Pokémon Go: discussing devices and the pedagogy of electronic games

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bes Oliveira, Pablo Rodrigo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Texto livre
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16761
Resumo: RESUMO: Este artigo analisa os jogos eletrônicos, sobretudo aqueles online, que têm sido utilizados de forma generalizada por pessoas de todas as faixas etárias. Entendemos existir um dispositivo pedagógico da mídia que envolve alguns desses jogos, mais especificamente o aplicativo conhecido como Pokémon GO. Desvelar quais são os conceitos que podem estar sendo ensinados através desse aplicativo e qual a visão de mundo esse jogo retrata traduzem os objetivos de tal estudo, uma vez que se entende que alguns jogos eletrônicos podem valer-se de uma pedagogia em sua constituição. Como material empírico de pesquisa, foram analisadas práticas discursivas e não discursivas, sendo que o corpus da investigação é formado pelo site oficial do jogo no Brasil, páginas do aplicativo em rede social e canais de youtubers. Da mesma forma, o autor mergulhou no universo do jogo, como player, pelo período de trinta dias. São utilizados para a análise teórica autores das áreas dos estudos culturais em educação e da tecnologia, como Bauman (1997), Harvey (2011), Foucault (2000), Fischer (2002), Lipovetsky (2006), Murray (2003), Narodowski (2013), Salen e Zimmerman (2003), Santaella (2003), Carvalho (2006), entre outros. Ficou caracterizado através da experiência empírica do autor e das análises do corpus investigativo que o jogo possui uma visão de mundo, implícita em suas práticas, que se aproxima do consumo e o incentiva, bem como endossa/induz e propõe a seus participantes que sigam essa lógica típica da sociedade pós-moderna.PALAVRAS-CHAVE: Pokémon Go; pedagogias culturais; dispositivo; consumo.ABSTRACT: This article analyzes electronic games, especially those online ones, that have been widely used by people of all age groups. We understand there is a media pedagogical device that involves some of these games, specifically the application known as Pokémon GO. Unveiling what the concepts that may have been taught through this application are and what world view this game portrays, translates the objectives of such a study, since it is understood that some electronic games can use a pedagogy in its constitution. As empirical research material, discursive and non-discursive practices were analyzed, and the research corpus is formed by the official game site in Brazil, social network pages of the application and channels of youtubers. In the same way, the author immersed himself in the universe of the game, as a player for the period of thirty days. Authors from the fields of cultural studies in education and technology, such as Bauman (1997), Harvey (2011), Foucault (2000), Fischer (2002), Lipovetsky (2006), Murray (2003), Narodowski (2013), Salen e Zimmerman (2003), Santaella (2003), Carvalho (2006), among others, are used for theoretical analysis. It was characterized by the empirical experience of the author and the analysis of the investigative corpus that the game has an implicit world view of its practices, which approximates and favors the consumption incentive, as well as endorses/proposes to its participants to follow this Logic typical of postmodern society.KEYWORDS: Pokémon Go; cultural pedagogies; device; consumption.
