Thematic field: possible organization of a children´s dictionary
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Texto livre |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16791 |
Resumo: | RESUMO: Sabe-se que o processo de ensino-aprendizagem de língua na atualidade requer a inserção do aluno em práticas pedagógicas diversificadas, uma vez que a chamada era digital desencadeia uma série de mudanças na maneira de se construir o conhecimento. Nesse sentido, a utilização de novos recursos didáticos ganha espaço no contexto escolar, tais como os dicionários online. Este artigo tem por objetivo evidenciar a organização, a partir de campos temáticos, dos lexemas de nossa proposta de dicionário temático infantil online, DTI, em construção, especialmente desenvolvida para alunos que cursam do segundo ao quinto ano do ensino fundamental. A principal base teórica está alicerçada nos fundamentos da Lexicologia e da Lexicografia. Como resultado de nossas análises, defende-se que discussões dessa natureza podem contribuir com a criação e o aperfeiçoamento de obras cada vez mais funcionais, específicas e com um maior potencial para atender às necessidades de seu público-alvo. PALAVRAS-CHAVE: lexicologia; lexicografia; campo temático; dicionário online. ABSTRACT: It is known that the current process of teaching and learning language requires the insertion of the student in diverse pedagogical practices since the so-called digital era triggers a series of changes in the way we build knowledge. In this sense, the use of new didactic resources gains space in the school context, such as online dictionaries. This article aims at demonstrating the organization, from thematic fields, of the lexemes of our proposal for an online thematic children's dictionary, TCD, under construction, specially developed for students who study from the second to fifth years of elementary education. The main theoretical basis are the foundations of Lexicology and Lexicography. As a result of our analysis, it is argued that discussions of this nature can contribute to the creation and improvement of works that are increasingly functional, specific and with greater potential to meet the needs of their target audience. KEYWORDS: lexicology, lexicography; thematic field; online dictionary. |
id |
UFMG-9_e4f070cde9a45673771eadd9ad9780d1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/16791 |
network_acronym_str |
UFMG-9 |
network_name_str |
Texto livre |
repository_id_str |
|
spelling |
Thematic field: possible organization of a children´s dictionaryCampo temático: possibilidade de organização de um dicionário infantil lexicologialexicografiacampo temáticodicionário onlineRESUMO: Sabe-se que o processo de ensino-aprendizagem de língua na atualidade requer a inserção do aluno em práticas pedagógicas diversificadas, uma vez que a chamada era digital desencadeia uma série de mudanças na maneira de se construir o conhecimento. Nesse sentido, a utilização de novos recursos didáticos ganha espaço no contexto escolar, tais como os dicionários online. Este artigo tem por objetivo evidenciar a organização, a partir de campos temáticos, dos lexemas de nossa proposta de dicionário temático infantil online, DTI, em construção, especialmente desenvolvida para alunos que cursam do segundo ao quinto ano do ensino fundamental. A principal base teórica está alicerçada nos fundamentos da Lexicologia e da Lexicografia. Como resultado de nossas análises, defende-se que discussões dessa natureza podem contribuir com a criação e o aperfeiçoamento de obras cada vez mais funcionais, específicas e com um maior potencial para atender às necessidades de seu público-alvo. PALAVRAS-CHAVE: lexicologia; lexicografia; campo temático; dicionário online. ABSTRACT: It is known that the current process of teaching and learning language requires the insertion of the student in diverse pedagogical practices since the so-called digital era triggers a series of changes in the way we build knowledge. In this sense, the use of new didactic resources gains space in the school context, such as online dictionaries. This article aims at demonstrating the organization, from thematic fields, of the lexemes of our proposal for an online thematic children's dictionary, TCD, under construction, specially developed for students who study from the second to fifth years of elementary education. The main theoretical basis are the foundations of Lexicology and Lexicography. As a result of our analysis, it is argued that discussions of this nature can contribute to the creation and improvement of works that are increasingly functional, specific and with greater potential to meet the needs of their target audience. KEYWORDS: lexicology, lexicography; thematic field; online dictionary.Universidade Federal de Minas Gerais2018-07-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/1679110.17851/1983-3652.11.2.34-49Texto Livre; Vol. 11 No. 2 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 