O corpo em cena e o corpo fora da cena

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marilia Aparecida Moreira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9HHGE3
Resumo: Esta pesquisa apresenta uma investigação sobre o corpo, delimitando-o em suas formas de apresentação nas urgências subjetivas. Explora o tema "O corpo em cena e o corpo fora da cena", enfocando os acontecimentos de corpo e considerando a incidência do Real na atualidade. Este trabalho pretende apresentar contribuições aos estudos psicológicos, ao abordar os acontecimentos de corpo pela irrupção do gozo do corpo, relacionando-se com o corpo vivo e o significado do que é a vida. A discussão teórica apoia-se na articulação com os acontecimentos de corpo em Antonin Artaud, na sua forma de apresentação: um corpo que emerge do Real, revelando uma não separação da vida, com o qual ele lida como sendo um corpo vivo, introduzindo uma importante discussão, que perpassa as reflexões da dissertação e a fundamentação teórica, na psicanálise, sobre linguagem e cultura. Por outro lado, Artaud, ao teorizar sobre o teatro da crueldade, cria o conceito de crueldade como modo particular de lidar com a linguagem, verificando-se, em contrapartida, do lado da psicanálise, o conceito de representação. Isso produz efeitos sobre a constituição de um corpo e a posição do sujeito no mundo. A partir disso, este estudo estabeleceu uma metodologia por meio da qual percorreu dois momentos em relação à construção do corpo em Artaud, os quais se diferem pelo corpo em cena, que é o momento em que desenvolve a pesquisa com o teatro, antes de sua internação em Rodez, e o corpo fora de cena, que é quando se dá o trabalho com a escrita, a partir desse mesmo marco. Em paralelo, por parte da psicanálise, foi feito também um recorte desses dois momentos, voltados para a teoria lacaniana: a partir das obras de Lacan, Seminário10: a angústia, no qual esse autor teoriza sobre o objeto, e Seminário 23: o sinthoma, em que há a prevalência do Real e as formas de amarração, baseadas na topologia.
id UFMG_053138a36780c172eaaad94af3b447e9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9HHGE3
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Marcia Maria Rosa VieiraCristina Moreira MarcosNadia Laguardia de LimaMarilia Aparecida Moreira2019-08-12T04:37:01Z2019-08-12T04:37:01Z2013-06-14http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9HHGE3Esta pesquisa apresenta uma investigação sobre o corpo, delimitando-o em suas formas de apresentação nas urgências subjetivas. Explora o tema "O corpo em cena e o corpo fora da cena", enfocando os acontecimentos de corpo e considerando a incidência do Real na atualidade. Este trabalho pretende apresentar contribuições aos estudos psicológicos, ao abordar os acontecimentos de corpo pela irrupção do gozo do corpo, relacionando-se com o corpo vivo e o significado do que é a vida. A discussão teórica apoia-se na articulação com os acontecimentos de corpo em Antonin Artaud, na sua forma de apresentação: um corpo que emerge do Real, revelando uma não separação da vida, com o qual ele lida como sendo um corpo vivo, introduzindo uma importante discussão, que perpassa as reflexões da dissertação e a fundamentação teórica, na psicanálise, sobre linguagem e cultura. Por outro lado, Artaud, ao teorizar sobre o teatro da crueldade, cria o conceito de crueldade como modo particular de lidar com a linguagem, verificando-se, em contrapartida, do lado da psicanálise, o conceito de representação. Isso produz efeitos sobre a constituição de um corpo e a posição do sujeito no mundo. A partir disso, este estudo estabeleceu uma metodologia por meio da qual percorreu dois momentos em relação à construção do corpo em Artaud, os quais se diferem pelo corpo em cena, que é o momento em que desenvolve a pesquisa com o teatro, antes de sua internação em Rodez, e o corpo fora de cena, que é quando se dá o trabalho com a escrita, a partir desse mesmo marco. Em paralelo, por parte da psicanálise, foi feito também um recorte desses dois momentos, voltados para a teoria lacaniana: a partir das obras de Lacan, Seminário10: a angústia, no qual esse autor teoriza sobre o objeto, e Seminário 23: o sinthoma, em que há a prevalência do Real e as formas de amarração, baseadas na topologia.This research presents an investigation on the body, delimiting its forms of presentation in subjective urgencies. It explores the theme "The body on the scene and the body out of the scene", focusing on the happenings of the body and considering the incidence of the Real in the present days. This work intends to present contributions to psychological studies, as it addresses the happenings of the body through the bodys outbreak of enjoyment, relating it to the living body and the meaning of life. The theoretical discussion is based on the articulation with the happenings of the body in Antonin Artaud, in its form of presentation: a body that emerges from the Real, revealing a non separation from life, with which he handles as a living body, introducing an important discussion that permeates the reflections of this Masters thesis and the psychoanalytic theoretical foundation about language and culture. On the other hand, as Artaud theorizes about the theater of cruelty, he creates the concept of cruelty as a particular way of dealing with language, verifying, in contrast, on the part of psychoanalysis, the concept of representation. This produces effects on the constitution of a body and the position of the subject in the world. Based on that, this study has established a methodology, which considers two different moments in relation to the construction of the body in Artauds work. One is the body on the scene, that is, the moment that the research with the theater develops, before his hospitalization in Rodez, and the other is the body out of the scene, when he starts the act of writing, dating from this same period. In parallel, on the part of psychoanalysis, we have also delimited these two moments, with focus on Lacans theory: Seminar 10: on anxiety, in which he theorizes on the object, and Seminar 23: on the sinthome, in which the Real and the forms of tying the knot, based on topology, prevail.