Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
id UFMG_06d916d0e700c296455072eb6c8f40c1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9MXRGE
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
instacron_str UFMG
institution Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
spelling Fabiana de Lucca MunaierGabriela Maria GarzonVânia Aparecida Floriano Borges2019-08-11T02:05:51Z2019-08-11T02:05:51Z2014-04-04http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9MXRGEConsiderando-se a Arte como elemento da cultura e muito presente na vida cotidiana das pessoas, a proposta desta pesquisa apresenta a seguinte questão-problema: O ensino de arte na atualidade é democrático e tem uma proposta consistente para suprir as expectativas da aprendizagem e formação humana dos alunos e professores no Ensino Fundamental? Este trabalho se justifica a partir do pressuposto de que a arte é muitas vezes considerada como valor secundário, pouco importante na formação do ser humano e inferior a outras áreas do conhecimento. O estudo tem por objetivo analisar a estrutura do ensino de arte na modalidade pública e privada; mostrar suas consequências nos diferentes contextos; relatar os desafios encontrados em cada realidade e confrontar a prática apontada pela pesquisa de campo com a teoria estudada na pesquisa bibliográfica. A metodologia de pesquisa consiste em uma pesquisa qualitativa exploratória através de um trabalho de campo, que utiliza questionário, observações informais e registros fotográficos. Em síntese, conclui-se que a estrutura das duas modalidades analisadas é bem destoante e acaba refletindo diretamente nas aulas de Arte e no seu resultado. Foi constatada também a falta de investimentos na capacitação docente específica desta área do conhecimento enquanto disciplina do CBC.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGArtesAbordagem triangularEnsino de arteEscola pública e privadaO ensino de Artes a partir da perspectiva das modalidades da escola pública e privadainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_apresentada_j_com_as_corre__es__1___3_.pdfapplication/pdf872699https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9MXRGE/1/monografia_apresentada_j_com_as_corre__es__1___3_.pdfa878cf6137a51039bb1b8d8b8a4962d3MD51TEXTmonografia_apresentada_j_com_as_corre__es__1___3_.pdf.txtmonografia_apresentada_j_com_as_corre__es__1___3_.pdf.txtExtracted texttext/plain63945https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9MXRGE/2/monografia_apresentada_j_com_as_corre__es__1___3_.pdf.txt281d90f430731048cb7c890ca7d535f7MD521843/VRNS-9MXRGE2019-11-14 03:39:45.849oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9MXRGERepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T06:39:45Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
_version_ 1813547310997569536