Tânia Lima Ayer de Noronha e sua trajetória no Colégio Técnico da UFMG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kelly Maria de Campos Fornero Abreu de Lima Melillo
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Maria Laura Magalhães Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/43659
Resumo: Este artigo focaliza o percurso (auto)biográfico da professora Tânia Lima Ayer de Noronha, docente de Matemática no Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais (Coltec-UFMG), no período de 1979 a 2002. Esse percurso é estudado a partir de uma investigação anterior que usou a metodologia da História Oral. A fonte principal do estudo é a entrevista da própria Tânia, mas também foram usados documentos escritos e depoimentos de outros entrevistados. Uma discussão sobre a História Oral, uma contextualização do Coltec e a motivação para o estudo são apresentadas, seguidas por destaques do trabalho da professora na escola. Buscou-se enfatizar a forte relação entre a atuação da professora e as características da instituição escolar focalizada, bem como considerar o papel desempenhado por Tânia, vinculando-o à repercussão de questões de gênero. O relacionamento com alunos e colegas e a postura de Tânia resultaram no estabelecimento de uma imagem feminina e maternal da professora. O texto é concluído com considerações sobre o percurso de Tânia, à luz da perspectiva de gênero, que estabelece um contraste entre a justificativa da caracterização de homens e mulheres a partir de diferenças sexuais e a construção socio-histórica da feminilidade e da masculinidade.
id UFMG_05027fec771c1f702b183e4551759445
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/43659
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Tânia Lima Ayer de Noronha e sua trajetória no Colégio Técnico da UFMGParticipação Feminina na História da Educação MatemáticaPercursos (auto)biográficosHistória OralGêneroEste artigo focaliza o percurso (auto)biográfico da professora Tânia Lima Ayer de Noronha, docente de Matemática no Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais (Coltec-UFMG), no período de 1979 a 2002. Esse percurso é estudado a partir de uma investigação anterior que usou a metodologia da História Oral. A fonte principal do estudo é a entrevista da própria Tânia, mas também foram usados documentos escritos e depoimentos de outros entrevistados. Uma discussão sobre a História Oral, uma contextualização do Coltec e a motivação para o estudo são apresentadas, seguidas por destaques do trabalho da professora na escola. Buscou-se enfatizar a forte relação entre a atuação da professora e as características da instituição escolar focalizada, bem como considerar o papel desempenhado por Tânia, vinculando-o à repercussão de questões de gênero. O relacionamento com alunos e colegas e a postura de Tânia resultaram no estabelecimento de uma imagem feminina e maternal da professora. O texto é concluído com considerações sobre o percurso de Tânia, à luz da perspectiva de gênero, que estabelece um contraste entre a justificativa da caracterização de homens e mulheres a partir de diferenças sexuais e a construção socio-histórica da feminilidade e da masculinidade.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilCOLTEC - COLEGIO TECNICOUFMG2022-07-26T17:12:19Z2022-07-26T17:12:19Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlepdfapplication/pdf2525-426Xhttp://hdl.handle.net/1843/43659porRevista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica - (RBPAB)Kelly Maria de Campos Fornero Abreu de Lima MelilloMaria Laura Magalhães Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2022-07-26T17:12:19Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/43659Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2022-07-26T17:12:19Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Tânia Lima Ayer de Noronha e sua trajetória no Colégio Técnico da UFMG
title Tânia Lima Ayer de Noronha e sua trajetória no Colégio Técnico da UFMG
spellingShingle Tânia Lima Ayer de Noronha e sua trajetória no Colégio Técnico da UFMG
Kelly Maria de Campos Fornero Abreu de Lima Melillo
Participação Feminina na História da Educação Matemática
Percursos (auto)biográficos
História Oral
Gênero
title_short Tânia Lima Ayer de Noronha e sua trajetória no Colégio Técnico da UFMG
title_full Tânia Lima Ayer de Noronha e sua trajetória no Colégio Técnico da UFMG
title_fullStr Tânia Lima Ayer de Noronha e sua trajetória no Colégio Técnico da UFMG
title_full_unstemmed Tânia Lima Ayer de Noronha e sua trajetória no Colégio Técnico da UFMG
title_sort Tânia Lima Ayer de Noronha e sua trajetória no Colégio Técnico da UFMG
author Kelly Maria de Campos Fornero Abreu de Lima Melillo
author_facet Kelly Maria de Campos Fornero Abreu de Lima Melillo
Maria Laura Magalhães Gomes
author_role author
author2 Maria Laura Magalhães Gomes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kelly Maria de Campos Fornero Abreu de Lima Melillo
Maria Laura Magalhães Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Participação Feminina na História da Educação Matemática
Percursos (auto)biográficos
História Oral
Gênero
topic Participação Feminina na História da Educação Matemática
Percursos (auto)biográficos
História Oral
Gênero
description Este artigo focaliza o percurso (auto)biográfico da professora Tânia Lima Ayer de Noronha, docente de Matemática no Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais (Coltec-UFMG), no período de 1979 a 2002. Esse percurso é estudado a partir de uma investigação anterior que usou a metodologia da História Oral. A fonte principal do estudo é a entrevista da própria Tânia, mas também foram usados documentos escritos e depoimentos de outros entrevistados. Uma discussão sobre a História Oral, uma contextualização do Coltec e a motivação para o estudo são apresentadas, seguidas por destaques do trabalho da professora na escola. Buscou-se enfatizar a forte relação entre a atuação da professora e as características da instituição escolar focalizada, bem como considerar o papel desempenhado por Tânia, vinculando-o à repercussão de questões de gênero. O relacionamento com alunos e colegas e a postura de Tânia resultaram no estabelecimento de uma imagem feminina e maternal da professora. O texto é concluído com considerações sobre o percurso de Tânia, à luz da perspectiva de gênero, que estabelece um contraste entre a justificativa da caracterização de homens e mulheres a partir de diferenças sexuais e a construção socio-histórica da feminilidade e da masculinidade.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2022-07-26T17:12:19Z
2022-07-26T17:12:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 2525-426X
http://hdl.handle.net/1843/43659
identifier_str_mv 2525-426X
url http://hdl.handle.net/1843/43659
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica - (RBPAB)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
COLTEC - COLEGIO TECNICO
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
COLTEC - COLEGIO TECNICO
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1816829730811281408