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGArtaud, Antonin, 1896-1948CrueldadePsicologiaRepresentação (Psicanálise)Linguagem e culturaCorpoLinguagemAcontecimentoRealCenaCulturaO corpo em cena e o corpo fora da cenainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta.pdfapplication/pdf1803480https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9HHGE3/1/disserta.pdf9aa7ab779012c53ade32d0e7de1bc54bMD51TEXTdisserta.pdf.txtdisserta.pdf.txtExtracted texttext/plain246141https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9HHGE3/2/disserta.pdf.txt0688221fc6191adf1ea132b0196ac325MD521843/BUBD-9HHGE32019-11-14 08:47:56.507oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9HHGE3Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T11:47:56Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O corpo em cena e o corpo fora da cena
title O corpo em cena e o corpo fora da cena
spellingShingle O corpo em cena e o corpo fora da cena
Marilia Aparecida Moreira
Corpo
Linguagem
Acontecimento
Real
Cena
Cultura
Artaud, Antonin, 1896-1948
Crueldade
Psicologia
Representação (Psicanálise)
Linguagem e cultura
title_short O corpo em cena e o corpo fora da cena
title_full O corpo em cena e o corpo fora da cena
title_fullStr O corpo em cena e o corpo fora da cena
title_full_unstemmed O corpo em cena e o corpo fora da cena
title_sort O corpo em cena e o corpo fora da cena
author Marilia Aparecida Moreira
author_facet Marilia Aparecida Moreira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marcia Maria Rosa Vieira
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Cristina Moreira Marcos
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Nadia Laguardia de Lima
dc.contributor.author.fl_str_mv Marilia Aparecida Moreira
contributor_str_mv Marcia Maria Rosa Vieira
Cristina Moreira Marcos
Nadia Laguardia de Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Corpo
Linguagem
Acontecimento
Real
Cena
Cultura
topic Corpo
Linguagem
Acontecimento
Real
Cena
Cultura
Artaud, Antonin, 1896-1948
Crueldade
Psicologia
Representação (Psicanálise)
Linguagem e cultura
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Artaud, Antonin, 1896-1948
Crueldade
Psicologia
Representação (Psicanálise)
Linguagem e cultura
description Esta pesquisa apresenta uma investigação sobre o corpo, delimitando-o em suas formas de apresentação nas urgências subjetivas. Explora o tema "O corpo em cena e o corpo fora da cena", enfocando os acontecimentos de corpo e considerando a incidência do Real na atualidade. Este trabalho pretende apresentar contribuições aos estudos psicológicos, ao abordar os acontecimentos de corpo pela irrupção do gozo do corpo, relacionando-se com o corpo vivo e o significado do que é a vida. A discussão teórica apoia-se na articulação com os acontecimentos de corpo em Antonin Artaud, na sua forma de apresentação: um corpo que emerge do Real, revelando uma não separação da vida, com o qual ele lida como sendo um corpo vivo, introduzindo uma importante discussão, que perpassa as reflexões da dissertação e a fundamentação teórica, na psicanálise, sobre linguagem e cultura. Por outro lado, Artaud, ao teorizar sobre o teatro da crueldade, cria o conceito de crueldade como modo particular de lidar com a linguagem, verificando-se, em contrapartida, do lado da psicanálise, o conceito de representação. Isso produz efeitos sobre a constituição de um corpo e a posição do sujeito no mundo. A partir disso, este estudo estabeleceu uma metodologia por meio da qual percorreu dois momentos em relação à construção do corpo em Artaud, os quais se diferem pelo corpo em cena, que é o momento em que desenvolve a pesquisa com o teatro, antes de sua internação em Rodez, e o corpo fora de cena, que é quando se dá o trabalho com a escrita, a partir desse mesmo marco. Em paralelo, por parte da psicanálise, foi feito também um recorte desses dois momentos, voltados para a teoria lacaniana: a partir das obras de Lacan, Seminário10: a angústia, no qual esse autor teoriza sobre o objeto, e Seminário 23: o sinthoma, em que há a prevalência do Real e as formas de amarração, baseadas na topologia.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-06-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T04:37:01Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T04:37:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9HHGE3
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9HHGE3
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9HHGE3/1/disserta.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9HHGE3/2/disserta.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 9aa7ab779012c53ade32d0e7de1bc54b
0688221fc6191adf1ea132b0196ac325
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589308384280576