Olhares cruzados: a figuração da personagem feminina em Manoel de Oliveira e Agustina Bessa-Luís

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cristiane Costa Baiotto
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/LETR-ALLNR7
Resumo: O argumento central desta tese sustenta-se no estudo da personagem feminina nos filmes de Manoel de Oliveira que utilizam como suporte a ficção de Agustina Bessa-Luís. São eles: Francisca (1981), Vale Abraão (1993), O Convento (1995), Party (1996), Inquietude (1998), O Princípio da Incerteza (2002) e Espelho Mágico (2005). Para alcançarmos tal objetivo, lançamos mão de três eixos temáticos, presentes no Dicionário Imperfeito, compilação de fragmentos e aforismos publicados por Agustina Bessa-Luis em 1997: Mulher (vontade); Mulher (amor) e Mulher (solidão). Estes três eixos funcionam como operadores teóricos capazes de fornecer uma perspectiva crítica alargada acerca da construção das personagens, tanto no texto literário quanto no texto fílmico, elemento central para a análise aqui desenvolvida.
id UFMG_01880b4641d339ad7f4aa0924968b1da
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/LETR-ALLNR7
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Silvana Maria Pessoa de OliveiraRaquel dos Santos MadaneloViviane CunhaRenata Soares JunqueiraRogerio Barbosa da SilvaCristiane Costa Baiotto2019-08-10T04:57:01Z2019-08-10T04:57:01Z2017-03-07http://hdl.handle.net/1843/LETR-ALLNR7O argumento central desta tese sustenta-se no estudo da personagem feminina nos filmes de Manoel de Oliveira que utilizam como suporte a ficção de Agustina Bessa-Luís. São eles: Francisca (1981), Vale Abraão (1993), O Convento (1995), Party (1996), Inquietude (1998), O Princípio da Incerteza (2002) e Espelho Mágico (2005). Para alcançarmos tal objetivo, lançamos mão de três eixos temáticos, presentes no Dicionário Imperfeito, compilação de fragmentos e aforismos publicados por Agustina Bessa-Luis em 1997: Mulher (vontade); Mulher (amor) e Mulher (solidão). Estes três eixos funcionam como operadores teóricos capazes de fornecer uma perspectiva crítica alargada acerca da construção das personagens, tanto no texto literário quanto no texto fílmico, elemento central para a análise aqui desenvolvida.The purpose of this paper is to analyze the figuration of woman characters in Manoel de Oliveiras movies adapted from the fiction of Agustina Bessa-Luís. The movies are: Francisca (1981), Vale Abraão (1993), O Convento (1995), Party (1996), Inquietude (1998), O Princípio da Incerteza (2002) and Espelho Mágico (2005). We approached three guiding themes that can be found in Bessa-Luís Dicionário Imperfeito (1997): Woman (volition); Woman (love) e Woman (solitude). These three guiding themes function as theoretical operators capable of providing a broad critical perspective on the construction of the characters, both in the literary text and in the filmic text, central element for the analysis developed here.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGFicção portuguesa Historia e criticaMulheres na literaturaMulheres no cinemaCinema e literaturaCinema portuguêsBessa-Luís, Agustina , 1922 Crítica e interpretaçãoOliveira, Manuel de , 1908Manoel de OliveiraAgustina Bessa-LuísCinemaLiteraturaOlhares cruzados: a figuração da personagem feminina em Manoel de Oliveira e Agustina Bessa-Luísinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese___cristiane_baiotto.pdfapplication/pdf3998857https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-ALLNR7/1/tese___cristiane_baiotto.pdff406a1692450c182b690fd87be570039MD51TEXTtese___cristiane_baiotto.pdf.txttese___cristiane_baiotto.pdf.txtExtracted texttext/plain564697https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-ALLNR7/2/tese___cristiane_baiotto.pdf.txt3d3777457f046908158b191065aff1d9MD521843/LETR-ALLNR72019-11-14 08:31:27.287oai:repositorio.ufmg.br:1843/LETR-ALLNR7Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T11:31:27Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Olhares cruzados: a figuração da personagem feminina em Manoel de Oliveira e Agustina Bessa-Luís
