Thematic field: possible organization of a children´s dictionary

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira Gonçalves, Sheila de Carvalho
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Texto livre
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16791
Resumo: RESUMO: Sabe-se que o processo de ensino-aprendizagem de língua na atualidade requer a inserção do aluno em práticas pedagógicas diversificadas, uma vez que a chamada era digital desencadeia uma série de mudanças na maneira de se construir o conhecimento. Nesse sentido, a utilização de novos recursos didáticos ganha espaço no contexto escolar, tais como os dicionários online. Este artigo tem por objetivo evidenciar a organização, a partir de campos temáticos, dos lexemas de nossa proposta de dicionário temático infantil online, DTI, em construção, especialmente desenvolvida para alunos que cursam do segundo ao quinto ano do ensino fundamental. A principal base teórica está alicerçada nos fundamentos da Lexicologia e da Lexicografia. Como resultado de nossas análises, defende-se que discussões dessa natureza podem contribuir com a criação e o aperfeiçoamento de obras cada vez mais funcionais, específicas e com um maior potencial para atender às necessidades de seu público-alvo. PALAVRAS-CHAVE: lexicologia; lexicografia; campo temático; dicionário online.   ABSTRACT: It is known that the current process of teaching and learning language requires the insertion of the student in diverse pedagogical practices since the so-called digital era triggers a series of changes in the way we build knowledge. In this sense, the use of new didactic resources gains space in the school context, such as online dictionaries. This article aims at demonstrating the organization, from thematic fields, of the lexemes of our proposal for an online thematic children's dictionary, TCD, under construction, specially developed for students who study from the second to fifth years of elementary education. The main theoretical basis are the foundations of Lexicology and Lexicography. As a result of our analysis, it is argued that discussions of this nature can contribute to the creation and improvement of works that are increasingly functional, specific and with greater potential to meet the needs of their target audience. KEYWORDS: lexicology, lexicography; thematic field; online dictionary.
id UFMG-9_e4f070cde9a45673771eadd9ad9780d1
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/16791
network_acronym_str UFMG-9
network_name_str Texto livre
repository_id_str
spelling Thematic field: possible organization of a children´s dictionaryCampo temático: possibilidade de organização de um dicionário infantil lexicologialexicografiacampo temáticodicionário onlineRESUMO: Sabe-se que o processo de ensino-aprendizagem de língua na atualidade requer a inserção do aluno em práticas pedagógicas diversificadas, uma vez que a chamada era digital desencadeia uma série de mudanças na maneira de se construir o conhecimento. Nesse sentido, a utilização de novos recursos didáticos ganha espaço no contexto escolar, tais como os dicionários online. Este artigo tem por objetivo evidenciar a organização, a partir de campos temáticos, dos lexemas de nossa proposta de dicionário temático infantil online, DTI, em construção, especialmente desenvolvida para alunos que cursam do segundo ao quinto ano do ensino fundamental. A principal base teórica está alicerçada nos fundamentos da Lexicologia e da Lexicografia. Como resultado de nossas análises, defende-se que discussões dessa natureza podem contribuir com a criação e o aperfeiçoamento de obras cada vez mais funcionais, específicas e com um maior potencial para atender às necessidades de seu público-alvo. PALAVRAS-CHAVE: lexicologia; lexicografia; campo temático; dicionário online.   ABSTRACT: It is known that the current process of teaching and learning language requires the insertion of the student in diverse pedagogical practices since the so-called digital era triggers a series of changes in the way we build knowledge. In this sense, the use of new didactic resources gains space in the school context, such as online dictionaries. This article aims at demonstrating the organization, from thematic fields, of the lexemes of our proposal for an online thematic children's dictionary, TCD, under construction, specially developed for students who study from the second to fifth years of elementary education. The main theoretical basis are the foundations of Lexicology and Lexicography. As a result of our analysis, it is argued that discussions of this nature can contribute to the creation and improvement of works that are increasingly functional, specific and with greater potential to meet the needs of their target audience. KEYWORDS: lexicology, lexicography; thematic field; online dictionary.Universidade Federal de Minas Gerais2018-07-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/1679110.17851/1983-3652.11.2.34-49Texto Livre; Vol. 