id UFMG-9_e1f4ab5a60d92af1f35625a7ac228631
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/16761
network_acronym_str UFMG-9
network_name_str Texto livre
repository_id_str
spelling Pokémon Go: discussing devices and the pedagogy of electronic gamesPokémon GO: discutindo Dispositivos e a pedagogia dos jogos eletrônicos Pokémon GOpedagogias culturaisdispositivoconsumoRESUMO: Este artigo analisa os jogos eletrônicos, sobretudo aqueles online, que têm sido utilizados de forma generalizada por pessoas de todas as faixas etárias. Entendemos existir um dispositivo pedagógico da mídia que envolve alguns desses jogos, mais especificamente o aplicativo conhecido como Pokémon GO. Desvelar quais são os conceitos que podem estar sendo ensinados através desse aplicativo e qual a visão de mundo esse jogo retrata traduzem os objetivos de tal estudo, uma vez que se entende que alguns jogos eletrônicos podem valer-se de uma pedagogia em sua constituição. Como material empírico de pesquisa, foram analisadas práticas discursivas e não discursivas, sendo que o corpus da investigação é formado pelo site oficial do jogo no Brasil, páginas do aplicativo em rede social e canais de youtubers. Da mesma forma, o autor mergulhou no universo do jogo, como player, pelo período de trinta dias. São utilizados para a análise teórica autores das áreas dos estudos culturais em educação e da tecnologia, como Bauman (1997), Harvey (2011), Foucault (2000), Fischer (2002), Lipovetsky (2006), Murray (2003), Narodowski (2013), Salen e Zimmerman (2003), Santaella (2003), Carvalho (2006), entre outros. Ficou caracterizado através da experiência empírica do autor e das análises do corpus investigativo que o jogo possui uma visão de mundo, implícita em suas práticas, que se aproxima do consumo e o incentiva, bem como endossa/induz e propõe a seus participantes que sigam essa lógica típica da sociedade pós-moderna.PALAVRAS-CHAVE: Pokémon Go; pedagogias culturais; dispositivo; consumo.ABSTRACT: This article analyzes electronic games, especially those online ones, that have been widely used by people of all age groups. We understand there is a media pedagogical device that involves some of these games, specifically the application known as Pokémon GO. Unveiling what the concepts that may have been taught through this application are and what world view this game portrays, translates the objectives of such a study, since it is understood that some electronic games can use a pedagogy in its constitution. As empirical research material, discursive and non-discursive practices were analyzed, and the research corpus is formed by the official game site in Brazil, social network pages of the application and channels of youtubers. In the same way, the author immersed himself in the universe of the game, as a player for the period of thirty days. Authors from the fields of cultural studies in education and technology, such as Bauman (1997), Harvey (2011), Foucault (2000), Fischer (2002), Lipovetsky (2006), Murray (2003), Narodowski (2013), Salen e Zimmerman (2003), Santaella (2003), Carvalho (2006), among others, are used for theoretical analysis. It was characterized by the empirical experience of the author and the analysis of the investigative corpus that the game has an implicit world view of its practices, which approximates and favors the consumption incentive, as well as endorses/proposes to its participants to follow this Logic typical of postmodern society.KEYWORDS: Pokémon Go; cultural pedagogies; device; consumption.Universidade Federal de Minas Gerais2017-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/1676110.17851/1983-3652.10.2.50-65Texto Livre; Vol. 10 No. 2 (2017): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 50-65Texto Livre; Vol. 10 Núm. 2 (2017): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 50-65Texto Livre; Vol. 10 No 2 (2017): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 50-65Texto Livre; v. 10 n. 2 (2017): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 50-651983-3652reponame:Texto livreinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16761/13518Copyright (c) 2017 Texto Livre: Linguagem e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessBes Oliveira, Pablo Rodrigo2020-07-22T22:32:23Zoai:periodicos.ufmg.br:article/16761Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivrePUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/oairevistatextolivre@letras.ufmg.br1983-36521983-3652opendoar:2020-07-22T22:32:23Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Pokémon Go: discussing devices and the pedagogy of electronic games
Pokémon GO: discutindo Dispositivos e a pedagogia dos jogos eletrônicos
title Pokémon Go: discussing devices and the pedagogy of electronic games
spellingShingle Pokémon Go: discussing devices and the pedagogy of electronic games
Bes Oliveira, Pablo Rodrigo
