Autismo: déficit cognitivo ou posição do sujeito?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paula Ramos Pimenta
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-96TKC6
Resumo: A autora se propõe a examinar a concepção atual do autismo quanto a sua etiologia, seus critérios diagnósticos e seu tratamento. Seguindo essa linha investigativa, subdivide sua área de pesquisa em duas: médica e psicanalítica. Na área médica, encontra uma pluralidade de hipóteses etiológicas, ainda em fase de pesquisas, denotando um desconhecimento científico quanto à origem do autismo. O diagnóstico médico é fenomenológico, baseado em descrições dos comportamentos observáveis e sem respaldo de exames laboratoriais complementares que possam confirmá-lo. O tratamento preconizado se dá, principalmente, pela via educativa, auxiliada por outros, secundários.A psicanálise, com sua concepção estrutural do sujeito, localiza a etiologia do autismo na ausência do Ideal-do-eu, elemento simbólico que representa a criança no desejo da mãe. Seu diagnóstico realiza-se sob transferência, sem deixar de considerar os comportamentos observáveis da criança. A autora procura tornar conhecidas as contribuições mais recentes da psicanálise lacaniana quanto às indicações para o tratamento do autismo, e realiza, ao final de seu trabalho, uma avaliação crítica das propostas médica e psicanalítica para esse tratamento.
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spelling Antonio Marcio Ribeiro TeixeiraPaula Ramos Pimenta2019-08-14T11:22:58Z2019-08-14T11:22:58Z2003-02-14http://hdl.handle.net/1843/BUOS-96TKC6A autora se propõe a examinar a concepção atual do autismo quanto a sua etiologia, seus critérios diagnósticos e seu tratamento. Seguindo essa linha investigativa, subdivide sua área de pesquisa em duas: médica e psicanalítica. Na área médica, encontra uma pluralidade de hipóteses etiológicas, ainda em fase de pesquisas, denotando um desconhecimento científico quanto à origem do autismo. O diagnóstico médico é fenomenológico, baseado em descrições dos comportamentos observáveis e sem respaldo de exames laboratoriais complementares que possam confirmá-lo. O tratamento preconizado se dá, principalmente, pela via educativa, auxiliada por outros, secundários.A psicanálise, com sua concepção estrutural do sujeito, localiza a etiologia do autismo na ausência do Ideal-do-eu, elemento simbólico que representa a criança no desejo da mãe. Seu diagnóstico realiza-se sob transferência, sem deixar de considerar os comportamentos observáveis da criança. A autora procura tornar conhecidas as contribuições mais recentes da psicanálise lacaniana quanto às indicações para o tratamento do autismo, e realiza, ao final de seu trabalho, uma avaliação crítica das propostas médica e psicanalítica para esse tratamento.The author proposes to review the concept of autism up to this day in terms of the ethiology, diagnosis criteria and treatment thereof. Following this investigative line, the area of study has been divided into two subareas: medical and psychoanalitical. In the medical field, a plurality of ethiological hypothesis can be found, still to be confirmed, exposing the scientific ignorance about the origins of autism. The diagnostic is phenomenological, being based on descriptions of observable behaviors without further support from complementary laboratory test which could back it up. The prescribed treatment is focused on education aided by secondary ones. Psychoanalisis, with its structural conception of the subject, places the ethiology of autism in the absence of the Ego Ideal, the symbolic element that represents the child in the desire of the mother. The diagnosis is performed under Transference but also taking the observable behaviors of the child into account. The author tries to make the most recent contributions of Lacan´s psychoanalisis for the guidelines of autism treatment known, concluding this work with a critical evaluation of medical and psychoanalitical propositions for these interventions.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAutismoPsicologiaAutismoPsicologiaAutismo: déficit cognitivo ou posição do sujeito?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__opaulapimenta2003.pdfapplication/pdf833665https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-96TKC6/1/disserta__opaulapimenta2003.pdf5303d6fd7fe47b86c5bd275af2893dcbMD51TEXTdisserta__opaulapimenta2003.pdf.txtdisserta__opaulapimenta2003.pdf.txtExtracted texttext/plain315997https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-96TKC6/2/disserta__opaulapimenta2003.pdf.txtce09feba125086df291ba8f0428e7281MD521843/BUOS-96TKC62019-11-14 13:21:07.893oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-96TKC6Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T16:21:07Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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