Estabelecendo vínculos no trabalho: um estudo sobre a situação de trabalho e o comprometimento de gerentes em uma empresa de telefonia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alessandra Berbert Ferreira
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-99GMHG
Resumo: A presente pesquisa procurou fazer uma análise sobre a situação de trabalho e o Comprometimento Organizacional de gerentes em nível intermediário e de linha, que atuam em uma empresa privatizada do setor de telecomunicações, concessionária na exploração do serviçode telefonia móvel. Com a entrada desse serviço no mercado e a partir dos processos de cisão e privatização postulados pelo Governo, observou-se um grande interesse da empresa em constituir um negócio autônomo, buscando condições e vantagens para se posicionar nummercado de livre concorrência. Tal fenômeno foi determinante para que ela já fosse concebida na perspectiva de uma empresa privada, com uma estrutura de grande porte, tornando-se uma das mais importantes do setor num curto espaço de tempo. Além de toda complexidade inerente a esse momento, a nova estrutura que foi se constituindo exigiu dos originários da empresa-mãe e dos gerentes que passaram a incorporar seus quadros, uma grande necessidade de aprendizagem e adoção de novos padrões de comportamento, por se tratar de um negócio ainda novo no cenário econômico. A pesquisa de campo envolveu 54 gerentes, sendo 26 de nível intermediário e 28 de linha, bem como quatro diretores que contribuíram na contextualização daempresa. O objetivo foi identificar de que maneira e quais aspectos relativos à situação de trabalho desses gerentes interferem em seus vínculos com a organização, aqui tratados na ótica do Comprometimento Organizacional. Para complementação dos dados, foram feitas entrevistas com gerentes de diferentes áreas de negócio da empresa, que possibilitaram verificar como percebem e vivenciam seu contexto de trabalho. Logo, esta pode ser caracterizada como uma pesquisa exploratória e descritiva das características de uma amostra, que buscou estabelecer correlações entre as variáveis consideradas, por meio de estratégia qualitativa e quantitativa. Como técnica de coleta de dados, utilizou-se um questionário, aliando questões diversasrelativas ao que se convencionou chamar de situação de trabalho, e as variáveis de Comprometimento Organizacional do modelo de MEYER e ALLEN (1991, 1997), conforme validado por BANDEIRA et al. (1999). Assim, a partir do modelo de pesquisa adotado, buscou-se analisar quais os significados e interpretações que os próprios gerentes conferem à sua atual situação de trabalho e o quanto estão comprometidos, verificando-se que aspectos ligados à atividade gerencial num dado contexto podem exercer influência sobre diferentes dimensões do Comprometimento, o que pode ser trabalhado para a melhoria desses níveis, compreendidos como fatores importantes na estruturação de vínculos com a organização.
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