Uma análise glotopolítica da concepção de língua(gem) no componente de língua portuguesa da Base Nacional Comum Curricular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Sweder, 1991-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/69497
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Francisco Calvo del Olmo
id UFPR_f96cd9dc11bbfd73e2c4a5ed10e2194a
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/69497
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Souza, Sweder, 1991-Lagares, Xoán Carlos, 1971-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em LetrasOlmo, Francisco Javier Calvo del, 1986-2021-02-25T18:22:00Z2021-02-25T18:22:00Z2020https://hdl.handle.net/1884/69497Orientador: Prof. Dr. Francisco Calvo del OlmoCoorientador: Prof. Dr. Xoán Carlos LagaresDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 14/02/2020Inclui referências: p. 98-102Área de concentração: Estudos LinguísticosResumo: O presente trabalho visa analisar a concepção de língua(gem) no componente de Língua Portuguesa (LP) da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para isso, teve como objetivo dar ênfase à análise documental, de viés qualitativo, da BNCC, sob uma perspectiva glotopolítica - entendida como toda e qualquer ação política, social, consciente ou não, sobre a linguagem (GUESPIN; MARCELLESI, 1986; LAGARES, 2018) - , e dialógica/heterodiscursiva (VOLÓCHINOV, 2006 [1979]) da língua(gem), ou seja, a língua(gem) como um recurso, do qual os sujeitos se dispõem para se fazer significar, atuar e agir no mundo. Assim, o foco de análise se deu no componente de LP, sobretudo nas práticas de linguagem (eixos) e nos objetos do conhecimento (conteúdos) - leitura, produção de textos, oralidade e análise linguística/semiótica -, dentro dos campos de atuação designados pelo documento, na parte destinada ao Ensino Fundamental - Anos Finais e ao Ensino Médio. De acordo com os critérios de análise estabelecidos, pôde ser feita uma reflexão teórico-metodológica do ensino de LP no Brasil, compreendendo que a concepção enunciativo-discursiva da língua(gem) não se sustenta nas práticas de linguagem e nos objetos do conhecimento e que a Base ratifica a LP - enquanto Língua Oficial de Estado/Nacional (FARACO, 2008, 2016) e Hipostasiada (BAGNO, 2011, 2019) - e passa a elencar objetos de conhecimento e habilidades essenciais, de forma fragmentada, que devem ser trabalhados em cada ano escolar, atuando, assim, como um agente glotopolítico no ensino-aprendizagem de língua e para a língua. Ainda, que essas discussões possam proporcionar um debate crítico acerca do trabalho reflexivo em cima das questões de língua(gem) e ensino, em vista a uma Educação Linguística, democrática e de acessos (DE MAURO, 2018), e que possam emergir reflexões e problematizações que possibilitem lançar luzes à prática docente e para que os leitores tenham um amplo painel teórico-metodológico de investigação no ensino de LP no século XXI, que aqui entram em embates, confluências e deslocamentos. Palavras-Chave: Base Nacional Comum Curricular. Ensino de Língua Portuguesa. Língua(gem) e Educação. Política(s) Linguística(s). Educação Linguística. Glotopolítica.Abstract: The present work aims to analyze the concept of language in the Portuguese Language (PL) component of the Base Nacional Comum Curricular (BNCC). To this end, it aimed to emphasize the documentary analysis, from a qualitative point of view, of the BNCC, from a glotopolitical perspective - understood as any political action, social, conscious or not, on language (GUESPIN; MARCELLESI, 1986; LAGARES , 2018) - , and dialogical/heterodiscursive (VOLOCHINOV, 2006 [1979]) of the language, that is, the language as a resource, of which the subjects are willing to make themselves signified, act and act in the world . Thus, the focus of analysis was on the PL component, especially in language practices (axes) and knowledge objects (content) - reading, text production, orality and linguistic/semiotic analysis - , within the fields designated by the document, in the part intended for Elementary Education - Years Finals and High School. According to the established analysis criteria, a theoretical and methodological reflection on the teaching of PL in Brazil could be made, understanding that the enunciative-discursive concept of language is not supported by language practices and knowledge objects and that the Base ratifies the PL - while Official State/National Language (FARACO, 2008, 2016) and Hipostasiada (BAGNO, 2011, 2019) - and starts to list objects of essential knowledge and skills, in a fragmented way, that must be worked on each school year, thus acting as a glotopolitical agent in teaching and learning language and for the language. Still, that these discussions can provide a critical debate about reflective work on issues of language and teaching, with a view to a Linguistic Education, democratic and access (DE MAURO, 2018), and that can reflections and problematizations emerge that make it possible to shed light on teaching practice and so that readers have a broad theoretical and methodological panel of research in the teaching of PL in the 21st century, which here enter into clashes, confluences and displacements. Keywords: Base Nacional Comum Curricular. Teaching of Portuguese Language. Language and Education. Language Policy(ices). Linguistic Education. Glotopolytic.RESUMEN: