O Sistema Impro na formação universitária em teatro: experiências nos cursos de graduação em teatro da EBA/UFMG e da UFSJ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diogo Horta Miguel
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/EBAC-9Q4M4W
Resumo: Esta dissertação discorre sobre o Sistema Impro, criado pelo dramaturgo e professor inglês Keith Johnstone na segunda metade do século XX, aplicado à formação do ator em nível superior em Minas Gerais. A partir de um estudo sobre a inserção desse sistema no Brasil, procuramos entender como o trabalho de Johnstone foi repensado e recriado em propostas pedagógicas que fazem parte dos currículos das graduações em Teatro da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais e da Universidade Federal de São João del-Rei. Por isso, o estudo de caso desta pesquisa analisou a aplicação do Sistema Impro no contexto da formação de atores em ambas as graduações citadas. A partir da observação da prática docente, da proposição desse sistema como professor, da avaliação e registro das aulas e da aplicação de questionários aos alunos, pode-se perceber de que forma e quais os meios utilizados pelo Sistema Impro estabelecem conexões com o processo criativo do ator e com aspectos constitutivos da atuação e da docência em teatro quando aplicado em um contexto de formação teatral.
id UFMG_037b101139cae078facfbeff12aead45
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/EBAC-9Q4M4W
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Mariana de Lima e MunizMonica Medeiros RibeiroMaria Lucia de Souza Barros PupoDiogo Horta Miguel2019-08-12T22:38:17Z2019-08-12T22:38:17Z2014-08-27http://hdl.handle.net/1843/EBAC-9Q4M4WEsta dissertação discorre sobre o Sistema Impro, criado pelo dramaturgo e professor inglês Keith Johnstone na segunda metade do século XX, aplicado à formação do ator em nível superior em Minas Gerais. A partir de um estudo sobre a inserção desse sistema no Brasil, procuramos entender como o trabalho de Johnstone foi repensado e recriado em propostas pedagógicas que fazem parte dos currículos das graduações em Teatro da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais e da Universidade Federal de São João del-Rei. Por isso, o estudo de caso desta pesquisa analisou a aplicação do Sistema Impro no contexto da formação de atores em ambas as graduações citadas. A partir da observação da prática docente, da proposição desse sistema como professor, da avaliação e registro das aulas e da aplicação de questionários aos alunos, pode-se perceber de que forma e quais os meios utilizados pelo Sistema Impro estabelecem conexões com o processo criativo do ator e com aspectos constitutivos da atuação e da docência em teatro quando aplicado em um contexto de formação teatral.This work discusses the Impro System, created by playwright and english professor Keith Johnstone in the second half of the twentieth century, applied to the actor's training in higher education in Minas Gerais. Based on a study about the insertion of this system in Brazil, we seek to understand how Johnstones work was rethought and recreated in pedagogical proposals that are part of the curriculum in the theatre education of Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais and Universidade Federal de São João del-Rei. Therefore, the case study of this research examined the application of Impro System in the actors training in both universities cited. From the observation of teaching practice, the proposition of this methodology as a teacher, the assessment and recording of lessons and the administration of questionnaires to students, it can be perceived what way and what are the means used by the Impro System establish connections with the actors creative process and with aspects of performance and teaching when applied in the context of theatrical training.