O Processo Reflexivo-Colaborativo na Formação Inicial de Professores de Português Língua Estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Anelise Fonseca Dutra
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/LETR-8TEMPG
Resumo: Este trabalho objetiva pesquisar a formação inicial de professores de português língua estrangeira, tendo como princípios norteadores a prática reflexiva, o trabalho colaborativo e a reflexão crítica. A motivação de se trabalhar com professores iniciantes foi a possibilidade de oferecer um curso de formação que desenvolvesse desde o início a junção da teoria com a prática. Os instrumentos de coleta de dados desta pesquisa qualitativa, de base etnográfica, envolveram filmagem de aulas, sessões colaborativas, uso de diários e entrevistas semi-estruturadas com quatro professores iniciantes do Centro de Extensão da Faculdade de Letras da UFMG. O levantamento desses dados ocorreu durante um ano letivo dividido em dois módulos. No primeiro módulo, os professores iniciantes trabalharam em duplas, e cada dupla assumiu uma turma. Os professores trabalharam colaborativamente na preparação, condução e discussão das aulas. No segundo módulo, os professores trabalharam individualmente em suas turmas, mas com a colaboração semanal do outro professor por meio das sessões de colaboração. A pesquisadora esteve presente, como supervisora do curso de formação, nas filmagens das aulas e nas sessões colaborativas. Os resultados da pesquisa mostram que um curso inicial de formação de professores de PLE voltado para um processo reflexivo-colaborativo pode propiciar mudanças nas crenças do professor, acompanhadas igualmente de uma mudança na sua prática pedagógica. Além disso, esse trabalho reflexivo-colaborativo auxilia o professor no desenvolvimento de uma visão crítica sobre si mesmo como professor brasileiro e sobre o aluno estrangeiro. Os resultados desta pesquisa fornecem subsídios teóricos que auxiliam na criação de um modelo de desenvolvimento profissional para o professor de PLE.
id UFMG_07d703ab28c738f0e7ef70e812183a3e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/LETR-8TEMPG
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Regina Lucia Peret Dell IsolaNorimar Pasini Mesquita JudiceJeronimo Coura SobrinhoReinildes DiasNelson VianaAnelise Fonseca Dutra2019-08-11T18:50:45Z2019-08-11T18:50:45Z2010-03-30http://hdl.handle.net/1843/LETR-8TEMPGEste trabalho objetiva pesquisar a formação inicial de professores de português língua estrangeira, tendo como princípios norteadores a prática reflexiva, o trabalho colaborativo e a reflexão crítica. A motivação de se trabalhar com professores iniciantes foi a possibilidade de oferecer um curso de formação que desenvolvesse desde o início a junção da teoria com a prática. Os instrumentos de coleta de dados desta pesquisa qualitativa, de base etnográfica, envolveram filmagem de aulas, sessões colaborativas, uso de diários e entrevistas semi-estruturadas com quatro professores iniciantes do Centro de Extensão da Faculdade de Letras da UFMG. O levantamento desses dados ocorreu durante um ano letivo dividido em dois módulos. No primeiro módulo, os professores iniciantes trabalharam em duplas, e cada dupla assumiu uma turma. Os professores trabalharam colaborativamente na preparação, condução e discussão das aulas. No segundo módulo, os professores trabalharam individualmente em suas turmas, mas com a colaboração semanal do outro professor por meio das sessões de colaboração. A pesquisadora esteve presente, como supervisora do curso de formação, nas filmagens das aulas e nas sessões colaborativas. Os resultados da pesquisa mostram que um curso inicial de formação de professores de PLE voltado para um processo reflexivo-colaborativo pode propiciar mudanças nas crenças do professor, acompanhadas igualmente de uma mudança na sua prática pedagógica. Além disso, esse trabalho reflexivo-colaborativo auxilia o professor no desenvolvimento de uma visão crítica sobre si mesmo como professor brasileiro e sobre o aluno estrangeiro. Os resultados desta pesquisa fornecem subsídios teóricos que auxiliam na criação de um modelo de desenvolvimento profissional para o professor de PLE.This study aims at researching the pre-service teacher education of Portuguese as a foreign language. It is based on reflexive practice, collaborative work and critical reflection. The objective of working with pre-service teachers was the possibility of offering a course that joins theory and practice from the very beginning. The methodology used in this ethnographic research involved shooting of classes, collaborative sections, use of diaries and semi-structured interviews with four pre-service teachers from the Centro de Extensão at Faculdade de Letras, UFMG. Data was collected during a period of a year, divided into two Modules. In the first module the teachers worked in pairs, each of which took over a group. The teachers worked collaboratively in the preparation, application and discussion of each class. In the second module, the teachers worked individually in their classes, but with a weekly collaboration of the other teacher during the collaborative sections. The researcher was present, as the supervisor of the training course, in the shooting of the lessons and in the collaborative sections. The results of the research show that a pre-service training course for teachers of Portuguese as a foreign language involving a reflexive-collaborative process may cause changes in the beliefs and in the pedagogical practices of the teachers. Furthermore, this reflexive-collaborative work helps the teacher in the development of a critical view of himself as a Brazilian teacher and of the foreign student. The results of this research offer theoretical grounds that may help in the creation of a model of professional development for the teacher of Portuguese as a foreign language.