Tecnologias digitais em sequências didáticas no ensino e na aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/41127 |
Resumo: | Esse trabalho é o resultado final do Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0 no qual me aprofundei em estudos sobre o uso das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. A cada final de disciplina há uma sequência didática utilizando uma tecnologia digital estudada na mesma e, para esse trabalho, foram selecionadas cinco sequências elaboradas para atender estudantes do ensino fundamental e favorecer um trabalho diferenciado na escola. A sequência didática trouxe uma organização para as atividades escolares, direcionando o conteúdo a ser trabalhado de forma eficaz. O uso de tecnologias digitais, metodologias ativas e diferenciadas nas atividades escolares traz um dinamismo para o cotidiano da escola. Os estudantes aprendem de forma efetiva e passam a ser protagonistas no processo educativo, com professores fazendo papel de mediadores, proporcionando uma prática pedagógica diferenciada. A educação passa a ter seu real sentido que é proporcionar aos estudantes um ambiente favorável a ele, abrindo um leque de informações tecnológicas que facilitam o aprendizado dos conteúdos, dando-lhes oportunidade de conhecer ferramentas para as profissões do futuro. |
id |
UFMG_07988a1a531380f7c070d48580651279 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/41127 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Tecnologias digitais em sequências didáticas no ensino e na aprendizagemSequência didáticaTecnologias digitaisEnsinoAprendizagemEnsino fundamental - Tecnologias digitaisEnsino fundamental - Sequências didáticas - Material didáticoMétodos de ensinoEsse trabalho é o resultado final do Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0 no qual me aprofundei em estudos sobre o uso das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. A cada final de disciplina há uma sequência didática utilizando uma tecnologia digital estudada na mesma e, para esse trabalho, foram selecionadas cinco sequências elaboradas para atender estudantes do ensino fundamental e favorecer um trabalho diferenciado na escola. A sequência didática trouxe uma organização para as atividades escolares, direcionando o conteúdo a ser trabalhado de forma eficaz. O uso de tecnologias digitais, metodologias ativas e diferenciadas nas atividades escolares traz um dinamismo para o cotidiano da escola. Os estudantes aprendem de forma efetiva e passam a ser protagonistas no processo educativo, com professores fazendo papel de mediadores, proporcionando uma prática pedagógica diferenciada. A educação passa a ter seu real sentido que é proporcionar aos estudantes um ambiente favorável a ele, abrindo um leque de informações tecnológicas que facilitam o aprendizado dos conteúdos, dando-lhes oportunidade de conhecer ferramentas para as profissões do futuro.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilCP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAUCurso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0UFMGFelipe Júnio de Souza Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/0607414831366957Eliane Silvestre OliveiraSalete Mamedes Bittencourt2022-04-25T13:36:22Z2022-04-25T13:36:22Z2019-11-30Monografia (especialização)info:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/41127porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2022-04-25T13:36:22Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/41127Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2022-04-25T13:36:22Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecnologias digitais em sequências didáticas no ensino e na aprendizagem |
title |
Tecnologias digitais em sequências didáticas no ensino e na aprendizagem |
spellingShingle |
Tecnologias digitais em sequências didáticas no ensino e na aprendizagem Salete Mamedes Bittencourt Sequência didática Tecnologias digitais Ensino Aprendizagem Ensino fundamental - Tecnologias digitais Ensino fundamental - Sequências didáticas - Material didático Métodos de ensino |
title_short |
Tecnologias digitais em sequências didáticas no ensino e na aprendizagem |
title_full |
Tecnologias digitais em sequências didáticas no ensino e na aprendizagem |
title_fullStr |
Tecnologias digitais em sequências didáticas no ensino e na aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Tecnologias digitais em sequências didáticas no ensino e na aprendizagem |
title_sort |
Tecnologias digitais em sequências didáticas no ensino e na aprendizagem |
author |
Salete Mamedes Bittencourt |
author_facet |
Salete Mamedes Bittencourt |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Felipe Júnio de Souza Oliveira http://lattes.cnpq.br/0607414831366957 Eliane Silvestre Oliveira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Salete Mamedes Bittencourt |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sequência didática Tecnologias digitais Ensino Aprendizagem Ensino fundamental - Tecnologias digitais Ensino fundamental - Sequências didáticas - Material didático Métodos de ensino |
topic |
Sequência didática Tecnologias digitais Ensino Aprendizagem Ensino fundamental - Tecnologias digitais Ensino fundamental - Sequências didáticas - Material didático Métodos de ensino |
description |
Esse trabalho é o resultado final do Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0 no qual me aprofundei em estudos sobre o uso das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. A cada final de disciplina há uma sequência didática utilizando uma tecnologia digital estudada na mesma e, para esse trabalho, foram selecionadas cinco sequências elaboradas para atender estudantes do ensino fundamental e favorecer um trabalho diferenciado na escola. A sequência didática trouxe uma organização para as atividades escolares, direcionando o conteúdo a ser trabalhado de forma eficaz. O uso de tecnologias digitais, metodologias ativas e diferenciadas nas atividades escolares traz um dinamismo para o cotidiano da escola. Os estudantes aprendem de forma efetiva e passam a ser protagonistas no processo educativo, com professores fazendo papel de mediadores, proporcionando uma prática pedagógica diferenciada. A educação passa a ter seu real sentido que é proporcionar aos estudantes um ambiente favorável a ele, abrindo um leque de informações tecnológicas que facilitam o aprendizado dos conteúdos, dando-lhes oportunidade de conhecer ferramentas para as profissões do futuro. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-30 2022-04-25T13:36:22Z 2022-04-25T13:36:22Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Monografia (especialização) |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/41127 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/41127 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0 UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0 UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufmg.br |
_version_ |
1816829644576391168 |