title Olhares cruzados: a figuração da personagem feminina em Manoel de Oliveira e Agustina Bessa-Luís
spellingShingle Olhares cruzados: a figuração da personagem feminina em Manoel de Oliveira e Agustina Bessa-Luís
Cristiane Costa Baiotto
Manoel de Oliveira
Agustina Bessa-Luís
Cinema
Literatura
Ficção portuguesa Historia e critica
Mulheres na literatura
Mulheres no cinema
Cinema e literatura
Cinema português
Bessa-Luís, Agustina , 1922 Crítica e interpretação
Oliveira, Manuel de , 1908
title_short Olhares cruzados: a figuração da personagem feminina em Manoel de Oliveira e Agustina Bessa-Luís
title_full Olhares cruzados: a figuração da personagem feminina em Manoel de Oliveira e Agustina Bessa-Luís
title_fullStr Olhares cruzados: a figuração da personagem feminina em Manoel de Oliveira e Agustina Bessa-Luís
title_full_unstemmed Olhares cruzados: a figuração da personagem feminina em Manoel de Oliveira e Agustina Bessa-Luís
title_sort Olhares cruzados: a figuração da personagem feminina em Manoel de Oliveira e Agustina Bessa-Luís
author Cristiane Costa Baiotto
author_facet Cristiane Costa Baiotto
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silvana Maria Pessoa de Oliveira
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Raquel dos Santos Madanelo
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Viviane Cunha
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Renata Soares Junqueira
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Rogerio Barbosa da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Cristiane Costa Baiotto
contributor_str_mv Silvana Maria Pessoa de Oliveira
Raquel dos Santos Madanelo
Viviane Cunha
Renata Soares Junqueira
Rogerio Barbosa da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Manoel de Oliveira
Agustina Bessa-Luís
Cinema
Literatura
topic Manoel de Oliveira
Agustina Bessa-Luís
Cinema
Literatura
Ficção portuguesa Historia e critica
Mulheres na literatura
Mulheres no cinema
Cinema e literatura
Cinema português
Bessa-Luís, Agustina , 1922 Crítica e interpretação
Oliveira, Manuel de , 1908
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Ficção portuguesa Historia e critica
Mulheres na literatura
Mulheres no cinema
Cinema e literatura
Cinema português
Bessa-Luís, Agustina , 1922 Crítica e interpretação
Oliveira, Manuel de , 1908
description O argumento central desta tese sustenta-se no estudo da personagem feminina nos filmes de Manoel de Oliveira que utilizam como suporte a ficção de Agustina Bessa-Luís. São eles: Francisca (1981), Vale Abraão (1993), O Convento (1995), Party (1996), Inquietude (1998), O Princípio da Incerteza (2002) e Espelho Mágico (2005). Para alcançarmos tal objetivo, lançamos mão de três eixos temáticos, presentes no Dicionário Imperfeito, compilação de fragmentos e aforismos publicados por Agustina Bessa-Luis em 1997: Mulher (vontade); Mulher (amor) e Mulher (solidão). Estes três eixos funcionam como operadores teóricos capazes de fornecer uma perspectiva crítica alargada acerca da construção das personagens, tanto no texto literário quanto no texto fílmico, elemento central para a análise aqui desenvolvida.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-03-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T04:57:01Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-10T04:57:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/LETR-ALLNR7
url http://hdl.handle.net/1843/LETR-ALLNR7
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-ALLNR7/1/tese___cristiane_baiotto.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-ALLNR7/2/tese___cristiane_baiotto.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f406a1692450c182b690fd87be570039
3d3777457f046908158b191065aff1d9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589371897577472