11 No. 2 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 34-49Texto Livre; Vol. 11 Núm. 2 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 34-49Texto Livre; Vol. 11 No 2 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 34-49Texto Livre; v. 11 n. 2 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 34-491983-3652reponame:Texto livreinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16791/13552Copyright (c) 2018 Texto Livre: Linguagem e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira Gonçalves, Sheila de Carvalho2020-07-24T12:59:38Zoai:periodicos.ufmg.br:article/16791Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivrePUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/oairevistatextolivre@letras.ufmg.br1983-36521983-3652opendoar:2020-07-24T12:59:38Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Thematic field: possible organization of a children´s dictionary
Campo temático: possibilidade de organização de um dicionário infantil
title Thematic field: possible organization of a children´s dictionary
spellingShingle Thematic field: possible organization of a children´s dictionary
Pereira Gonçalves, Sheila de Carvalho
lexicologia
lexicografia
campo temático
dicionário online
title_short Thematic field: possible organization of a children´s dictionary
title_full Thematic field: possible organization of a children´s dictionary
title_fullStr Thematic field: possible organization of a children´s dictionary
title_full_unstemmed Thematic field: possible organization of a children´s dictionary
title_sort Thematic field: possible organization of a children´s dictionary
author Pereira Gonçalves, Sheila de Carvalho
author_facet Pereira Gonçalves, Sheila de Carvalho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira Gonçalves, Sheila de Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv lexicologia
lexicografia
campo temático
dicionário online
topic lexicologia
lexicografia
campo temático
dicionário online
description RESUMO: Sabe-se que o processo de ensino-aprendizagem de língua na atualidade requer a inserção do aluno em práticas pedagógicas diversificadas, uma vez que a chamada era digital desencadeia uma série de mudanças na maneira de se construir o conhecimento. Nesse sentido, a utilização de novos recursos didáticos ganha espaço no contexto escolar, tais como os dicionários online. Este artigo tem por objetivo evidenciar a organização, a partir de campos temáticos, dos lexemas de nossa proposta de dicionário temático infantil online, DTI, em construção, especialmente desenvolvida para alunos que cursam do segundo ao quinto ano do ensino fundamental. A principal base teórica está alicerçada nos fundamentos da Lexicologia e da Lexicografia. Como resultado de nossas análises, defende-se que discussões dessa natureza podem contribuir com a criação e o aperfeiçoamento de obras cada vez mais funcionais, específicas e com um maior potencial para atender às necessidades de seu público-alvo. PALAVRAS-CHAVE: lexicologia; lexicografia; campo temático; dicionário online.   ABSTRACT: It is known that the current process of teaching and learning language requires the insertion of the student in diverse pedagogical practices since the so-called digital era triggers a series of changes in the way we build knowledge. In this sense, the use of new didactic resources gains space in the school context, such as online dictionaries. This article aims at demonstrating the organization, from thematic fields, of the lexemes of our proposal for an online thematic children's dictionary, TCD, under construction, specially developed for students who study from the second to fifth years of elementary education. The main theoretical basis are the foundations of Lexicology and Lexicography. As a result of our analysis, it is argued that discussions of this nature can contribute to the creation and improvement of works that are increasingly functional, specific and with greater potential to meet the needs of their target audience. KEYWORDS: lexicology, lexicography; thematic field; online dictionary.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16791
10.17851/1983-3652.11.2.34-49
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16791
identifier_str_mv 10.17851/1983-3652.11.2.34-49
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16791/13552
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Texto Livre; Vol. 11 No. 2 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 34-49
Texto Livre; Vol. 11 Núm. 2 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 34-49
Texto Livre; Vol. 11 No 2 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 34-49
Texto Livre; v. 11 n. 2 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 34-49
1983-3652
reponame:Texto livre
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Texto livre
collection Texto livre
repository.name.fl_str_mv Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistatextolivre@letras.ufmg.br
_version_ 1799711142399967232