Autocorreção e auto-avaliação na produção de textos escolares: relato de uma experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Glaucia Muniz Proenca Lara
Data de Publicação: 1993
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9CPHPL
Resumo: O presente trabalho consiste de dois momentos que se entrecruzam e se complementam. O primeiro momento descreve uma experiência voltada para a produção de textos, experiência essa que foi desenvolvida cora uma turma de calouros do curso de Filosofia das Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso, em Campo Grande/MS, no 22 semestre de 1987, pautando-se pelos princípios de autocorreção e auto-avaliação, em substituição ao sistema tradicional de correção e avaliação adotado pela escola. Os resultados obtidos demonstram que tais princípios permitem uma maior valorização do aluno, estimulando seu senso crítico, sua capacidade de decisão e, principalmente, a confiança em si mesmo e no seu saber lingüístico. Já o segundo momento procede à avaliação da experiência realizada, analisando não apenas sua prática efetiva - as atividades desenvolvidas - como também os pressupostos teóricos que orientaram sua execução. Assim, são retomados e discutidos, além dos princípios de autocorreção e de auto-avaliação, os conceitos de texto, de estruturação formal, de coesão. de coerência e de argumentação e as noções de tipologia textual. de sujeito e de atividade lingüística. Essa avaliação, com "olhos de hoje", de uma experiência do passado se, por um lado, evidencia a necessidade de reformulação de alguns dos conceitos e noções utilizados, por outro, destaca a importância de se dar ao aluno a oportunidade de refletir sobre seu próprio trabalho como forma de levá-lo ao aprimoramento da expressão escrita.
id UFMG_007492abf48f388e5555c6674a53c345
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9CPHPL
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Joao Wanderley GeraldiMagdah Becker SoaresGlaucia Muniz Proenca Lara2019-08-11T19:53:51Z2019-08-11T19:53:51Z1993-02-01http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9CPHPLO presente trabalho consiste de dois momentos que se entrecruzam e se complementam. O primeiro momento descreve uma experiência voltada para a produção de textos, experiência essa que foi desenvolvida cora uma turma de calouros do curso de Filosofia das Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso, em Campo Grande/MS, no 22 semestre de 1987, pautando-se pelos princípios de autocorreção e auto-avaliação, em substituição ao sistema tradicional de correção e avaliação adotado pela escola. Os resultados obtidos demonstram que tais princípios permitem uma maior valorização do aluno, estimulando seu senso crítico, sua capacidade de decisão e, principalmente, a confiança em si mesmo e no seu saber lingüístico. Já o segundo momento procede à avaliação da experiência realizada, analisando não apenas sua prática efetiva - as atividades desenvolvidas - como também os pressupostos teóricos que orientaram sua execução. Assim, são retomados e discutidos, além dos princípios de autocorreção e de auto-avaliação, os conceitos de texto, de estruturação formal, de coesão. de coerência e de argumentação e as noções de tipologia textual. de sujeito e de atividade lingüística. Essa avaliação, com "olhos de hoje", de uma experiência do passado se, por um lado, evidencia a necessidade de reformulação de alguns dos conceitos e noções utilizados, por outro, destaca a importância de se dar ao aluno a oportunidade de refletir sobre seu próprio trabalho como forma de levá-lo ao aprimoramento da expressão escrita.This work consists of two stages that intersect and complement each other. The first stage describes an experience related to text-production that was carried out with a group of Philosophy students at "Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso", in Campo Grande-MS, during the 2nd semester of 1987. This experience was based on the principles of self-correction and self-assessment as opposed to the traditional system of correction and evaluation adopted by our schools. The results demonstrate that such principles stimulate the students critical reasoning and decision-making capacity, but, most of all, confidence in himself and in his knowledge of the language. The second stage proceeds to the evaluation of the experience, analyzing not only the activities performed, but also the theoretical concepts that guided these activities. In this way, it takes up again and discusses, besides the principles of selfcorrection and self-assessment, the concepts of text, text structure. cohesion, coherence and argumentation as well as the notions of text type, subject and linguistic activity. While the present evaluation may indicate the need to revise some of the concepts and notions used at that time, it emphasizes that when the student is given the opportunity to reflect upon his own work he is likely to develop his written expression as a result.