A superação de dificuldades ortográficas através de atividades de caráter lúdico: uma experiência com alunos do 5º ano do ensino fundamental da E.M. Joaquim dos Santos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Delmara Silva Lara
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NVN8T
Resumo: Este plano de ação objetiva avaliar a influência das brincadeiras e dos jogos na alfabetização, demonstrando que, esses recursos quando utilizados de forma correta e com objetivos bem determinados, se mostram como uma grande ferramenta para a alfabetização de crianças. A ludicidade é uma necessidade do ser humano em qualquer idade e não pode ser vista apenas como diversão. O desenvolvimento do aspecto lúdico facilita a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal, social e cultural, colabora para uma boa socialização, comunicação, expressão e auto-estima e explora muito mais sua criatividade e construção do conhecimento. Na vivência escolar pude perceber que cada vez mais os alunos de turmas de níveis mais altos apresentam mais dificuldade com a ortografia da língua portuguesa. Sabendo disso foi feito com alunos do 5º ano um estudo de como atividades de caráter lúdico pode contribuir para a superação de dificuldades ortográficas. Percebe-se que houve uma diminuição de aproximadamente 54% dos erros cometidos pelos alunos após a aplicação de diversos jogos lúdicos. Conclui-se então que as atividades lúdicas fazem com que a criança aprenda com prazer, alegria, sendo relevante ressaltar que a educação lúdica está distante da concepção única de passatempo e de diversão e é uma excelente atividade para auxiliar no ensino da língua portuguesa.
id UFMG_01b75adce504c33d0bca87ecd57d745e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9NVN8T
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Maria Alice Moreira LimaDelmara Silva Lara2019-08-12T05:53:53Z2019-08-12T05:53:53Z2012-07-07http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NVN8TEste plano de ação objetiva avaliar a influência das brincadeiras e dos jogos na alfabetização, demonstrando que, esses recursos quando utilizados de forma correta e com objetivos bem determinados, se mostram como uma grande ferramenta para a alfabetização de crianças. A ludicidade é uma necessidade do ser humano em qualquer idade e não pode ser vista apenas como diversão. O desenvolvimento do aspecto lúdico facilita a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal, social e cultural, colabora para uma boa socialização, comunicação, expressão e auto-estima e explora muito mais sua criatividade e construção do conhecimento. Na vivência escolar pude perceber que cada vez mais os alunos de turmas de níveis mais altos apresentam mais dificuldade com a ortografia da língua portuguesa. Sabendo disso foi feito com alunos do 5º ano um estudo de como atividades de caráter lúdico pode contribuir para a superação de dificuldades ortográficas. Percebe-se que houve uma diminuição de aproximadamente 54% dos erros cometidos pelos alunos após a aplicação de diversos jogos lúdicos. Conclui-se então que as atividades lúdicas fazem com que a criança aprenda com prazer, alegria, sendo relevante ressaltar que a educação lúdica está distante da concepção única de passatempo e de diversão e é uma excelente atividade para auxiliar no ensino da língua portuguesa.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoLíngua portuguesa  Estudo e ensinoAlfabetizaçãoAlfabetizaçãoLúdicoBrincadeirasLíngua PortuguesaA superação de dificuldades ortográficas através de atividades de caráter lúdico: uma experiência com alunos do 5º ano do ensino fundamental da E.M. Joaquim dos Santosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALa_supera__o_de_dificuldades_ortogr_ficas_atrav_s_de_atividad.pdfapplication/pdf286232https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NVN8T/1/a_supera__o_de_dificuldades_ortogr_ficas_atrav_s_de_atividad.pdf8210915bdaabde078c09e04490d86eedMD51TEXTa_supera__o_de_dificuldades_ortogr_ficas_atrav_s_de_atividad.pdf.txta_supera__o_de_dificuldades_ortogr_ficas_atrav_s_de_atividad.pdf.txtExtracted texttext/plain46831https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NVN8T/2/a_supera__o_de_dificuldades_ortogr_ficas_atrav_s_de_atividad.pdf.txt7ffc45a14ec8a5bcc3597b1c4040f7c7MD521843/VRNS-9NVN8T2019-11-14 09:12:52.107oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9NVN8TRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T12:12:52Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A superação de dificuldades ortográficas através de atividades de caráter lúdico: uma experiência com alunos do 5º ano do ensino fundamental da E.M. Joaquim dos Santos
