Efeitos do conhecimento do performance visual em uma frequência autocontrolada na aprendizagem de uma habilidade esportiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wesley Rodrigo Goncalves
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/MMSC-6Z4SAL
Resumo: A informação é crítica para aprendizagem de uma habilidade motora e sua natureza pode ser crucial para maximizá-la. O feedback pode ser compreendido como qualquer informação de retorno relacionada ao movimento que foi realizado. Um dos tipos de feedback fornecido externamente à pessoa que realizou o movimento é o conhecimento de performance (CP), que informa sobre aspectos relacionados ao padrão do movimento. Uma das formas de apresentação desse tipo de informação é através do vídeo, mostrando para o indivíduo o movimento que acabou de realizar. Os resultados dos estudos realizados com essa fonte de informação, até o momento, são inconsistentes para indicar quais as variáveis poderiam influenciar seus efeitos e direcionar a aplicação desse recurso. Uma das possibilidades é fornecer o CP visual em uma freqüência autocontrolada, oportunizando o indivíduo escolher o momento em que quer receber essa informação, o que permite que ele participe mais ativamente do processo de ensino-aprendizagem. O objetivo do estudo foi investigar o efeito do conhecimento de performance visual em uma freqüência autocontrolada na aprendizagem de um saque do voleibol. Trinta voluntários do sexo masculino, com idades entre onze e treze anos, foram distribuídos em três grupos (n=10): 1) grupo autocontrolado, que recebeu o conhecimento de performance em uma freqüência autocontrolada na fase de aquisição 2) grupo espelho, que recebeu o conhecimento de performance em virtude da solicitação do grupo autocontrolado 3) grupo controle, que não recebeu CP visual em nenhuma fase. A fase de aquisição constou de dois dias consecutivos de prática, com 80 tentativas em cada dia, com os sujeitos sacando perpendicularmente ao alvo. Foi realizado um teste de transferência imediata dez minutos após o término da fase de aquisição e o teste de transferência atrasada foi realizado 48 horas após o término do teste de transferência imediata. Nos testes os sujeitos sacaram em diagonal ao alvo e realizaram 10 tentativas. O escore da pontuação alcançada ao sacar no alvo e o padrão de movimento foram as variáveis dependentes medidas, e foram analisados as médias e o desviopadrão dos escores alcançados. Os resultados não confirmaram os efeitos da freqüência autocontrolada de CP visual e essa fonte de informação não se mostrou eficiente para aprendizagem. A discussão abordou as seguintes questões: 1) o feedback do resultado (CR) pode ter sido suficiente para melhora no padrão;2) alguns sujeitos podem ter sido mais desafiados a atingirem a meta da precisão no alvo do que a meta do padrão de movimento; 3) o CP visual utilizado isoladamente será mesmo uma boa fonte de informação, quando analisados os aspectos informacional e motivacional?; 4) crianças podem ter pior percepção do CP visual, quando comparadas aos adultos; 5) crianças podem não conseguir utilizar a freqüência autocontrolada e o autocontrole da freqüência não potencializou a fonte de informação CP visual; 6) as crianças podem ter sido sobrecarregadas de situações auto-reguladas.