Este trabajo tiene como objetivo analizar el concepto de lengua(je) en los componentes de Lengua Portuguesa (LP) de la Base Nacional Comum Curricular (BNCC) brasilena. Con este fin, pretendemos enfatizar el análisis documental, desde un punto de vista cualitativo, de la BNCC,con una perspectiva glotopolítica, entendida como toda acción política, social, consciente o no, sobre el lenguaje (GUESPIN; MARCELLESI, 1986; LAGARES, 2018), y dialógico/heterodiscursivo (VOLÓCHINOV, 2006 [1979]) dei lenguaje, es decir, la lengua como recurso, con el que los sujetos se hacen significar y actúan en el mundo. Por lo tanto, el enfoque dei análisis se centró en los componentes de LP, especialmente en las prácticas lingüísticas (ejes) y objetos de conocimiento (contenido) - lectura, producción de texto, oralidad y análisis lingüístico/semiótico - , dentro de los campos designados por el documento, en la parte destinada a la Educación Primaria - Anos Finales y Secundários. De acuerdo con los critérios de análisis establecidos, se puede hacer una reflexión teórica y metodológica sobre la ensenanza de LP en Brasil, entendiendo que el concepto enunciativo-discursivo dei lenguaje no es compatible con las prácticas dei lenguaje y los objetos de conocimiento que la Base ratifica en relación con la LP - como lengua oficial estatal/nacional (FARACO, 2008, 2016) e hipostasiada (BAGNO, 2011, 2019). Así, se enumeran los objetos de conocimiento y habilidades esenciales, de manera fragmentada, que deben trabajarse en cada ano escolar, actuando así como un agente glotopolítico en la ensenanza y el aprendizaje de lengua. No obstante, tales discusiones pueden proporcionar un debate crítico sobre el trabajo reflexivo y sobre cuestiones de lenguaje y ensenanza, con miras a una educación lingüística democrática y accesible (DE MAURO, 2018). De todo ello, surgen reflexiones y problematizaciones que arrojan luz a la práctica docente y ofrecen para los lectores un amplio panei teórico y metodológico de investigación dentro de la ensenanza de LP a lo largo dei siglo XXI, que aqui entra en debates y confluencias en trânsito. Palabras Clave: Base Nacional Comum Curricular. Ensenanza de Lengua Portuguesa. Lengua y Educación. Políticas Lingüísticas. Educación Lingüística. Glotopolítica.102 p. : il. (algumas color.).application/pdfLingua portuguesa - Estudo e ensinoLinguagem e educaçãoLingua portuguesa - LinguisticaLetrasUma análise glotopolítica da concepção de língua(gem) no componente de língua portuguesa da Base Nacional Comum Curricularinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - SUEDER SANTOS DE SOUZA.pdfapplication/pdf74472095https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/69497/1/R%20-%20D%20-%20SUEDER%20SANTOS%20DE%20SOUZA.pdfb6ff7855af34d47be17a2a04f3fcf61eMD51open access1884/694972021-02-25 15:22:00.263open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/69497Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-02-25T18:22Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma análise glotopolítica da concepção de língua(gem) no componente de língua portuguesa da Base Nacional Comum Curricular
title Uma análise glotopolítica da concepção de língua(gem) no componente de língua portuguesa da Base Nacional Comum Curricular
spellingShingle Uma análise glotopolítica da concepção de língua(gem) no componente de língua portuguesa da Base Nacional Comum Curricular
Souza, Sweder, 1991-
Lingua portuguesa - Estudo e ensino
Linguagem e educação
Lingua portuguesa - Linguistica
Letras
title_short Uma análise glotopolítica da concepção de língua(gem) no componente de língua portuguesa da Base Nacional Comum Curricular
title_full Uma análise glotopolítica da concepção de língua(gem) no componente de língua portuguesa da Base Nacional Comum Curricular
title_fullStr Uma análise glotopolítica da concepção de língua(gem) no componente de língua portuguesa da Base Nacional Comum Curricular
title_full_unstemmed Uma análise glotopolítica da concepção de língua(gem) no componente de língua portuguesa da Base Nacional Comum Curricular
title_sort Uma análise glotopolítica da concepção de língua(gem) no componente de língua portuguesa da Base Nacional Comum Curricular
author Souza, Sweder, 1991-
author_facet Souza, Sweder, 1991-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Lagares, Xoán Carlos, 1971-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Sweder, 1991-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Olmo, Francisco Javier Calvo del, 1986-
contributor_str_mv Olmo, Francisco Javier Calvo del, 1986-
dc.subject.por.fl_str_mv Lingua portuguesa - Estudo e ensino
Linguagem e educação
Lingua portuguesa - Linguistica
Letras
topic Lingua portuguesa - Estudo e ensino
Linguagem e educação
Lingua portuguesa - Linguistica
Letras
description Orientador: Prof. Dr. Francisco Calvo del Olmo
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-02-25T18:22:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-02-25T18:22:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/69497
url https://hdl.handle.net/1884/69497
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 102 p. : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/69497/1/R%20-%20D%20-%20SUEDER%20SANTOS%20DE%20SOUZA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b6ff7855af34d47be17a2a04f3fcf61e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860276905050112