title A superação de dificuldades ortográficas através de atividades de caráter lúdico: uma experiência com alunos do 5º ano do ensino fundamental da E.M. Joaquim dos Santos
spellingShingle A superação de dificuldades ortográficas através de atividades de caráter lúdico: uma experiência com alunos do 5º ano do ensino fundamental da E.M. Joaquim dos Santos
Delmara Silva Lara
Alfabetização
Lúdico
Brincadeiras
Língua Portuguesa
Educação
Língua portuguesa  Estudo e ensino
Alfabetização
title_short A superação de dificuldades ortográficas através de atividades de caráter lúdico: uma experiência com alunos do 5º ano do ensino fundamental da E.M. Joaquim dos Santos
title_full A superação de dificuldades ortográficas através de atividades de caráter lúdico: uma experiência com alunos do 5º ano do ensino fundamental da E.M. Joaquim dos Santos
title_fullStr A superação de dificuldades ortográficas através de atividades de caráter lúdico: uma experiência com alunos do 5º ano do ensino fundamental da E.M. Joaquim dos Santos
title_full_unstemmed A superação de dificuldades ortográficas através de atividades de caráter lúdico: uma experiência com alunos do 5º ano do ensino fundamental da E.M. Joaquim dos Santos
title_sort A superação de dificuldades ortográficas através de atividades de caráter lúdico: uma experiência com alunos do 5º ano do ensino fundamental da E.M. Joaquim dos Santos
author Delmara Silva Lara
author_facet Delmara Silva Lara
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria Alice Moreira Lima
dc.contributor.author.fl_str_mv Delmara Silva Lara
contributor_str_mv Maria Alice Moreira Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Lúdico
Brincadeiras
Língua Portuguesa
topic Alfabetização
Lúdico
Brincadeiras
Língua Portuguesa
Educação
Língua portuguesa  Estudo e ensino
Alfabetização
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação
Língua portuguesa  Estudo e ensino
Alfabetização
description Este plano de ação objetiva avaliar a influência das brincadeiras e dos jogos na alfabetização, demonstrando que, esses recursos quando utilizados de forma correta e com objetivos bem determinados, se mostram como uma grande ferramenta para a alfabetização de crianças. A ludicidade é uma necessidade do ser humano em qualquer idade e não pode ser vista apenas como diversão. O desenvolvimento do aspecto lúdico facilita a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal, social e cultural, colabora para uma boa socialização, comunicação, expressão e auto-estima e explora muito mais sua criatividade e construção do conhecimento. Na vivência escolar pude perceber que cada vez mais os alunos de turmas de níveis mais altos apresentam mais dificuldade com a ortografia da língua portuguesa. Sabendo disso foi feito com alunos do 5º ano um estudo de como atividades de caráter lúdico pode contribuir para a superação de dificuldades ortográficas. Percebe-se que houve uma diminuição de aproximadamente 54% dos erros cometidos pelos alunos após a aplicação de diversos jogos lúdicos. Conclui-se então que as atividades lúdicas fazem com que a criança aprenda com prazer, alegria, sendo relevante ressaltar que a educação lúdica está distante da concepção única de passatempo e de diversão e é uma excelente atividade para auxiliar no ensino da língua portuguesa.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-07-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T05:53:53Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T05:53:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NVN8T
url http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NVN8T
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NVN8T/1/a_supera__o_de_dificuldades_ortogr_ficas_atrav_s_de_atividad.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NVN8T/2/a_supera__o_de_dificuldades_ortogr_ficas_atrav_s_de_atividad.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 8210915bdaabde078c09e04490d86eed
7ffc45a14ec8a5bcc3597b1c4040f7c7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589362611388416