34-49Texto Livre; Vol. 11 Núm. 2 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 34-49Texto Livre; Vol. 11 No 2 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 34-49Texto Livre; v. 11 n. 2 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 34-491983-3652reponame:Texto livreinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16791/13552Copyright (c) 2018 Texto Livre: Linguagem e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira Gonçalves, Sheila de Carvalho2020-07-24T12:59:38Zoai:periodicos.ufmg.br:article/16791Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivrePUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/oairevistatextolivre@letras.ufmg.br1983-36521983-3652opendoar:2020-07-24T12:59:38Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Thematic field: possible organization of a children´s dictionary Campo temático: possibilidade de organização de um dicionário infantil |
title |
Thematic field: possible organization of a children´s dictionary |
spellingShingle |
Thematic field: possible organization of a children´s dictionary Pereira Gonçalves, Sheila de Carvalho lexicologia lexicografia campo temático dicionário online |
title_short |
Thematic field: possible organization of a children´s dictionary |
title_full |
Thematic field: possible organization of a children´s dictionary |
title_fullStr |
Thematic field: possible organization of a children´s dictionary |
title_full_unstemmed |
Thematic field: possible organization of a children´s dictionary |
title_sort |
Thematic field: possible organization of a children´s dictionary |
author |
Pereira Gonçalves, Sheila de Carvalho |
author_facet |
Pereira Gonçalves, Sheila de Carvalho |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira Gonçalves, Sheila de Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
lexicologia lexicografia campo temático dicionário online |
topic |
lexicologia lexicografia campo temático dicionário online |
description |
RESUMO: Sabe-se que o processo de ensino-aprendizagem de língua na atualidade requer a inserção do aluno em práticas pedagógicas diversificadas, uma vez que a chamada era digital desencadeia uma série de mudanças na maneira de se construir o conhecimento. Nesse sentido, a utilização de novos recursos didáticos ganha espaço no contexto escolar, tais como os dicionários online. Este artigo tem por objetivo evidenciar a organização, a partir de campos temáticos, dos lexemas de nossa proposta de dicionário temático infantil online, DTI, em construção, especialmente desenvolvida para alunos que cursam do segundo ao quinto ano do ensino fundamental. A principal base teórica está alicerçada nos fundamentos da Lexicologia e da Lexicografia. Como resultado de nossas análises, defende-se que discussões dessa natureza podem contribuir com a criação e o aperfeiçoamento de obras cada vez mais funcionais, específicas e com um maior potencial para atender às necessidades de seu público-alvo. PALAVRAS-CHAVE: lexicologia; lexicografia; campo temático; dicionário online. ABSTRACT: It is known that the current process of teaching and learning language requires the insertion of the student in diverse pedagogical practices since the so-called digital era triggers a series of changes in the way we build knowledge. In this sense, the use of new didactic resources gains space in the school context, such as online dictionaries. This article aims at demonstrating the organization, from thematic fields, of the lexemes of our proposal for an online thematic children's dictionary, TCD, under construction, specially developed for students who study from the second to fifth years of elementary education. The main theoretical basis are the foundations of Lexicology and Lexicography. As a result of our analysis, it is argued that discussions of this nature can contribute to the creation and improvement of works that are increasingly functional, specific and with greater potential to meet the needs of their target audience. KEYWORDS: lexicology, lexicography; thematic field; online dictionary. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16791 10.17851/1983-3652.11.2.34-49 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16791 |
identifier_str_mv |
10.17851/1983-3652.11.2.34-49 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16791/13552 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Texto Livre; Vol. 11 No. 2 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 34-49 Texto Livre; Vol. 11 Núm. 2 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 34-49 Texto Livre; Vol. 11 No 2 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 34-49 Texto Livre; v. 11 n. 2 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 34-49 1983-3652 reponame:Texto livre instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Texto livre |
collection |
Texto livre |
repository.name.fl_str_mv |
Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistatextolivre@letras.ufmg.br |
_version_ |
1799711142399967232 |