A Sertaneja de Brazílio Itiberê: uma análise formal e interpretativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/GMMA-7Z6NKC |
Resumo: | Este estudo busca prover dados históricos, analíticos e de performance sobre A Sertaneja, obra para piano solo, composta por Brazílio Itiberê e publicada no ano de 1869. É uma das primeiras peças a marcar o início do nacionalismo na música erudita brasileira. Destaca-se, nesta composição de Itiberê, uma integração entre o virtuosismo instrumental europeu e o início da busca de uma expressão musical nacional brasileira. Por um lado, ainda remanescente do estilo dos compositores pianistas românticos que buscavam inovações na concepção sonora do instrumento, A Sertaneja exibe trechos que refletem a influência da escrita virtuosística de Franz Liszt e, em menor grau, do lirismo de Fréderic François Chopin. Embora o período de composição de A Sertaneja coincida com o período mais religioso e menos centrado no virtuosismo de Franz Liszt, esse compositor húngaro foi figura fundamental na amadorística carreira musical do diplomata Brazílio Itiberê, tornando-se seu amigo pessoal. Por outro lado, o tema da seção central da forma em arco (ABA) de A Sertaneja foi extraído de Balaio Meu Bem Balaio, tema folclórico inspirado no fandango, dança popular típica de Paranaguá (Paraná), cidade natal do compositor. |
id |
UFMG_09c1c5c1d67e1aec0069d0505f351cbf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/GMMA-7Z6NKC |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Fausto Borem de OliveiraEdson Queiroz de AndradePaulo Sérgio MalheirosMario Luiz Marochi Junior2019-08-12T05:47:03Z2019-08-12T05:47:03Z2007-12-20http://hdl.handle.net/1843/GMMA-7Z6NKCEste estudo busca prover dados históricos, analíticos e de performance sobre A Sertaneja, obra para piano solo, composta por Brazílio Itiberê e publicada no ano de 1869. É uma das primeiras peças a marcar o início do nacionalismo na música erudita brasileira. Destaca-se, nesta composição de Itiberê, uma integração entre o virtuosismo instrumental europeu e o início da busca de uma expressão musical nacional brasileira. Por um lado, ainda remanescente do estilo dos compositores pianistas românticos que buscavam inovações na concepção sonora do instrumento, A Sertaneja exibe trechos que refletem a influência da escrita virtuosística de Franz Liszt e, em menor grau, do lirismo de Fréderic François Chopin. Embora o período de composição de A Sertaneja coincida com o período mais religioso e menos centrado no virtuosismo de Franz Liszt, esse compositor húngaro foi figura fundamental na amadorística carreira musical do diplomata Brazílio Itiberê, tornando-se seu amigo pessoal. Por outro lado, o tema da seção central da forma em arco (ABA) de A Sertaneja foi extraído de Balaio Meu Bem Balaio, tema folclórico inspirado no fandango, dança popular típica de Paranaguá (Paraná), cidade natal do compositor.This work provides historical, analytical and performance aspects about A Sertaneja (The Countryside Lady), a piano work written by the Brazilian composer Brazilio ItiberE in 1869. This is one of the first works that marked the beginning of music nationalism in Brazil. At the end of the nineteenth-century, when it was written, virtuosity and the search for national music expressions were common traits. Although the composition of A Sertaneja coincides with a more religious and less virtuositycentered Franz Liszt, this Hungarian composer was a fundamental figure in the amateur musical career of the diplomat Brazilio ItiberE, who became his personal friend. Still reminiscent of the pianist-composers style who aimed at innovations in the sound conception of their instrument, A Sertaneja exhibits passages that are similar to passages in the piano works by Liszt and, to a lesser extent, to the lyricism of Frederic Chopin. On the other hand, the central thematic material of the work's archlike (ABA) form was derived from Balaio Meu Bern Balaio, a theme of a typical folklore dance in the composer's hometown Paranagua, in the State of Parana, Brazil.