Autocorreção e auto-avaliação na produção de textos escolares: relato de uma experiência
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1993 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9CPHPL |
Resumo: | O presente trabalho consiste de dois momentos que se entrecruzam e se complementam. O primeiro momento descreve uma experiência voltada para a produção de textos, experiência essa que foi desenvolvida cora uma turma de calouros do curso de Filosofia das Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso, em Campo Grande/MS, no 22 semestre de 1987, pautando-se pelos princípios de autocorreção e auto-avaliação, em substituição ao sistema tradicional de correção e avaliação adotado pela escola. Os resultados obtidos demonstram que tais princípios permitem uma maior valorização do aluno, estimulando seu senso crítico, sua capacidade de decisão e, principalmente, a confiança em si mesmo e no seu saber lingüístico. Já o segundo momento procede à avaliação da experiência realizada, analisando não apenas sua prática efetiva - as atividades desenvolvidas - como também os pressupostos teóricos que orientaram sua execução. Assim, são retomados e discutidos, além dos princípios de autocorreção e de auto-avaliação, os conceitos de texto, de estruturação formal, de coesão. de coerência e de argumentação e as noções de tipologia textual. de sujeito e de atividade lingüística. Essa avaliação, com "olhos de hoje", de uma experiência do passado se, por um lado, evidencia a necessidade de reformulação de alguns dos conceitos e noções utilizados, por outro, destaca a importância de se dar ao aluno a oportunidade de refletir sobre seu próprio trabalho como forma de levá-lo ao aprimoramento da expressão escrita. |
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Joao Wanderley GeraldiMagdah Becker SoaresGlaucia Muniz Proenca Lara2019-08-11T19:53:51Z2019-08-11T19:53:51Z1993-02-01http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9CPHPLO presente trabalho consiste de dois momentos que se entrecruzam e se complementam. O primeiro momento descreve uma experiência voltada para a produção de textos, experiência essa que foi desenvolvida cora uma turma de calouros do curso de Filosofia das Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso, em Campo Grande/MS, no 22 semestre de 1987, pautando-se pelos princípios de autocorreção e auto-avaliação, em substituição ao sistema tradicional de correção e avaliação adotado pela escola. Os resultados obtidos demonstram que tais princípios permitem uma maior valorização do aluno, estimulando seu senso crítico, sua capacidade de decisão e, principalmente, a confiança em si mesmo e no seu saber lingüístico. Já o segundo momento procede à avaliação da experiência realizada, analisando não apenas sua prática efetiva - as atividades desenvolvidas - como também os pressupostos teóricos que orientaram sua execução. Assim, são retomados e discutidos, além dos princípios de autocorreção e de auto-avaliação, os conceitos de texto, de estruturação formal, de coesão. de coerência e de argumentação e as noções de tipologia textual. de sujeito e de atividade lingüística. Essa avaliação, com "olhos de hoje", de uma experiência do passado se, por um lado, evidencia a necessidade de reformulação de alguns dos conceitos e noções utilizados, por outro, destaca a importância de se dar ao aluno a oportunidade de refletir sobre seu próprio trabalho como forma de levá-lo ao aprimoramento da expressão escrita.This work consists of two stages that intersect and complement each other. The first stage describes an experience related to text-production that was carried out with a group of Philosophy students at "Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso", in Campo Grande-MS, during the 2nd semester of 1987. This experience was based on the principles of self-correction and self-assessment as opposed to the traditional system of correction and evaluation adopted by our schools. The results demonstrate that such principles stimulate the students critical reasoning and decision-making capacity, but, most of all, confidence in himself and in his knowledge of the language. The second stage proceeds to the evaluation of the experience, analyzing not only the activities performed, but also the theoretical concepts that guided these activities. In this way, it takes up again and discusses, besides the principles of selfcorrection and self-assessment, the concepts of text, text structure. cohesion, coherence and argumentation as well as the notions of text type, subject and linguistic activity. While the present evaluation may indicate the need to revise some of the concepts and notions used at that time, it emphasizes that when the student is given the opportunity to reflect upon his own work he is likely to develop his written expression as a result.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGRedação Exames, questoes, etcLíngua portuguesa Estudo e ensinoEstudos LinguísticosAutocorreção e auto-avaliação na produção de textos escolares: relato de uma experiênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdissertacao_glauciamunizproencalara.pdfapplication/pdf15762307https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9CPHPL/1/dissertacao_glauciamunizproencalara.pdf2129a2d884869e0fb0878a99c806c5c3MD51TEXTdissertacao_glauciamunizproencalara.pdf.txtdissertacao_glauciamunizproencalara.pdf.txtExtracted texttext/plain613152https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9CPHPL/2/dissertacao_glauciamunizproencalara.pdf.txt3928c51945c6f072ac56b6b01accc404MD521843/BUBD-9CPHPL2019-11-14 05:26:57.409oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9CPHPLRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:26:57Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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