papel. Diante dessa realidade, o artigo objetiva analisar a utilização das redes sociais online como recurso didático em aulas de Língua Portuguesa, apresentando os resultados de uma prática de produção textual utilizando o Twitter, realizada com alunos do ensino fundamental de uma escola da rede pública de Sergipe. A pesquisa evidenciou as relações de interação e colaboração que emergem das trocas existentes nas redes sociais, a surpresa dos alunos diante da utilização de recursos virtuais como ferramenta de ensino, provocando novos olhares sobre a prática pedagógica. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion artigo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/673 10.17564/2316-3828.2013v1n3p85-95 |
url |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/673 |
identifier_str_mv |
10.17564/2316-3828.2013v1n3p85-95 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/673/413 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO; v. 1 n. 3 (2013); 85-95 2316-3828 2316-333X 10.17564/2316-3828.2013v1n3 reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online) instname:Universidade Tiradentes (UNIT) instacron:UNIT |
instname_str |
Universidade Tiradentes (UNIT) |
instacron_str |
UNIT |
institution |
UNIT |
reponame_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
collection |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||crismporto@gmail.com |
_version_ |
1800220612863459328 |