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGArteSistema ImproFormação universitária em teatroImprovisaçãoO Sistema Impro na formação universitária em teatro: experiências nos cursos de graduação em teatro da EBA/UFMG e da UFSJinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o___o_sistema_impro_na_forma__o_universit_ria_em_teatro___diogo__horta__1_.pdfapplication/pdf2031523https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EBAC-9Q4M4W/1/disserta__o___o_sistema_impro_na_forma__o_universit_ria_em_teatro___diogo__horta__1_.pdfd6c41d5347fe029cbeced0922406192fMD51TEXTdisserta__o___o_sistema_impro_na_forma__o_universit_ria_em_teatro___diogo__horta__1_.pdf.txtdisserta__o___o_sistema_impro_na_forma__o_universit_ria_em_teatro___diogo__horta__1_.pdf.txtExtracted texttext/plain446742https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EBAC-9Q4M4W/2/disserta__o___o_sistema_impro_na_forma__o_universit_ria_em_teatro___diogo__horta__1_.pdf.txtd1bf91ffb5e7bf0d6de2f8198bd51a23MD521843/EBAC-9Q4M4W2019-11-14 20:13:05.281oai:repositorio.ufmg.br:1843/EBAC-9Q4M4WRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T23:13:05Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O Sistema Impro na formação universitária em teatro: experiências nos cursos de graduação em teatro da EBA/UFMG e da UFSJ
title O Sistema Impro na formação universitária em teatro: experiências nos cursos de graduação em teatro da EBA/UFMG e da UFSJ
spellingShingle O Sistema Impro na formação universitária em teatro: experiências nos cursos de graduação em teatro da EBA/UFMG e da UFSJ
Diogo Horta Miguel
Sistema Impro
Formação universitária em teatro
Improvisação
Arte
title_short O Sistema Impro na formação universitária em teatro: experiências nos cursos de graduação em teatro da EBA/UFMG e da UFSJ
title_full O Sistema Impro na formação universitária em teatro: experiências nos cursos de graduação em teatro da EBA/UFMG e da UFSJ
title_fullStr O Sistema Impro na formação universitária em teatro: experiências nos cursos de graduação em teatro da EBA/UFMG e da UFSJ
title_full_unstemmed O Sistema Impro na formação universitária em teatro: experiências nos cursos de graduação em teatro da EBA/UFMG e da UFSJ
title_sort O Sistema Impro na formação universitária em teatro: experiências nos cursos de graduação em teatro da EBA/UFMG e da UFSJ
author Diogo Horta Miguel
author_facet Diogo Horta Miguel
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mariana de Lima e Muniz
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Monica Medeiros Ribeiro
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Maria Lucia de Souza Barros Pupo
dc.contributor.author.fl_str_mv Diogo Horta Miguel
contributor_str_mv Mariana de Lima e Muniz
Monica Medeiros Ribeiro
Maria Lucia de Souza Barros Pupo
dc.subject.por.fl_str_mv Sistema Impro
Formação universitária em teatro
Improvisação
topic Sistema Impro
Formação universitária em teatro
Improvisação
Arte
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Arte
description Esta dissertação discorre sobre o Sistema Impro, criado pelo dramaturgo e professor inglês Keith Johnstone na segunda metade do século XX, aplicado à formação do ator em nível superior em Minas Gerais. A partir de um estudo sobre a inserção desse sistema no Brasil, procuramos entender como o trabalho de Johnstone foi repensado e recriado em propostas pedagógicas que fazem parte dos currículos das graduações em Teatro da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais e da Universidade Federal de São João del-Rei. Por isso, o estudo de caso desta pesquisa analisou a aplicação do Sistema Impro no contexto da formação de atores em ambas as graduações citadas. A partir da observação da prática docente, da proposição desse sistema como professor, da avaliação e registro das aulas e da aplicação de questionários aos alunos, pode-se perceber de que forma e quais os meios utilizados pelo Sistema Impro estabelecem conexões com o processo criativo do ator e com aspectos constitutivos da atuação e da docência em teatro quando aplicado em um contexto de formação teatral.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-08-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T22:38:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T22:38:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/EBAC-9Q4M4W
url http://hdl.handle.net/1843/EBAC-9Q4M4W
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EBAC-9Q4M4W/1/disserta__o___o_sistema_impro_na_forma__o_universit_ria_em_teatro___diogo__horta__1_.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EBAC-9Q4M4W/2/disserta__o___o_sistema_impro_na_forma__o_universit_ria_em_teatro___diogo__horta__1_.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv d6c41d5347fe029cbeced0922406192f
d1bf91ffb5e7bf0d6de2f8198bd51a23
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589236453015552