O ensino de Artes a partir da perspectiva das modalidades da escola pública e privada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9MXRGE |
Resumo: | Considerando-se a Arte como elemento da cultura e muito presente na vida cotidiana das pessoas, a proposta desta pesquisa apresenta a seguinte questão-problema: O ensino de arte na atualidade é democrático e tem uma proposta consistente para suprir as expectativas da aprendizagem e formação humana dos alunos e professores no Ensino Fundamental? Este trabalho se justifica a partir do pressuposto de que a arte é muitas vezes considerada como valor secundário, pouco importante na formação do ser humano e inferior a outras áreas do conhecimento. O estudo tem por objetivo analisar a estrutura do ensino de arte na modalidade pública e privada; mostrar suas consequências nos diferentes contextos; relatar os desafios encontrados em cada realidade e confrontar a prática apontada pela pesquisa de campo com a teoria estudada na pesquisa bibliográfica. A metodologia de pesquisa consiste em uma pesquisa qualitativa exploratória através de um trabalho de campo, que utiliza questionário, observações informais e registros fotográficos. Em síntese, conclui-se que a estrutura das duas modalidades analisadas é bem destoante e acaba refletindo diretamente nas aulas de Arte e no seu resultado. Foi constatada também a falta de investimentos na capacitação docente específica desta área do conhecimento enquanto disciplina do CBC. |
id |
UFMG_06d916d0e700c296455072eb6c8f40c1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9MXRGE |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Fabiana de Lucca MunaierGabriela Maria GarzonVânia Aparecida Floriano Borges2019-08-11T02:05:51Z2019-08-11T02:05:51Z2014-04-04http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9MXRGEConsiderando-se a Arte como elemento da cultura e muito presente na vida cotidiana das pessoas, a proposta desta pesquisa apresenta a seguinte questão-problema: O ensino de arte na atualidade é democrático e tem uma proposta consistente para suprir as expectativas da aprendizagem e formação humana dos alunos e professores no Ensino Fundamental? Este trabalho se justifica a partir do pressuposto de que a arte é muitas vezes considerada como valor secundário, pouco importante na formação do ser humano e inferior a outras áreas do conhecimento. O estudo tem por objetivo analisar a estrutura do ensino de arte na modalidade pública e privada; mostrar suas consequências nos diferentes contextos; relatar os desafios encontrados em cada realidade e confrontar a prática apontada pela pesquisa de campo com a teoria estudada na pesquisa bibliográfica. A metodologia de pesquisa consiste em uma pesquisa qualitativa exploratória através de um trabalho de campo, que utiliza questionário, observações informais e registros fotográficos. Em síntese, conclui-se que a estrutura das duas modalidades analisadas é bem destoante e acaba refletindo diretamente nas aulas de Arte e no seu resultado. Foi constatada também a falta de investimentos na capacitação docente específica desta área do conhecimento enquanto disciplina do CBC.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGArtesAbordagem triangularEnsino de arteEscola pública e privadaO ensino de Artes a partir da perspectiva das modalidades da escola pública e privadainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_apresentada_j_com_as_corre__es__1___3_.pdfapplication/pdf872699https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9MXRGE/1/monografia_apresentada_j_com_as_corre__es__1___3_.pdfa878cf6137a51039bb1b8d8b8a4962d3MD51TEXTmonografia_apresentada_j_com_as_corre__es__1___3_.pdf.txtmonografia_apresentada_j_com_as_corre__es__1___3_.pdf.txtExtracted texttext/plain63945https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9MXRGE/2/monografia_apresentada_j_com_as_corre__es__1___3_.pdf.txt281d90f430731048cb7c890ca7d535f7MD521843/VRNS-9MXRGE2019-11-14 03:39:45.849oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9MXRGERepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T06:39:45Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O ensino de Artes a partir da perspectiva das modalidades da escola pública e privada |
title |
O ensino de Artes a partir da perspectiva das modalidades da escola pública e privada |
spellingShingle |
O ensino de Artes a partir da perspectiva das modalidades da escola pública e privada Vânia Aparecida Floriano Borges Abordagem triangular Ensino de arte Escola pública e privada Artes |
title_short |
O ensino de Artes a partir da perspectiva das modalidades da escola pública e privada |
title_full |
O ensino de Artes a partir da perspectiva das modalidades da escola pública e privada |
title_fullStr |
O ensino de Artes a partir da perspectiva das modalidades da escola pública e privada |
title_full_unstemmed |
O ensino de Artes a partir da perspectiva das modalidades da escola pública e privada |
title_sort |
O ensino de Artes a partir da perspectiva das modalidades da escola pública e privada |
author |
Vânia Aparecida Floriano Borges |
author_facet |
Vânia Aparecida Floriano Borges |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fabiana de Lucca Munaier |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Gabriela Maria Garzon |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vânia Aparecida Floriano Borges |
contributor_str_mv |
Fabiana de Lucca Munaier Gabriela Maria Garzon |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Abordagem triangular Ensino de arte Escola pública e privada |
topic |
Abordagem triangular Ensino de arte Escola pública e privada Artes |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Artes |
description |
Considerando-se a Arte como elemento da cultura e muito presente na vida cotidiana das pessoas, a proposta desta pesquisa apresenta a seguinte questão-problema: O ensino de arte na atualidade é democrático e tem uma proposta consistente para suprir as expectativas da aprendizagem e formação humana dos alunos e professores no Ensino Fundamental? Este trabalho se justifica a partir do pressuposto de que a arte é muitas vezes considerada como valor secundário, pouco importante na formação do ser humano e inferior a outras áreas do conhecimento. O estudo tem por objetivo analisar a estrutura do ensino de arte na modalidade pública e privada; mostrar suas consequências nos diferentes contextos; relatar os desafios encontrados em cada realidade e confrontar a prática apontada pela pesquisa de campo com a teoria estudada na pesquisa bibliográfica. A metodologia de pesquisa consiste em uma pesquisa qualitativa exploratória através de um trabalho de campo, que utiliza questionário, observações informais e registros fotográficos. Em síntese, conclui-se que a estrutura das duas modalidades analisadas é bem destoante e acaba refletindo diretamente nas aulas de Arte e no seu resultado. Foi constatada também a falta de investimentos na capacitação docente específica desta área do conhecimento enquanto disciplina do CBC. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-04-04 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-11T02:05:51Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-11T02:05:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9MXRGE |
url |
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9MXRGE |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9MXRGE/1/monografia_apresentada_j_com_as_corre__es__1___3_.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9MXRGE/2/monografia_apresentada_j_com_as_corre__es__1___3_.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a878cf6137a51039bb1b8d8b8a4962d3 281d90f430731048cb7c890ca7d535f7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589187244392448 |