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLingüísticaLíngua portuguesa Formação de professoresProfessores de língua portuguesa FormaçãoAquisição da segunda linguagemLíngua portuguesa Estudo e ensino Falantes estrangeirosPrática reflexivaAprendizagem LEFormação de ProfessoresO Processo Reflexivo-Colaborativo na Formação Inicial de Professores de Português Língua Estrangeirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese.pdfapplication/pdf1455915https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-8TEMPG/1/tese.pdfecf6c48ba82d412f419eb387f6333f7fMD51TEXTtese.pdf.txttese.pdf.txtExtracted texttext/plain565853https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-8TEMPG/2/tese.pdf.txt98e001f00669c7e28eb8c1d66326ced5MD521843/LETR-8TEMPG2019-11-14 09:21:24.196oai:repositorio.ufmg.br:1843/LETR-8TEMPGRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T12:21:24Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O Processo Reflexivo-Colaborativo na Formação Inicial de Professores de Português Língua Estrangeira
title O Processo Reflexivo-Colaborativo na Formação Inicial de Professores de Português Língua Estrangeira
spellingShingle O Processo Reflexivo-Colaborativo na Formação Inicial de Professores de Português Língua Estrangeira
Anelise Fonseca Dutra
Aprendizagem LE
Formação de Professores
Lingüística
Língua portuguesa Formação de professores
Professores de língua portuguesa Formação
Aquisição da segunda linguagem
Língua portuguesa Estudo e ensino Falantes estrangeiros
Prática reflexiva
title_short O Processo Reflexivo-Colaborativo na Formação Inicial de Professores de Português Língua Estrangeira
title_full O Processo Reflexivo-Colaborativo na Formação Inicial de Professores de Português Língua Estrangeira
title_fullStr O Processo Reflexivo-Colaborativo na Formação Inicial de Professores de Português Língua Estrangeira
title_full_unstemmed O Processo Reflexivo-Colaborativo na Formação Inicial de Professores de Português Língua Estrangeira
title_sort O Processo Reflexivo-Colaborativo na Formação Inicial de Professores de Português Língua Estrangeira
author Anelise Fonseca Dutra
author_facet Anelise Fonseca Dutra
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Regina Lucia Peret Dell Isola
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Norimar Pasini Mesquita Judice
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Jeronimo Coura Sobrinho
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Reinildes Dias
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Nelson Viana
dc.contributor.author.fl_str_mv Anelise Fonseca Dutra
contributor_str_mv Regina Lucia Peret Dell Isola
Norimar Pasini Mesquita Judice
Jeronimo Coura Sobrinho
Reinildes Dias
Nelson Viana
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem LE
Formação de Professores
topic Aprendizagem LE
Formação de Professores
Lingüística
Língua portuguesa Formação de professores
Professores de língua portuguesa Formação
Aquisição da segunda linguagem
Língua portuguesa Estudo e ensino Falantes estrangeiros
Prática reflexiva
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Lingüística
Língua portuguesa Formação de professores
Professores de língua portuguesa Formação
Aquisição da segunda linguagem
Língua portuguesa Estudo e ensino Falantes estrangeiros
Prática reflexiva
description Este trabalho objetiva pesquisar a formação inicial de professores de português língua estrangeira, tendo como princípios norteadores a prática reflexiva, o trabalho colaborativo e a reflexão crítica. A motivação de se trabalhar com professores iniciantes foi a possibilidade de oferecer um curso de formação que desenvolvesse desde o início a junção da teoria com a prática. Os instrumentos de coleta de dados desta pesquisa qualitativa, de base etnográfica, envolveram filmagem de aulas, sessões colaborativas, uso de diários e entrevistas semi-estruturadas com quatro professores iniciantes do Centro de Extensão da Faculdade de Letras da UFMG. O levantamento desses dados ocorreu durante um ano letivo dividido em dois módulos. No primeiro módulo, os professores iniciantes trabalharam em duplas, e cada dupla assumiu uma turma. Os professores trabalharam colaborativamente na preparação, condução e discussão das aulas. No segundo módulo, os professores trabalharam individualmente em suas turmas, mas com a colaboração semanal do outro professor por meio das sessões de colaboração. A pesquisadora esteve presente, como supervisora do curso de formação, nas filmagens das aulas e nas sessões colaborativas. Os resultados da pesquisa mostram que um curso inicial de formação de professores de PLE voltado para um processo reflexivo-colaborativo pode propiciar mudanças nas crenças do professor, acompanhadas igualmente de uma mudança na sua prática pedagógica. Além disso, esse trabalho reflexivo-colaborativo auxilia o professor no desenvolvimento de uma visão crítica sobre si mesmo como professor brasileiro e sobre o aluno estrangeiro. Os resultados desta pesquisa fornecem subsídios teóricos que auxiliam na criação de um modelo de desenvolvimento profissional para o professor de PLE.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-03-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T18:50:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T18:50:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/LETR-8TEMPG
url http://hdl.handle.net/1843/LETR-8TEMPG
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-8TEMPG/1/tese.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-8TEMPG/2/tese.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv ecf6c48ba82d412f419eb387f6333f7f
98e001f00669c7e28eb8c1d66326ced5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589325826293760