Concepções de língua (gem) e de ensino de língua portuguesa na perspectiva do aluno
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/LETR-BB5Q8A |
Resumo: | O presente trabalho observa as concepções de linguagem e de ensino de língua portuguesa na perspectiva dos alunos da educação básica, especificamente, do Ensino Fundamental I e II (EF) e do Ensino Médio (EM). O objetivo geral deste trabalho é verificar quais concepções sobre a língua portuguesa estão subjacentes nos discursos dos alunos do ensino básico. Os objetivos específicos são: identificar e analisar concepções de linguagem e de ensino de Língua Portuguesa presentes na literatura pesquisada; investigar as concepções de linguagens construída pelos alunos; localizar em que segmento de ensino da educação básica o discurso dos alunos sobre concepção de Língua Portuguesa e seu ensino ganha intensidade; inventariar percepções dos alunos acerca do processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa; inventariar as concepções de linguagem que norteiam os documentos oficiais. Adota-se como referencial teórico, autores como Antunes (2003), Bakhtin (2016 [1978]), Geraldi (1991; 2003 [1984]), Koch & Elias (2009), Soares (1998), Volóshinov (2017 [1929]), entre outros. A metodologia de pesquisa adotada é qualitativa. O corpus de pesquisa é constituído por respostas de questionário e de entrevista de alunos dos anos finais de cada segmento de ensino, de três escolas do município de Contagem/MG. As análises dos dados são feitas à luz de teorias que compreendem a língua portuguesa pelo viés interativo da linguagem. Os resultados indicam que a concepção interacionista no ensino-aprendizagem do português tem dificuldades de adoção e incorporação nas práticas pedagógicas de todos os segmentos de ensino. A medida que os alunos avançam de segmento, as aulas de português se tornam mais tradicionais em razão do ensino exclusivo de estruturas, classificações e nomenclaturas. Os alunos não gostam dos conteúdos relacionados ao sistema linguístico, o que os levam a decorar. O ensino de português nos três segmentos é de explicação de conteúdo seguido de exercícios de fixação. Há um falseamento do ensino gramatical contextualizado. Em todos os segmentos, os alunos mencionam o papel significativo dos textos literários em suas vidas. O EFI mostrou que há diferentes estratégias de ensino, o que não ocorre nos outros segmentos. O EFII apontou ter problemas na interação com os professores. O EM nos alertou para um ensino estritamente voltado ao ENEM. Os alunos do EFII e EM revelaram que há uma desconexão entre a escola e suas vidas sociais. |
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Delaine Cafiero BicalhoJanice Helena Silva de R C MarinhoMaria Jose Francisco de SouzaArthur Angelo de Oliveira Prado2019-08-10T09:08:17Z2019-08-10T09:08:17Z2019-02-15http://hdl.handle.net/1843/LETR-BB5Q8AO presente trabalho observa as concepções de linguagem e de ensino de língua portuguesa na perspectiva dos alunos da educação básica, especificamente, do Ensino Fundamental I e II (EF) e do Ensino Médio (EM). O objetivo geral deste trabalho é verificar quais concepções sobre a língua portuguesa estão subjacentes nos discursos dos alunos do ensino básico. Os objetivos específicos são: identificar e analisar concepções de linguagem e de ensino de Língua Portuguesa presentes na literatura pesquisada; investigar as concepções de linguagens construída pelos alunos; localizar em que segmento de ensino da educação básica o discurso dos alunos sobre concepção de Língua Portuguesa e seu ensino ganha intensidade; inventariar percepções dos alunos acerca do processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa; inventariar as concepções de linguagem que norteiam os documentos oficiais. Adota-se como referencial teórico, autores como Antunes (2003), Bakhtin (2016 [1978]), Geraldi (1991; 2003 [1984]), Koch & Elias (2009), Soares (1998), Volóshinov (2017 [1929]), entre outros. A metodologia de pesquisa adotada é qualitativa. O corpus de pesquisa é constituído por respostas de questionário e de entrevista de alunos dos anos finais de cada segmento de ensino, de três escolas do município de Contagem/MG. As análises dos dados são feitas à luz de teorias que compreendem a língua portuguesa pelo viés interativo da linguagem. Os resultados indicam que a concepção interacionista no ensino-aprendizagem do português tem dificuldades de adoção e incorporação nas práticas pedagógicas de todos os segmentos de ensino. A medida que os alunos avançam de segmento, as aulas de português se tornam mais tradicionais em razão do ensino exclusivo de estruturas, classificações e nomenclaturas. Os alunos não gostam dos