A ferramenta Wiki: desafios e contribuições na formação universitária presencial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Becker, Andriza Machado
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Texto livre
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16588
Resumo: A incorporação crescente das TICs ao processo de ensino-aprendizagem traz novas possibilidades na educação e desafia as práticas pedagógicas. Este trabalho tem por objetivo apresentar os resultados de uma experiência envolvendo o uso da ferramenta wiki em um curso de licenciatura presencial. Considera-se que essa ferramenta contribuiu colaborativamente para a discussão acerca da formação de professores na contemporaneidade, bem como para a familiarização e uso de recursos tecnológicos no ensino.
id UFMG-9_f3e3599fcc76c690957109895095b3aa
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/16588
network_acronym_str UFMG-9
network_name_str Texto livre
repository_id_str
spelling A ferramenta Wiki: desafios e contribuições na formação universitária presencialFerramenta wiki. Formação de professores. Ensino-aprendizagem mediado por TICs.A incorporação crescente das TICs ao processo de ensino-aprendizagem traz novas possibilidades na educação e desafia as práticas pedagógicas. Este trabalho tem por objetivo apresentar os resultados de uma experiência envolvendo o uso da ferramenta wiki em um curso de licenciatura presencial. Considera-se que essa ferramenta contribuiu colaborativamente para a discussão acerca da formação de professores na contemporaneidade, bem como para a familiarização e uso de recursos tecnológicos no ensino.Universidade Federal de Minas Gerais2011-10-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/1658810.17851/1983-3652.4.1.55-67Texto Livre; Vol. 4 No. 1 (2011): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 55-67Texto Livre; Vol. 4 Núm. 1 (2011): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 55-67Texto Livre; Vol. 4 No 1 (2011): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 55-67Texto Livre; v. 4 n. 1 (2011): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 55-671983-3652reponame:Texto livreinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16588/13350Copyright (c) 2019 Texto Livre: Linguagem e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessBecker, Andriza Machado2020-07-18T18:42:50Zoai:periodicos.ufmg.br:article/16588Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivrePUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/oairevistatextolivre@letras.ufmg.br1983-36521983-3652opendoar:2020-07-18T18:42:50Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A ferramenta Wiki: desafios e contribuições na formação universitária presencial
title A ferramenta Wiki: desafios e contribuições na formação universitária presencial
spellingShingle A ferramenta Wiki: desafios e contribuições na formação universitária presencial
Becker, Andriza Machado
Ferramenta wiki. Formação de professores. Ensino-aprendizagem mediado por TICs.
title_short A ferramenta Wiki: desafios e contribuições na formação universitária presencial
title_full A ferramenta Wiki: desafios e contribuições na formação universitária presencial
title_fullStr A ferramenta Wiki: desafios e contribuições na formação universitária presencial
title_full_unstemmed A ferramenta Wiki: desafios e contribuições na formação universitária presencial
title_sort A ferramenta Wiki: desafios e contribuições na formação universitária presencial
author Becker, Andriza Machado
author_facet Becker, Andriza Machado
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Becker, Andriza Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Ferramenta wiki. Formação de professores. Ensino-aprendizagem mediado por TICs.
topic Ferramenta wiki. Formação de professores. Ensino-aprendizagem mediado por TICs.
description A incorporação crescente das TICs ao processo de ensino-aprendizagem traz novas possibilidades na educação e desafia as práticas pedagógicas. Este trabalho tem por objetivo apresentar os resultados de uma experiência envolvendo o uso da ferramenta wiki em um curso de licenciatura presencial. Considera-se que essa ferramenta contribuiu colaborativamente para a discussão acerca da formação de professores na contemporaneidade, bem como para a familiarização e uso de recursos tecnológicos no ensino.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16588
10.17851/1983-3652.4.1.55-67
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16588
identifier_str_mv 10.17851/1983-3652.4.1.55-67
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16588/13350
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Texto Livre; Vol. 4 No. 1 (2011): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 55-67
Texto Livre; Vol. 4 Núm. 1 (2011): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 55-67
Texto Livre; Vol. 4 No 1 (2011): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 55-67
Texto Livre; v. 4 n. 1 (2011): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 55-67
1983-3652
reponame:Texto livre
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Texto livre
collection Texto livre
repository.name.fl_str_mv Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistatextolivre@letras.ufmg.br
_version_ 1799711141234999296