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Uma das possibilidades é fornecer o CP visual em uma freqüência autocontrolada, oportunizando o indivíduo escolher o momento em que quer receber essa informação, o que permite que ele participe mais ativamente do processo de ensino-aprendizagem. O objetivo do estudo foi investigar o efeito do conhecimento de performance visual em uma freqüência autocontrolada na aprendizagem de um saque do voleibol. Trinta voluntários do sexo masculino, com idades entre onze e treze anos, foram distribuídos em três grupos (n=10): 1) grupo autocontrolado, que recebeu o conhecimento de performance em uma freqüência autocontrolada na fase de aquisição 2) grupo espelho, que recebeu o conhecimento de performance em virtude da solicitação do grupo autocontrolado 3) grupo controle, que não recebeu CP visual em nenhuma fase. A fase de aquisição constou de dois dias consecutivos de prática, com 80 tentativas em cada dia, com os sujeitos sacando perpendicularmente ao alvo. Foi realizado um teste de transferência imediata dez minutos após o término da fase de aquisição e o teste de transferência atrasada foi realizado 48 horas após o término do teste de transferência imediata. Nos testes os sujeitos sacaram em diagonal ao alvo e realizaram 10 tentativas. O escore da pontuação alcançada ao sacar no alvo e o padrão de movimento foram as variáveis dependentes medidas, e foram analisados as médias e o desviopadrão dos escores alcançados. Os resultados não confirmaram os efeitos da freqüência autocontrolada de CP visual e essa fonte de informação não se mostrou eficiente para aprendizagem. A discussão abordou as seguintes questões: 1) o feedback do resultado (CR) pode ter sido suficiente para melhora no padrão;2) alguns sujeitos podem ter sido mais desafiados a atingirem a meta da precisão no alvo do que a meta do padrão de movimento; 3) o CP visual utilizado isoladamente será mesmo uma boa fonte de informação, quando analisados os aspectos informacional e motivacional?; 4) crianças podem ter pior percepção do CP visual, quando comparadas aos adultos; 5) crianças podem não conseguir utilizar a freqüência autocontrolada e o autocontrole da freqüência não potencializou a fonte de informação CP visual; 6) as crianças podem ter sido sobrecarregadas de situações auto-reguladas.Information is a critical trend to motor skill learning and its nature would be important to learning improvement. Feedback would be comprehended as any kind of looped back information related to the performed movement. One of feedback types provided by an external source to a movement performer is called knowledge of performance (KP), which informs about the aspects related to the movement pattern. One way in which KP can be provided is through the video, which demonstrates to the leaner the movement performed by him or herself. Results of previous studies that investigated the role of KP are inconsistent in indicate which are the variables that plays a major role upon KP effects and how to guides the use of this source of information. A possibility is to provide visual KP in a self-controlled frequency allowing the learner to decide the moment in which he or she wants receive this information, it permits an active participation of the subject in the learning and teaching process. The aim of this study was to investigate the effect of self-controlled visual KP in the learning of a volleyball serve. Thirty male volunteers aging from eleven to thirteen years were assigned to one of three experimental groups: 1) self-controlled group, which received KP in a selfcontrolled frequency during the acquisition phase, 2) yoked group, which received KP in the same trials that their counterparts of self-controlled group, and 3) control group, which no received visual KP. The acquisition phase was constituted by two consecutive practice days, in which 80 trials of serves were performed for each participant. An immediate transfer test was applied 10 minutes after the end of acquisition and a delayed transfer test was applied 48 hours after the end of immediate transfer test. During the transfer tests, the participants performed 10 trials of the serve in a diagonal line to the target. The achieved score and the movement pattern were the dependent variables used, and were analyzed both the means of scores and the standard deviation of scores attained. The results did not confirm the effects of visual self-controlled feedback, as well as this source of information did not show itself be efficient to the learning. The discussion was focused on in the following questions: 1) the result feedback (KR) would be enough sufficient to the pattern improvement; 2) some participants would be more challenged to achieve the accuracy goal on the target than to achieve the goal of movement pattern; 3) would be visual KP an important source of information, when analyzed the motivational and informational aspects?; 4) Would be children a worst visual KP perception, when compared to the adults?; 5) children would not be able to use the self-controlled frequency and for them, the self-controlled frequency did not increase the potential of visual KP; 6) children would be overstretched of selfcontrolled situations.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGProcessamento da informação humanaAprendizagem motoraPercepção visual do movimentoEducação físicaRealimentação (Psicologia)FeedbackConhecimento de performance visualFreqüência autocontroladaAprendizagem MotoraEfeitos do conhecimento do performance visual em uma frequência autocontrolada na aprendizagem de uma habilidade esportivainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALefeitos_do_conhecimento_de_performance_visual_em_uma_frequ_n.pdfapplication/pdf1038979https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MMSC-6Z4SAL/1/efeitos_do_conhecimento_de_performance_visual_em_uma_frequ_n.pdfdc4fa028646d15bf49bc33fb5fc85caaMD51TEXTefeitos_do_conhecimento_de_performance_visual_em_uma_frequ_n.pdf.txtefeitos_do_conhecimento_de_performance_visual_em_uma_frequ_n.pdf.txtExtracted texttext/plain241083https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MMSC-6Z4SAL/2/efeitos_do_conhecimento_de_performance_visual_em_uma_frequ_n.pdf.txt9a4bc61be307b9167486014d8c997c62MD521843/MMSC-6Z4SAL2019-11-14 10:42:14.549oai:repositorio.ufmg.br:1843/MMSC-6Z4SALRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T13:42:14Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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