Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
id UFMG_07a0319305d65a95d8fc4b8d21f39617
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/LETR-8TBRXH
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
instacron_str UFMG
institution Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
spelling Janice Helena Silva de R C MarinhoCarla Viana CoscarelliCyana Maria Leahy-DiosCristiane Rocha da Silva2019-08-13T13:15:21Z2019-08-13T13:15:21Z2010-08-31http://hdl.handle.net/1843/LETR-8TBRXHEste trabalho teve como objetivo investigar de que forma a intervenção do professor na avaliação de textos escritos dos alunos interfere no desenvolvimento de sua competência textual. À luz da Lingüística Textual, isso pôde ser investigado a partir da avaliação de três produções textuais de três alunos-autores. Os resultados alcançados demonstraram que os diferentes tipos de intervenção realizados nos textos dos autores, bem como a aplicação de atividades, contribuíram positivamente para o desenvolvimento de suas habilidades textuais. Em geral, no processo de revisão, os estudantes atenderam apenas às observações realizadas em suas produções iniciais que conseguiram compreender. Esse fato evidencia que a avaliação empregada interferiu no desenvolvimento de suas habilidades de escrita. Também foi observado que o processo de avaliação de textos pode ser uma oportunidade para o estabelecimento de uma relação mais profícua entre professor e aluno.This paper aimed at investigating the ways that the teachers intervention in the evaluation of students written texts interferes with the development of their textual competence. In the light of Textual Linguistics, this could be investigated from the evaluation of three textual productions of three student-authors.The results found showed that the intervention in the authors texts, as well as the application of the activities, has positively contributed to the development of their writing skills. In general, at the proofreading stage, the students responded only to the comments they were able to understand, made during their earlier productions. This shows that the assessment used has had a positive effect in the development of their writing skills. Furthermore, it has been noticed that the evaluation process of texts can be an opportunity to catalyze a more fruitful relationship between teachers and students.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLingüísticaRedação Estudo e ensinoComunicação escritaLíngua portuguesa Composição e exercíciosLinguistica textualGêneros textuaisProfessores e alunosLíngua portuguesa Estudo e ensinoProdução de textostextoprofessorprocessointeraçãoAlunoreescritaProdução e reescrita de textos como processo de interlocução: algumas reflexõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALvers_o_final__01_10_.pdfapplication/pdf10835180https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-8TBRXH/1/vers_o_final__01_10_.pdf2364a155dd19939c6ad02134c4e152a0MD51TEXTvers_o_final__01_10_.pdf.txtvers_o_final__01_10_.pdf.txtExtracted texttext/plain216594https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-8TBRXH/2/vers_o_final__01_10_.pdf.txtd1eadecc29a9632b80e863777cf2f113MD521843/LETR-8TBRXH2019-11-14 23:13:10.584oai:repositorio.ufmg.br:1843/LETR-8TBRXHRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T02:13:10Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
_version_ 1813547700053868544