O grotesco e a dramaturgia de autoria feminina: um (re)encontro possível

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Laureny Aparecida Lourenço da Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/54411
https://orcid.org/0000-0003-0627-2122
Resumo: Griselda Gambaro pratica em suas obras teatrais, sejam elas do período neogrotesco ou posteriores a ele, um grotesco feminino como categoria estética e política. O grotesco está, no seu cerne, conectado ao feminino e, portanto, às relações de gênero. Assim, o corpo feminino e as questões de gênero são lugares promissores para os quais o grotesco se direciona com mais intensidade e que se destacam nas obras aqui analisadas Puesta en Claro (1974), Del sol naciente (1984) e Antígona furiosa (1986).
id UFMG_0359b5ec671c092111c62f1fde5dc6f8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/54411
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling 2023-06-02T20:23:42Z2023-06-02T20:23:42Z20185915817621764794http://hdl.handle.net/1843/54411https://orcid.org/0000-0003-0627-2122Griselda Gambaro pratica em suas obras teatrais, sejam elas do período neogrotesco ou posteriores a ele, um grotesco feminino como categoria estética e política. O grotesco está, no seu cerne, conectado ao feminino e, portanto, às relações de gênero. Assim, o corpo feminino e as questões de gênero são lugares promissores para os quais o grotesco se direciona com mais intensidade e que se destacam nas obras aqui analisadas Puesta en Claro (1974), Del sol naciente (1984) e Antígona furiosa (1986).Griselda Gambaro practices in her theatrical works, be they of the neogrotesque period or later to him, a feminine grotesque like esthetic and political category. The grotesque is at its core connected to the feminine and, therefore, to gender relations. Thus, the feminine body and the gender issues are promising places to which the grotesque is directed more intensely and that stand out in the works analyzed here: Puesta en Claro (1974), Del sol naciente (1984) and Antígona furiosa (1986).porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilFALE - FACULDADE DE LETRASEstudos linguísticos e literáriosGrotesco na literaturaFigura humana na literaturaFeminilidadeGrotescoFemininoTeatroArgentinaO grotesco e a dramaturgia de autoria feminina: um (re)encontro possívelThe grotesque and the dramaturgy of female authoring: a feasible (re)encounterinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/28859Laureny Aparecida Lourenço da Silvaapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALO_grotesco_e_a_dramaturgia_de_autoria_feminina_um_(re)encontro_p.pdfO_grotesco_e_a_dramaturgia_de_autoria_feminina_um_(re)encontro_p.pdfapplication/pdf286903https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/54411/2/O_grotesco_e_a_dramaturgia_de_autoria_feminina_um_%28re%29encontro_p.pdf44506fb4c10076cd7992ae53a062aaedMD52LICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/54411/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD511843/544112023-06-02 17:23:42.359oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-06-02T20:23:42Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O grotesco e a dramaturgia de autoria feminina: um (re)encontro possível
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv The grotesque and the dramaturgy of female authoring: a feasible (re)encounter
title O grotesco e a dramaturgia de autoria feminina: um (re)encontro possível
spellingShingle O grotesco e a dramaturgia de autoria feminina: um (re)encontro possível
Laureny Aparecida Lourenço da Silva
Grotesco
Feminino
Teatro
Argentina
Grotesco na literatura
Figura humana na literatura
Feminilidade
title_short O grotesco e a dramaturgia de autoria feminina: um (re)encontro possível
title_full O grotesco e a dramaturgia de autoria feminina: um (re)encontro possível
title_fullStr O grotesco e a dramaturgia de autoria feminina: um (re)encontro possível
title_full_unstemmed O grotesco e a dramaturgia de autoria feminina: um (re)encontro possível
title_sort O grotesco e a dramaturgia de autoria feminina: um (re)encontro possível
author Laureny Aparecida Lourenço da Silva
author_facet Laureny Aparecida Lourenço da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Laureny Aparecida Lourenço da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Grotesco
Feminino
Teatro
Argentina
topic Grotesco
Feminino
Teatro
Argentina
Grotesco na literatura
Figura humana na literatura
Feminilidade
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Grotesco na literatura
Figura humana na literatura
Feminilidade
description Griselda Gambaro pratica em suas obras teatrais, sejam elas do período neogrotesco ou posteriores a ele, um grotesco feminino como categoria estética e política. O grotesco está, no seu cerne, conectado ao feminino e, portanto, às relações de gênero. Assim, o corpo feminino e as questões de gênero são lugares promissores para os quais o grotesco se direciona com mais intensidade e que se destacam nas obras aqui analisadas Puesta en Claro (1974), Del sol naciente (1984) e Antígona furiosa (1986).
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-02T20:23:42Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-06-02T20:23:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/54411
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 21764794
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-0627-2122
identifier_str_mv 21764794
url http://hdl.handle.net/1843/54411
https://orcid.org/0000-0003-0627-2122
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Estudos linguísticos e literários
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv FALE - FACULDADE DE LETRAS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/54411/2/O_grotesco_e_a_dramaturgia_de_autoria_feminina_um_%28re%29encontro_p.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/54411/1/License.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 44506fb4c10076cd7992ae53a062aaed
fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589202184503296