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGCunha, Brasílio Itiberê da, 1846-1913 A Sertaneja Análise, crítica e interpretaçãoLisztnacionalismopianovirtuosismoA SertanejaromantismoChopinBrazílio Itiberêanálise musicalBalaio meu bem BalaioA Sertaneja de Brazílio Itiberê: uma análise formal e interpretativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmario_disserta__o_5.pdfapplication/pdf4556028https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/GMMA-7Z6NKC/1/mario_disserta__o_5.pdf8ec5f3eb74298f07b76dd55ba9176d2fMD51TEXTmario_disserta__o_5.pdf.txtmario_disserta__o_5.pdf.txtExtracted texttext/plain74https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/GMMA-7Z6NKC/2/mario_disserta__o_5.pdf.txt4c79757f20643df89842171f60700773MD521843/GMMA-7Z6NKC2019-11-14 11:05:13.707oai:repositorio.ufmg.br:1843/GMMA-7Z6NKCRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T14:05:13Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A Sertaneja de Brazílio Itiberê: uma análise formal e interpretativa |
title |
A Sertaneja de Brazílio Itiberê: uma análise formal e interpretativa |
spellingShingle |
A Sertaneja de Brazílio Itiberê: uma análise formal e interpretativa Mario Luiz Marochi Junior Liszt nacionalismo piano virtuosismo A Sertaneja romantismo Chopin Brazílio Itiberê análise musical Balaio meu bem Balaio Cunha, Brasílio Itiberê da, 1846-1913 A Sertaneja Análise, crítica e interpretação |
title_short |
A Sertaneja de Brazílio Itiberê: uma análise formal e interpretativa |
title_full |
A Sertaneja de Brazílio Itiberê: uma análise formal e interpretativa |
title_fullStr |
A Sertaneja de Brazílio Itiberê: uma análise formal e interpretativa |
title_full_unstemmed |
A Sertaneja de Brazílio Itiberê: uma análise formal e interpretativa |
title_sort |
A Sertaneja de Brazílio Itiberê: uma análise formal e interpretativa |
author |
Mario Luiz Marochi Junior |
author_facet |
Mario Luiz Marochi Junior |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fausto Borem de Oliveira |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Edson Queiroz de Andrade |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Paulo Sérgio Malheiros |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mario Luiz Marochi Junior |
contributor_str_mv |
Fausto Borem de Oliveira Edson Queiroz de Andrade Paulo Sérgio Malheiros |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Liszt nacionalismo piano virtuosismo A Sertaneja romantismo Chopin Brazílio Itiberê análise musical Balaio meu bem Balaio |
topic |
Liszt nacionalismo piano virtuosismo A Sertaneja romantismo Chopin Brazílio Itiberê análise musical Balaio meu bem Balaio Cunha, Brasílio Itiberê da, 1846-1913 A Sertaneja Análise, crítica e interpretação |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Cunha, Brasílio Itiberê da, 1846-1913 A Sertaneja Análise, crítica e interpretação |
description |
Este estudo busca prover dados históricos, analíticos e de performance sobre A Sertaneja, obra para piano solo, composta por Brazílio Itiberê e publicada no ano de 1869. É uma das primeiras peças a marcar o início do nacionalismo na música erudita brasileira. Destaca-se, nesta composição de Itiberê, uma integração entre o virtuosismo instrumental europeu e o início da busca de uma expressão musical nacional brasileira. Por um lado, ainda remanescente do estilo dos compositores pianistas românticos que buscavam inovações na concepção sonora do instrumento, A Sertaneja exibe trechos que refletem a influência da escrita virtuosística de Franz Liszt e, em menor grau, do lirismo de Fréderic François Chopin. Embora o período de composição de A Sertaneja coincida com o período mais religioso e menos centrado no virtuosismo de Franz Liszt, esse compositor húngaro foi figura fundamental na amadorística carreira musical do diplomata Brazílio Itiberê, tornando-se seu amigo pessoal. Por outro lado, o tema da seção central da forma em arco (ABA) de A Sertaneja foi extraído de Balaio Meu Bem Balaio, tema folclórico inspirado no fandango, dança popular típica de Paranaguá (Paraná), cidade natal do compositor. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-12-20 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-12T05:47:03Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-12T05:47:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/GMMA-7Z6NKC |
url |
http://hdl.handle.net/1843/GMMA-7Z6NKC |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/GMMA-7Z6NKC/1/mario_disserta__o_5.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/GMMA-7Z6NKC/2/mario_disserta__o_5.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8ec5f3eb74298f07b76dd55ba9176d2f 4c79757f20643df89842171f60700773 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589282802171904 |