Antecedentes e consequentes da satisfação de clientes no setor serviços de telefonia móvel no Brasil: proposição e teste de um modelo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marlusa de Sevilha Gosling
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Arthur Henrique Cunha Freitas, Gisele de Araújo Pereira, Kelly Cristine Oliveira Meira, Iury Teixeira de Sevilha Gosling
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/42236
Resumo: Apesar de ser um setor importante para a economia do Brasil, a telefonia móvel enfrenta vários desafios, dentre eles, a busca pela satisfação e retenção de clientes. Com produtos cada vez mais diversificados e com o maior número de celulares disponíveis, é realmente importante para as provedoras de serviços de telefonia móvel entender o que se deve desenvolver para atender as necessidades dos consumidores e não deixá-los insatisfeitos a ponto de procurar outras marcas. A telefonia móvel tem alto índice de reclamação no país, e, portanto, investigar fatores que levam à satisfação e à intenção de permanência com operadoras é relevante. Assim, o objetivo desse artigo é propor e testar um modelo que contemple antecedentes e consequentes da satisfação de clientes de serviços de telefonia móvel de Minas Gerais, Brasil. Para teste do modelo proposto, realizou-se um estudo descritivo, a partir de um survey com clientes de operadoras de telefonia móvel do da cidade de Belo Horizonte. Os dados coletados foram analisados por meio de modelagem por equações estruturais e mostraram que quase todas as hipóteses foram suportadas, sendo que a qualidade do serviço influencia fortemente a satisfação e esta impacta tanto a confiança na marca quanto a intenção de permanecer com a operadora. Adicionalmente, as influências de pessoas próximas trazem (1) maior confiança nas marcas indicadas e, ao mesmo tempo, (2) maior percepção de qualidade dos serviços prestados. Embora controversa, a prática de dificultar a saída do consumidor, aqui tratado como barreiras à mudança, realmente faz com que o cliente permaneça com a provedora.
id UFMG_057bf5cab2e37f76b2aef0aaa8badf72
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/42236
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling 2022-06-03T17:45:56Z2022-06-03T17:45:56Z20165341722317-3793http://hdl.handle.net/1843/42236Apesar de ser um setor importante para a economia do Brasil, a telefonia móvel enfrenta vários desafios, dentre eles, a busca pela satisfação e retenção de clientes. Com produtos cada vez mais diversificados e com o maior número de celulares disponíveis, é realmente importante para as provedoras de serviços de telefonia móvel entender o que se deve desenvolver para atender as necessidades dos consumidores e não deixá-los insatisfeitos a ponto de procurar outras marcas. A telefonia móvel tem alto índice de reclamação no país, e, portanto, investigar fatores que levam à satisfação e à intenção de permanência com operadoras é relevante. Assim, o objetivo desse artigo é propor e testar um modelo que contemple antecedentes e consequentes da satisfação de clientes de serviços de telefonia móvel de Minas Gerais, Brasil. Para teste do modelo proposto, realizou-se um estudo descritivo, a partir de um survey com clientes de operadoras de telefonia móvel do da cidade de Belo Horizonte. Os dados coletados foram analisados por meio de modelagem por equações estruturais e mostraram que quase todas as hipóteses foram suportadas, sendo que a qualidade do serviço influencia fortemente a satisfação e esta impacta tanto a confiança na marca quanto a intenção de permanecer com a operadora. Adicionalmente, as influências de pessoas próximas trazem (1) maior confiança nas marcas indicadas e, ao mesmo tempo, (2) maior percepção de qualidade dos serviços prestados. Embora controversa, a prática de dificultar a saída do consumidor, aqui tratado como barreiras à mudança, realmente faz com que o cliente permaneça com a provedora.Despite being an important sector for the economy of Brazil, mobile phone services faces several challenges, including the pursuit of customer satisfaction and retention. With increasingly diversified products and a bigger number of available mobile phones, it is really important for mobile services providers to understand what should be developed to meet the consumers’ needs and thus not let the clients dissatisfied enough to seek other brands. The mobile phone providers have high complaint rate in the country, and therefore investigate factors leading to satisfaction and intent to stay with the providers is relevant. Thus, the aim of this paper is to propose and test a model that includes antecedents and consequences of customer satisfaction of mobile phone services in Minas Gerais, Brazil. The study was descriptive and the proposed model was tested with the data collected from a survey with customers of mobile phone providers in the city of Belo Horizonte. The collected data were analyzed by structural equation modelling and thee results showed that almost all hypotheses were supported, and the quality of service strongly influences satisfaction and this impacts both brand trust as the intention to remain with the provider. Additionally, the influences of nearby people bring (1) greater trust in the recommended brands and, at the same time, (2) higher perceived quality of the provided services. Although controversial, the practice of making the onsumer exit difficult, here treated as barriers to change, really makes the customer remains with the provider.