Livros didáticos e outros materiais escritos no Colégio Técnico da UFMG (1969-1997)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/43660 |
Resumo: | Este artigo aborda o uso de livros didáticos e outros materiais escritos nas práticas dos professores de Matemática do Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais no período 1969-1997. O trabalho resulta de uma pesquisa fundamentada na metodologia da História Oral, com a realização de 16 entrevistas com antigos professores e alunos da escola. Os depoimentos dos professores minimizaram o papel dos livros em suas práticas, acentuando a sua própria produção de materiais escritos, com destaque para estudos dirigidos e instruções programadas para as aulas. Os testemunhos dos alunos se referiram à pouca frequência de aulas expositivas decorrente do uso desses materiais e em geral não enfatizaram o uso de livros. Entretanto, a análise das narrativas revelou que os livros didáticos estiveram muito presentes nas práticas desenvolvidas na escola, por serem essenciais à preparação e à realização dos estudos dirigidos. |
id |
UFMG_8fb9fae50de9d0ab38a52a61063f2776 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/43660 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Livros didáticos e outros materiais escritos no Colégio Técnico da UFMG (1969-1997)Colégio Técnico da UFMGLivros Didáticos de MatemáticaEstudo Dirigido e Instrução ProgramadaHistória OralEste artigo aborda o uso de livros didáticos e outros materiais escritos nas práticas dos professores de Matemática do Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais no período 1969-1997. O trabalho resulta de uma pesquisa fundamentada na metodologia da História Oral, com a realização de 16 entrevistas com antigos professores e alunos da escola. Os depoimentos dos professores minimizaram o papel dos livros em suas práticas, acentuando a sua própria produção de materiais escritos, com destaque para estudos dirigidos e instruções programadas para as aulas. Os testemunhos dos alunos se referiram à pouca frequência de aulas expositivas decorrente do uso desses materiais e em geral não enfatizaram o uso de livros. Entretanto, a análise das narrativas revelou que os livros didáticos estiveram muito presentes nas práticas desenvolvidas na escola, por serem essenciais à preparação e à realização dos estudos dirigidos.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilICX - DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICAUFMG2022-07-26T17:13:19Z2022-07-26T17:13:19Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlepdfapplication/pdf10.20396/zet.v27i0.86541212176-1744http://hdl.handle.net/1843/43660porZetetikéKelly Maria de Campos Fornero Abreu de Lima MelilloMaria Laura Magalhães Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2022-07-26T17:13:19Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/43660Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2022-07-26T17:13:19Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Livros didáticos e outros materiais escritos no Colégio Técnico da UFMG (1969-1997) |
title |
Livros didáticos e outros materiais escritos no Colégio Técnico da UFMG (1969-1997) |
spellingShingle |
Livros didáticos e outros materiais escritos no Colégio Técnico da UFMG (1969-1997) Kelly Maria de Campos Fornero Abreu de Lima Melillo Colégio Técnico da UFMG Livros Didáticos de Matemática Estudo Dirigido e Instrução Programada História Oral |
title_short |
Livros didáticos e outros materiais escritos no Colégio Técnico da UFMG (1969-1997) |
title_full |
Livros didáticos e outros materiais escritos no Colégio Técnico da UFMG (1969-1997) |
title_fullStr |
Livros didáticos e outros materiais escritos no Colégio Técnico da UFMG (1969-1997) |
title_full_unstemmed |
Livros didáticos e outros materiais escritos no Colégio Técnico da UFMG (1969-1997) |
title_sort |
Livros didáticos e outros materiais escritos no Colégio Técnico da UFMG (1969-1997) |
author |
Kelly Maria de Campos Fornero Abreu de Lima Melillo |
author_facet |
Kelly Maria de Campos Fornero Abreu de Lima Melillo Maria Laura Magalhães Gomes |
author_role |
author |
author2 |
Maria Laura Magalhães Gomes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kelly Maria de Campos Fornero Abreu de Lima Melillo Maria Laura Magalhães Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Colégio Técnico da UFMG Livros Didáticos de Matemática Estudo Dirigido e Instrução Programada História Oral |
topic |
Colégio Técnico da UFMG Livros Didáticos de Matemática Estudo Dirigido e Instrução Programada História Oral |
description |
Este artigo aborda o uso de livros didáticos e outros materiais escritos nas práticas dos professores de Matemática do Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais no período 1969-1997. O trabalho resulta de uma pesquisa fundamentada na metodologia da História Oral, com a realização de 16 entrevistas com antigos professores e alunos da escola. Os depoimentos dos professores minimizaram o papel dos livros em suas práticas, acentuando a sua própria produção de materiais escritos, com destaque para estudos dirigidos e instruções programadas para as aulas. Os testemunhos dos alunos se referiram à pouca frequência de aulas expositivas decorrente do uso desses materiais e em geral não enfatizaram o uso de livros. Entretanto, a análise das narrativas revelou que os livros didáticos estiveram muito presentes nas práticas desenvolvidas na escola, por serem essenciais à preparação e à realização dos estudos dirigidos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2022-07-26T17:13:19Z 2022-07-26T17:13:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
10.20396/zet.v27i0.8654121 2176-1744 http://hdl.handle.net/1843/43660 |
identifier_str_mv |
10.20396/zet.v27i0.8654121 2176-1744 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/43660 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Zetetiké |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil ICX - DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil ICX - DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufmg.br |
_version_ |
1816829642423664640 |