Tecnologias digitais em sequências didáticas no ensino e na aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salete Mamedes Bittencourt
Data de Publicação: 2019
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/41127
Resumo: Esse trabalho é o resultado final do Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0 no qual me aprofundei em estudos sobre o uso das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. A cada final de disciplina há uma sequência didática utilizando uma tecnologia digital estudada na mesma e, para esse trabalho, foram selecionadas cinco sequências elaboradas para atender estudantes do ensino fundamental e favorecer um trabalho diferenciado na escola. A sequência didática trouxe uma organização para as atividades escolares, direcionando o conteúdo a ser trabalhado de forma eficaz. O uso de tecnologias digitais, metodologias ativas e diferenciadas nas atividades escolares traz um dinamismo para o cotidiano da escola. Os estudantes aprendem de forma efetiva e passam a ser protagonistas no processo educativo, com professores fazendo papel de mediadores, proporcionando uma prática pedagógica diferenciada. A educação passa a ter seu real sentido que é proporcionar aos estudantes um ambiente favorável a ele, abrindo um leque de informações tecnológicas que facilitam o aprendizado dos conteúdos, dando-lhes oportunidade de conhecer ferramentas para as profissões do futuro.
id UFMG_07988a1a531380f7c070d48580651279
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/41127
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Tecnologias digitais em sequências didáticas no ensino e na aprendizagemSequência didáticaTecnologias digitaisEnsinoAprendizagemEnsino fundamental - Tecnologias digitaisEnsino fundamental - Sequências didáticas - Material didáticoMétodos de ensinoEsse trabalho é o resultado final do Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0 no qual me aprofundei em estudos sobre o uso das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. A cada final de disciplina há uma sequência didática utilizando uma tecnologia digital estudada na mesma e, para esse trabalho, foram selecionadas cinco sequências elaboradas para atender estudantes do ensino fundamental e favorecer um trabalho diferenciado na escola. A sequência didática trouxe uma organização para as atividades escolares, direcionando o conteúdo a ser trabalhado de forma eficaz. O uso de tecnologias digitais, metodologias ativas e diferenciadas nas atividades escolares traz um dinamismo para o cotidiano da escola. Os estudantes aprendem de forma efetiva e passam a ser protagonistas no processo educativo, com professores fazendo papel de mediadores, proporcionando uma prática pedagógica diferenciada. A educação passa a ter seu real sentido que é proporcionar aos estudantes um ambiente favorável a ele, abrindo um leque de informações tecnológicas que facilitam o aprendizado dos conteúdos, dando-lhes oportunidade de conhecer ferramentas para as profissões do futuro.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilCP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAUCurso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0UFMGFelipe Júnio de Souza Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/0607414831366957Eliane Silvestre OliveiraSalete Mamedes Bittencourt2022-04-25T13:36:22Z2022-04-25T13:36:22Z2019-11-30Monografia (especialização)info:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/41127porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2022-04-25T13:36:22Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/41127Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2022-04-25T13:36:22Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologias digitais em sequências didáticas no ensino e na aprendizagem
title Tecnologias digitais em sequências didáticas no ensino e na aprendizagem
spellingShingle Tecnologias digitais em sequências didáticas no ensino e na aprendizagem
Salete Mamedes Bittencourt
Sequência didática
Tecnologias digitais
Ensino
Aprendizagem
Ensino fundamental - Tecnologias digitais
Ensino fundamental - Sequências didáticas - Material didático
Métodos de ensino
title_short Tecnologias digitais em sequências didáticas no ensino e na aprendizagem
title_full Tecnologias digitais em sequências didáticas no ensino e na aprendizagem
title_fullStr Tecnologias digitais em sequências didáticas no ensino e na aprendizagem
title_full_unstemmed Tecnologias digitais em sequências didáticas no ensino e na aprendizagem
title_sort Tecnologias digitais em sequências didáticas no ensino e na aprendizagem
author Salete Mamedes Bittencourt
author_facet Salete Mamedes Bittencourt
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Felipe Júnio de Souza Oliveira
http://lattes.cnpq.br/0607414831366957
Eliane Silvestre Oliveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Salete Mamedes Bittencourt
dc.subject.por.fl_str_mv Sequência didática
Tecnologias digitais
Ensino
Aprendizagem
Ensino fundamental - Tecnologias digitais
Ensino fundamental - Sequências didáticas - Material didático
Métodos de ensino
topic Sequência didática
Tecnologias digitais
Ensino
Aprendizagem
Ensino fundamental - Tecnologias digitais
Ensino fundamental - Sequências didáticas - Material didático
Métodos de ensino
description Esse trabalho é o resultado final do Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0 no qual me aprofundei em estudos sobre o uso das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. A cada final de disciplina há uma sequência didática utilizando uma tecnologia digital estudada na mesma e, para esse trabalho, foram selecionadas cinco sequências elaboradas para atender estudantes do ensino fundamental e favorecer um trabalho diferenciado na escola. A sequência didática trouxe uma organização para as atividades escolares, direcionando o conteúdo a ser trabalhado de forma eficaz. O uso de tecnologias digitais, metodologias ativas e diferenciadas nas atividades escolares traz um dinamismo para o cotidiano da escola. Os estudantes aprendem de forma efetiva e passam a ser protagonistas no processo educativo, com professores fazendo papel de mediadores, proporcionando uma prática pedagógica diferenciada. A educação passa a ter seu real sentido que é proporcionar aos estudantes um ambiente favorável a ele, abrindo um leque de informações tecnológicas que facilitam o aprendizado dos conteúdos, dando-lhes oportunidade de conhecer ferramentas para as profissões do futuro.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-30
2022-04-25T13:36:22Z
2022-04-25T13:36:22Z
dc.type.driver.fl_str_mv Monografia (especialização)
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/41127
url http://hdl.handle.net/1843/41127
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1816829644576391168