Pokémon GO
pedagogias culturais
dispositivo
consumo
title_short Pokémon Go: discussing devices and the pedagogy of electronic games
title_full Pokémon Go: discussing devices and the pedagogy of electronic games
title_fullStr Pokémon Go: discussing devices and the pedagogy of electronic games
title_full_unstemmed Pokémon Go: discussing devices and the pedagogy of electronic games
title_sort Pokémon Go: discussing devices and the pedagogy of electronic games
author Bes Oliveira, Pablo Rodrigo
author_facet Bes Oliveira, Pablo Rodrigo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bes Oliveira, Pablo Rodrigo
dc.subject.por.fl_str_mv Pokémon GO
pedagogias culturais
dispositivo
consumo
topic Pokémon GO
pedagogias culturais
dispositivo
consumo
description RESUMO: Este artigo analisa os jogos eletrônicos, sobretudo aqueles online, que têm sido utilizados de forma generalizada por pessoas de todas as faixas etárias. Entendemos existir um dispositivo pedagógico da mídia que envolve alguns desses jogos, mais especificamente o aplicativo conhecido como Pokémon GO. Desvelar quais são os conceitos que podem estar sendo ensinados através desse aplicativo e qual a visão de mundo esse jogo retrata traduzem os objetivos de tal estudo, uma vez que se entende que alguns jogos eletrônicos podem valer-se de uma pedagogia em sua constituição. Como material empírico de pesquisa, foram analisadas práticas discursivas e não discursivas, sendo que o corpus da investigação é formado pelo site oficial do jogo no Brasil, páginas do aplicativo em rede social e canais de youtubers. Da mesma forma, o autor mergulhou no universo do jogo, como player, pelo período de trinta dias. São utilizados para a análise teórica autores das áreas dos estudos culturais em educação e da tecnologia, como Bauman (1997), Harvey (2011), Foucault (2000), Fischer (2002), Lipovetsky (2006), Murray (2003), Narodowski (2013), Salen e Zimmerman (2003), Santaella (2003), Carvalho (2006), entre outros. Ficou caracterizado através da experiência empírica do autor e das análises do corpus investigativo que o jogo possui uma visão de mundo, implícita em suas práticas, que se aproxima do consumo e o incentiva, bem como endossa/induz e propõe a seus participantes que sigam essa lógica típica da sociedade pós-moderna.PALAVRAS-CHAVE: Pokémon Go; pedagogias culturais; dispositivo; consumo.ABSTRACT: This article analyzes electronic games, especially those online ones, that have been widely used by people of all age groups. We understand there is a media pedagogical device that involves some of these games, specifically the application known as Pokémon GO. Unveiling what the concepts that may have been taught through this application are and what world view this game portrays, translates the objectives of such a study, since it is understood that some electronic games can use a pedagogy in its constitution. As empirical research material, discursive and non-discursive practices were analyzed, and the research corpus is formed by the official game site in Brazil, social network pages of the application and channels of youtubers. In the same way, the author immersed himself in the universe of the game, as a player for the period of thirty days. Authors from the fields of cultural studies in education and technology, such as Bauman (1997), Harvey (2011), Foucault (2000), Fischer (2002), Lipovetsky (2006), Murray (2003), Narodowski (2013), Salen e Zimmerman (2003), Santaella (2003), Carvalho (2006), among others, are used for theoretical analysis. It was characterized by the empirical experience of the author and the analysis of the investigative corpus that the game has an implicit world view of its practices, which approximates and favors the consumption incentive, as well as endorses/proposes to its participants to follow this Logic typical of postmodern society.KEYWORDS: Pokémon Go; cultural pedagogies; device; consumption.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16761
10.17851/1983-3652.10.2.50-65
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16761
identifier_str_mv 10.17851/1983-3652.10.2.50-65
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16761/13518
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Texto Livre; Vol. 10 No. 2 (2017): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 50-65
Texto Livre; Vol. 10 Núm. 2 (2017): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 50-65
Texto Livre; Vol. 10 No 2 (2017): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 50-65
Texto Livre; v. 10 n. 2 (2017): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 50-65
1983-3652
reponame:Texto livre
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Texto livre
collection Texto livre
repository.name.fl_str_mv Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistatextolivre@letras.ufmg.br
_version_ 1799711142322372608