Estudo nos campos temáticos da educação de jovens e adultos e das tecnologias da informação e da comunicação por meio da produção acadêmica e de redes de colaboração

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eliane Apolinario Vieira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AAPGG4
Resumo: A pesquisa, cujos resultados são apresentados nesta dissertação, objetivou mapear a produção acadêmica (dissertações e teses), sobre os campos temáticos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), defendida no período de 2010 a 2014, em quatro programas de pós-graduação stricto sensu na área de Educação em instituições situadas em Belo Horizonte, visando compreender a estrutura de relacionamentos entre os docentes membros das bancas dessas defesas. Tal objetivo foi cumprido a partir do desenvolvimento de uma pesquisa qualitativa e quantitativa realizada com base nas informações disponíveis nas teses e dissertações analisadas no período supracitado. Tais teses e dissertações foram defendidas nos programas de pós-graduação das seguintes instituições: Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET MG), Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC MG), Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). No caso do campo temático EJA, observou-se uma redução do número de defesas, enquanto o campo TICs apresentou um número de defesas constante entre 2010 e 2014. Já no caso de estudos que abordavam TICs na EJA, o número de estudos é pequeno, considerando-se que os campos de pesquisa envolvidos não são recentes, e concentrado no início do período de análise. Sobre as categorias estudadas, verificou-se que três se destacaram no campo temático EJA, quais sejam: Alfabetização e letramento, Formação de professores e Sujeito. Já no caso do campo temático TICs, duas categorias se destacaram: Tecnologia educativa e Educação a distância. No que se refere ao campo temático TICs na EJA, foram abordadas apenas duas categorias: Inclusão Sociodigital e Trabalho. A análise de redes sociais realizada possibilitou a constatação de uma série de características dos campos temáticos analisados. Primeiramente, tem-se a baixa densidade das redes tanto no caso da EJA quanto das TICs. A análise de redes sociais também indicou uma relação positiva entre os indicadores sociométricos dos docentes das redes. Verificou-se, ainda, que alguns dos docentes que mais orientaram no período tenderam a apresentar os maiores indicadores sociométricos, indicando sua centralidade na rede. Ressalta-se que, no caso do campo temático TICs na EJA, os resultados obtidos a partir da análise de redes sociais são poucos, devido à escassez de estudos encontrados e de docentes envolvidos. Salienta-se que a pesquisa desenvolvida colabora significativamente para a compreensão dos campos temáticos EJA e TICs na pós-graduação em Educação. Este estudo possibilitou uma descrição e mapeamento do campo nesta década em Belo Horizonte, além de incutir elementos importantes para reflexão na área.
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Tais teses e dissertações foram defendidas nos programas de pós-graduação das seguintes instituições: Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET MG), Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC MG), Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). No caso do campo temático EJA, observou-se uma redução do número de defesas, enquanto o campo TICs apresentou um número de defesas constante entre 2010 e 2014. Já no caso de estudos que abordavam TICs na EJA, o número de estudos é pequeno, considerando-se que os campos de pesquisa envolvidos não são recentes, e concentrado no início do período de análise. Sobre as categorias estudadas, verificou-se que três se destacaram no campo temático EJA, quais sejam: Alfabetização e letramento, Formação de professores e Sujeito. Já no caso do campo temático TICs, duas categorias se destacaram: Tecnologia educativa e Educação a distância. No que se refere ao campo temático TICs na EJA, foram abordadas apenas duas categorias: Inclusão Sociodigital e Trabalho. A análise de redes sociais realizada possibilitou a constatação de uma série de características dos campos temáticos analisados. Primeiramente, tem-se a baixa densidade das redes tanto no caso da EJA quanto das TICs. A análise de redes sociais também indicou uma relação positiva entre os indicadores sociométricos dos docentes das redes. Verificou-se, ainda, que alguns dos docentes que mais orientaram no período tenderam a apresentar os maiores indicadores sociométricos, indicando sua centralidade na rede. Ressalta-se que, no caso do campo temático TICs na EJA, os resultados obtidos a partir da análise de redes sociais são poucos, devido à escassez de estudos encontrados e de docentes envolvidos. Salienta-se que a pesquisa desenvolvida colabora significativamente para a compreensão dos campos temáticos EJA e TICs na pós-graduação em Educação. Este estudo possibilitou uma descrição e mapeamento do campo nesta década em Belo Horizonte, além de incutir elementos importantes para reflexão na área.This dissertation presents the results of a research that aimed at mapping the academic production (dissertations and theses) about the following subjects: youth and adult education (YAE) and information and communication technologies (ICTs). It was analyzed the dissertations and theses which were defended between 2010 and 2014 in four postgraduate courses of institutions located in Belo Horizonte: Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET MG), Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC MG), Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) and Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). It was done in order to understanding the structure of the relationships among the professors that participated of the committee of assessment. This main objective was accomplished by the development of a qualitative and quantitative research based on the available information presented on the analyzed theses and dissertations. It was observed a reduction in the number of defenses involving YAE, meanwhile the number of defenses involving ICTs stayed relatively constant between 2010 and 2014. On the other hand, the number of defenses involving ICTs in YAE was so low and they were observed only in the initial years. Three studied categories were enhanced in YAE: Literacy process, Teacher formation and Subject. In ICTs, two categories were more frequent: Educational technology and Distance education. Moreover, two categories were enhanced in ICTs in YAE: Social and digital inclusion and Work. The social networks analyzing allowed the verification of many features of studied subjects. Firstly, it was observed the low density of networks of YAE and ICTs. This analysis also indicated a positive relation between the sociometric indexes of professors. Moreover, it was verified that the professors who had oriented a higher numbers of students tended to present higher levels of sociometric indexes (enhanced their centrality in networks). It is important to note that the results of network analysis related to ICTs in YAE were extremely biased, due to low number of analyzed studies and involved professors. The developed research contributes significantly to understanding of the subjects ICTs and YAE in Educations postgraduate. This study allowed a description and a mapping of this academic area in this decade in Belo Horizonte. It also presents important elements for reflection in area.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGPesquisa bibliográficaAlfabetização de adultosEducaçãoInovações educacionaisTecnologia educacionalEnsino Meios auxiliaresEducação de adultosEducação de Jovens e Adultos (EJA)MapeamentoPós-graduação em EducaçãoTecnologias da Informação e Comunicação (TICs)Estudo nos campos temáticos da educação de jovens e adultos e das tecnologias da informação e da comunicação por meio da produção acadêmica e de redes de colaboraçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALeduca__o_tecnol_gica_e_sociedade_disserta__o_eliane_turma_2014.pdfapplication/pdf2002856https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AAPGG4/1/educa__o_tecnol_gica_e_sociedade_disserta__o_eliane_turma_2014.pdfce6aee257739f4449dd4b6d5546891a5MD51TEXTeduca__o_tecnol_gica_e_sociedade_disserta__o_eliane_turma_2014.pdf.txteduca__o_tecnol_gica_e_sociedade_disserta__o_eliane_turma_2014.pdf.txtExtracted texttext/plain185663https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AAPGG4/2/educa__o_tecnol_gica_e_sociedade_disserta__o_eliane_turma_2014.pdf.txt4aa5468a19643e9fe05b1f7686231553MD521843/BUBD-AAPGG42019-11-14 20:15:20.447oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AAPGG4Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T23:15:20Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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Mapeamento
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