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVASRevista Diálogos InterdisciplinaresTelefoniaServiço ao clienteSatisfaçãoIntenção de permanênciaServiços de telefonia móvel no BrasilAntecedentes e consequentes da satisfação de clientes no setor serviços de telefonia móvel no Brasil: proposição e teste de um modeloinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://revistas.brazcubas.br/index.php/dialogos/article/view/175Marlusa de Sevilha GoslingArthur Henrique Cunha FreitasGisele de Araújo PereiraKelly Cristine Oliveira MeiraIury Teixeira de Sevilha Goslinginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/42236/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD51ORIGINALAntecedentes e consequentes da satisfação de clientes no setor servicos de telefonia móvel no Brasil.pdfAntecedentes e consequentes da satisfação de clientes no setor servicos de telefonia móvel no Brasil.pdfapplication/pdf2173044https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/42236/2/Antecedentes%20e%20consequentes%20da%20satisfa%c3%a7%c3%a3o%20de%20clientes%20no%20setor%20servicos%20de%20telefonia%20m%c3%b3vel%20no%20Brasil.pdf6e9d6faec10ef8cd9c4fcf64f5972240MD521843/422362022-06-03 14:45:57.147oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-06-03T17:45:57Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Antecedentes e consequentes da satisfação de clientes no setor serviços de telefonia móvel no Brasil: proposição e teste de um modelo
title Antecedentes e consequentes da satisfação de clientes no setor serviços de telefonia móvel no Brasil: proposição e teste de um modelo
spellingShingle Antecedentes e consequentes da satisfação de clientes no setor serviços de telefonia móvel no Brasil: proposição e teste de um modelo
Marlusa de Sevilha Gosling
Satisfação
Intenção de permanência
Serviços de telefonia móvel no Brasil
Telefonia
Serviço ao cliente
title_short Antecedentes e consequentes da satisfação de clientes no setor serviços de telefonia móvel no Brasil: proposição e teste de um modelo
title_full Antecedentes e consequentes da satisfação de clientes no setor serviços de telefonia móvel no Brasil: proposição e teste de um modelo
title_fullStr Antecedentes e consequentes da satisfação de clientes no setor serviços de telefonia móvel no Brasil: proposição e teste de um modelo
title_full_unstemmed Antecedentes e consequentes da satisfação de clientes no setor serviços de telefonia móvel no Brasil: proposição e teste de um modelo
title_sort Antecedentes e consequentes da satisfação de clientes no setor serviços de telefonia móvel no Brasil: proposição e teste de um modelo
author Marlusa de Sevilha Gosling
author_facet Marlusa de Sevilha Gosling
Arthur Henrique Cunha Freitas
Gisele de Araújo Pereira
Kelly Cristine Oliveira Meira
Iury Teixeira de Sevilha Gosling
author_role author
author2 Arthur Henrique Cunha Freitas
Gisele de Araújo Pereira
Kelly Cristine Oliveira Meira
Iury Teixeira de Sevilha Gosling
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marlusa de Sevilha Gosling
Arthur Henrique Cunha Freitas
Gisele de Araújo Pereira
Kelly Cristine Oliveira Meira
Iury Teixeira de Sevilha Gosling
dc.subject.por.fl_str_mv Satisfação
Intenção de permanência
Serviços de telefonia móvel no Brasil
topic Satisfação
Intenção de permanência
Serviços de telefonia móvel no Brasil
Telefonia
Serviço ao cliente
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Telefonia
Serviço ao cliente
description Apesar de ser um setor importante para a economia do Brasil, a telefonia móvel enfrenta vários desafios, dentre eles, a busca pela satisfação e retenção de clientes. Com produtos cada vez mais diversificados e com o maior número de celulares disponíveis, é realmente importante para as provedoras de serviços de telefonia móvel entender o que se deve desenvolver para atender as necessidades dos consumidores e não deixá-los insatisfeitos a ponto de procurar outras marcas. A telefonia móvel tem alto índice de reclamação no país, e, portanto, investigar fatores que levam à satisfação e à intenção de permanência com operadoras é relevante. Assim, o objetivo desse artigo é propor e testar um modelo que contemple antecedentes e consequentes da satisfação de clientes de serviços de telefonia móvel de Minas Gerais, Brasil. Para teste do modelo proposto, realizou-se um estudo descritivo, a partir de um survey com clientes de operadoras de telefonia móvel do da cidade de Belo Horizonte. Os dados coletados foram analisados por meio de modelagem por equações estruturais e mostraram que quase todas as hipóteses foram suportadas, sendo que a qualidade do serviço influencia fortemente a satisfação e esta impacta tanto a confiança na marca quanto a intenção de permanecer com a operadora. Adicionalmente, as influências de pessoas próximas trazem (1) maior confiança nas marcas indicadas e, ao mesmo tempo, (2) maior percepção de qualidade dos serviços prestados. Embora controversa, a prática de dificultar a saída do consumidor, aqui tratado como barreiras à mudança, realmente faz com que o cliente permaneça com a provedora.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-06-03T17:45:56Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-06-03T17:45:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/42236
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2317-3793
identifier_str_mv 2317-3793
url http://hdl.handle.net/1843/42236
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Diálogos Interdisciplinares
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/42236/1/License.txt
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/42236/2/Antecedentes%20e%20consequentes%20da%20satisfa%c3%a7%c3%a3o%20de%20clientes%20no%20setor%20servicos%20de%20telefonia%20m%c3%b3vel%20no%20Brasil.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22
6e9d6faec10ef8cd9c4fcf64f5972240
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589144436277248