id |
UFMG_01b75adce504c33d0bca87ecd57d745e
|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9NVN8T
|
network_acronym_str |
UFMG
|
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG
|
repository_id_str |
|
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG
|
instacron_str |
UFMG
|
institution |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
|
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
|
spelling |
Maria Alice Moreira LimaDelmara Silva Lara2019-08-12T05:53:53Z2019-08-12T05:53:53Z2012-07-07http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NVN8TEste plano de ação objetiva avaliar a influência das brincadeiras e dos jogos na alfabetização, demonstrando que, esses recursos quando utilizados de forma correta e com objetivos bem determinados, se mostram como uma grande ferramenta para a alfabetização de crianças. A ludicidade é uma necessidade do ser humano em qualquer idade e não pode ser vista apenas como diversão. O desenvolvimento do aspecto lúdico facilita a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal, social e cultural, colabora para uma boa socialização, comunicação, expressão e auto-estima e explora muito mais sua criatividade e construção do conhecimento. Na vivência escolar pude perceber que cada vez mais os alunos de turmas de níveis mais altos apresentam mais dificuldade com a ortografia da língua portuguesa. Sabendo disso foi feito com alunos do 5º ano um estudo de como atividades de caráter lúdico pode contribuir para a superação de dificuldades ortográficas. Percebe-se que houve uma diminuição de aproximadamente 54% dos erros cometidos pelos alunos após a aplicação de diversos jogos lúdicos. Conclui-se então que as atividades lúdicas fazem com que a criança aprenda com prazer, alegria, sendo relevante ressaltar que a educação lúdica está distante da concepção única de passatempo e de diversão e é uma excelente atividade para auxiliar no ensino da língua portuguesa.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoLíngua portuguesa Estudo e ensinoAlfabetizaçãoAlfabetizaçãoLúdicoBrincadeirasLíngua PortuguesaA superação de dificuldades ortográficas através de atividades de caráter lúdico: uma experiência com alunos do 5º ano do ensino fundamental da E.M. Joaquim dos Santosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALa_supera__o_de_dificuldades_ortogr_ficas_atrav_s_de_atividad.pdfapplication/pdf286232https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NVN8T/1/a_supera__o_de_dificuldades_ortogr_ficas_atrav_s_de_atividad.pdf8210915bdaabde078c09e04490d86eedMD51TEXTa_supera__o_de_dificuldades_ortogr_ficas_atrav_s_de_atividad.pdf.txta_supera__o_de_dificuldades_ortogr_ficas_atrav_s_de_atividad.pdf.txtExtracted texttext/plain46831https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NVN8T/2/a_supera__o_de_dificuldades_ortogr_ficas_atrav_s_de_atividad.pdf.txt7ffc45a14ec8a5bcc3597b1c4040f7c7MD521843/VRNS-9NVN8T2019-11-14 09:12:52.107oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9NVN8TRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T12:12:52Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
|
_version_ |
1813547863436689408
|