conteúdos relacionados ao sistema linguístico, o que os levam a decorar. O ensino de português nos três segmentos é de explicação de conteúdo seguido de exercícios de fixação. Há um falseamento do ensino gramatical contextualizado. Em todos os segmentos, os alunos mencionam o papel significativo dos textos literários em suas vidas. O EFI mostrou que há diferentes estratégias de ensino, o que não ocorre nos outros segmentos. O EFII apontou ter problemas na interação com os professores. O EM nos alertou para um ensino estritamente voltado ao ENEM. Os alunos do EFII e EM revelaram que há uma desconexão entre a escola e suas vidas sociais.The present work analyzes the conceptions of language and Portuguese language from the perspective of the students of basic education, specifically, of Elementary School I and II (ES) and High School (HS). The general objective of this work is to verify which conceptions about the Portuguese language are underlying the discourses of students of basic education. The specific objectives are: to identify and analyze conceptions of language and Portuguese language teaching present in the researched literature; to investigate the conceptions of languages constructed by the students; to locate in which segment of basic education the students' discourse on the conception of Portuguese Language and its teaching gains intensity; to record students' perceptions about the Portuguese language teaching-learning process; to invent the conceptions of language that guide official documents. In this paper, we have adopted, as theoretical references, authors such as Antunes (2003; 2008), Bakhtin (2016 [1978]), Geraldi (1991; 2003 [1984]), Soares (1998), Volóshinov (2017 [1929]), among others. The research methodology adopted is qualitative. The research corpus consists of answers to questionnaires and interviews with students from the final years of each teaching segment, from three schools in the city of Contagem/MG. The analysis of the data is made from theories that understand the Portuguese language through the interactive bias of the language. The results indicate that in the Basic Education coexist more traditional conceptions with a more current conception centered in the interaction. The interactionist conception in Portuguese teaching-learning, however, finds resistance in pedagogical practices at all levels of education. The students reveal that, as they move to higher education segments, Portuguese classes become more traditional because of the exclusive teaching of structures, classifications and nomenclatures. Students say they do not like grammatical content because they do not see meaning in what they are learning and because the methodology of the classes is based on mechanization, in decorating. In all segments, students mention the significant role of literary texts in their lives. The ES I showed that there are different teaching strategies, which does not occur in the other segments. This segment of education is more satisfied with the Portuguese classes and they experience and with their. The ES II pointed out to have problems in the interaction with the teachers. The HS warned us to teach strictly towards the ENEM. ES II and HS students have revealed that there is a disconnect between the school and their social lives.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLinguística aplicadaLíngua portuguesa Estudo e ensinoLíngua portuguesa Análise do discursoInteracionismoEnsino de portuguêsConcepção de linguagemConcepções de língua (gem) e de ensino de língua portuguesa na perspectiva do alunoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALarthur_angelo_de_oliveira_prado___concep__o_de_linguagem_e_de_ensino_de__l_ngua_portuguesa_na_perspectiv.pdfapplication/pdf2221581https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-BB5Q8A/1/arthur_angelo_de_oliveira_prado___concep__o_de_linguagem_e_de_ensino_de__l_ngua_portuguesa_na_perspectiv.pdf9581ed3e96c4ef927ed84b319f440768MD51TEXTarthur_angelo_de_oliveira_prado___concep__o_de_linguagem_e_de_ensino_de__l_ngua_portuguesa_na_perspectiv.pdf.txtarthur_angelo_de_oliveira_prado___concep__o_de_linguagem_e_de_ensino_de__l_ngua_portuguesa_na_perspectiv.pdf.txtExtracted texttext/plain315540https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-BB5Q8A/2/arthur_angelo_de_oliveira_prado___concep__o_de_linguagem_e_de_ensino_de__l_ngua_portuguesa_na_perspectiv.pdf.txt0b10d055740bdcb22005efabbb898539MD521843/LETR-BB5Q8A2019-11-14 06:38:29.576oai:repositorio.ufmg.br:1843/LETR-BB5Q8ARepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:38:29Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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