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGRedação Exames, questoes, etcLíngua portuguesa Estudo e ensinoEstudos LinguísticosAutocorreção e auto-avaliação na produção de textos escolares: relato de uma experiênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdissertacao_glauciamunizproencalara.pdfapplication/pdf15762307https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9CPHPL/1/dissertacao_glauciamunizproencalara.pdf2129a2d884869e0fb0878a99c806c5c3MD51TEXTdissertacao_glauciamunizproencalara.pdf.txtdissertacao_glauciamunizproencalara.pdf.txtExtracted texttext/plain613152https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9CPHPL/2/dissertacao_glauciamunizproencalara.pdf.txt3928c51945c6f072ac56b6b01accc404MD521843/BUBD-9CPHPL2019-11-14 05:26:57.409oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9CPHPLRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:26:57Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Autocorreção e auto-avaliação na produção de textos escolares: relato de uma experiência
title Autocorreção e auto-avaliação na produção de textos escolares: relato de uma experiência
spellingShingle Autocorreção e auto-avaliação na produção de textos escolares: relato de uma experiência
Glaucia Muniz Proenca Lara
Estudos Linguísticos
Redação Exames, questoes, etc
Língua portuguesa Estudo e ensino
title_short Autocorreção e auto-avaliação na produção de textos escolares: relato de uma experiência
title_full Autocorreção e auto-avaliação na produção de textos escolares: relato de uma experiência
title_fullStr Autocorreção e auto-avaliação na produção de textos escolares: relato de uma experiência
title_full_unstemmed Autocorreção e auto-avaliação na produção de textos escolares: relato de uma experiência
title_sort Autocorreção e auto-avaliação na produção de textos escolares: relato de uma experiência
author Glaucia Muniz Proenca Lara
author_facet Glaucia Muniz Proenca Lara
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Joao Wanderley Geraldi
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Magdah Becker Soares
dc.contributor.author.fl_str_mv Glaucia Muniz Proenca Lara
contributor_str_mv Joao Wanderley Geraldi
Magdah Becker Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Estudos Linguísticos
topic Estudos Linguísticos
Redação Exames, questoes, etc
Língua portuguesa Estudo e ensino
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Redação Exames, questoes, etc
Língua portuguesa Estudo e ensino
description O presente trabalho consiste de dois momentos que se entrecruzam e se complementam. O primeiro momento descreve uma experiência voltada para a produção de textos, experiência essa que foi desenvolvida cora uma turma de calouros do curso de Filosofia das Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso, em Campo Grande/MS, no 22 semestre de 1987, pautando-se pelos princípios de autocorreção e auto-avaliação, em substituição ao sistema tradicional de correção e avaliação adotado pela escola. Os resultados obtidos demonstram que tais princípios permitem uma maior valorização do aluno, estimulando seu senso crítico, sua capacidade de decisão e, principalmente, a confiança em si mesmo e no seu saber lingüístico. Já o segundo momento procede à avaliação da experiência realizada, analisando não apenas sua prática efetiva - as atividades desenvolvidas - como também os pressupostos teóricos que orientaram sua execução. Assim, são retomados e discutidos, além dos princípios de autocorreção e de auto-avaliação, os conceitos de texto, de estruturação formal, de coesão. de coerência e de argumentação e as noções de tipologia textual. de sujeito e de atividade lingüística. Essa avaliação, com "olhos de hoje", de uma experiência do passado se, por um lado, evidencia a necessidade de reformulação de alguns dos conceitos e noções utilizados, por outro, destaca a importância de se dar ao aluno a oportunidade de refletir sobre seu próprio trabalho como forma de levá-lo ao aprimoramento da expressão escrita.
publishDate 1993
dc.date.issued.fl_str_mv 1993-02-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T19:53:51Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T19:53:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9CPHPL
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9CPHPL
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9CPHPL/1/dissertacao_glauciamunizproencalara.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9CPHPL/2/dissertacao_glauciamunizproencalara.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 2129a2d884869e0fb0878a99c806c5c3
3928c51945c6f072ac56b6b01accc404
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589569540521984