A Sertaneja de Brazílio Itiberê: uma análise formal e interpretativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mario Luiz Marochi Junior
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/GMMA-7Z6NKC
Resumo: Este estudo busca prover dados históricos, analíticos e de performance sobre A Sertaneja, obra para piano solo, composta por Brazílio Itiberê e publicada no ano de 1869. É uma das primeiras peças a marcar o início do nacionalismo na música erudita brasileira. Destaca-se, nesta composição de Itiberê, uma integração entre o virtuosismo instrumental europeu e o início da busca de uma expressão musical nacional brasileira. Por um lado, ainda remanescente do estilo dos compositores pianistas românticos que buscavam inovações na concepção sonora do instrumento, A Sertaneja exibe trechos que refletem a influência da escrita virtuosística de Franz Liszt e, em menor grau, do lirismo de Fréderic François Chopin. Embora o período de composição de A Sertaneja coincida com o período mais religioso e menos centrado no virtuosismo de Franz Liszt, esse compositor húngaro foi figura fundamental na amadorística carreira musical do diplomata Brazílio Itiberê, tornando-se seu amigo pessoal. Por outro lado, o tema da seção central da forma em arco (ABA) de A Sertaneja foi extraído de Balaio Meu Bem Balaio, tema folclórico inspirado no fandango, dança popular típica de Paranaguá (Paraná), cidade natal do compositor.
id UFMG_09c1c5c1d67e1aec0069d0505f351cbf
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/GMMA-7Z6NKC
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Fausto Borem de OliveiraEdson Queiroz de AndradePaulo Sérgio MalheirosMario Luiz Marochi Junior2019-08-12T05:47:03Z2019-08-12T05:47:03Z2007-12-20http://hdl.handle.net/1843/GMMA-7Z6NKCEste estudo busca prover dados históricos, analíticos e de performance sobre A Sertaneja, obra para piano solo, composta por Brazílio Itiberê e publicada no ano de 1869. É uma das primeiras peças a marcar o início do nacionalismo na música erudita brasileira. Destaca-se, nesta composição de Itiberê, uma integração entre o virtuosismo instrumental europeu e o início da busca de uma expressão musical nacional brasileira. Por um lado, ainda remanescente do estilo dos compositores pianistas românticos que buscavam inovações na concepção sonora do instrumento, A Sertaneja exibe trechos que refletem a influência da escrita virtuosística de Franz Liszt e, em menor grau, do lirismo de Fréderic François Chopin. Embora o período de composição de A Sertaneja coincida com o período mais religioso e menos centrado no virtuosismo de Franz Liszt, esse compositor húngaro foi figura fundamental na amadorística carreira musical do diplomata Brazílio Itiberê, tornando-se seu amigo pessoal. Por outro lado, o tema da seção central da forma em arco (ABA) de A Sertaneja foi extraído de Balaio Meu Bem Balaio, tema folclórico inspirado no fandango, dança popular típica de Paranaguá (Paraná), cidade natal do compositor.This work provides historical, analytical and performance aspects about A Sertaneja (The Countryside Lady), a piano work written by the Brazilian composer Brazilio ItiberE in 1869. This is one of the first works that marked the beginning of music nationalism in Brazil. At the end of the nineteenth-century, when it was written, virtuosity and the search for national music expressions were common traits. Although the composition of A Sertaneja coincides with a more religious and less virtuositycentered Franz Liszt, this Hungarian composer was a fundamental figure in the amateur musical career of the diplomat Brazilio ItiberE, who became his personal friend. Still reminiscent of the pianist-composers style who aimed at innovations in the sound conception of their instrument, A Sertaneja exhibits passages that are similar to passages in the piano works by Liszt and, to a lesser extent, to the lyricism of Frederic Chopin. On the other hand, the central thematic material of the work's archlike (ABA) form was derived from Balaio Meu Bern Balaio, a theme of a typical folklore dance in the composer's hometown Paranagua, in the State of Parana, Brazil.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGCunha, Brasílio Itiberê da, 1846-1913 A Sertaneja Análise, crítica e interpretaçãoLisztnacionalismopianovirtuosismoA SertanejaromantismoChopinBrazílio Itiberêanálise musicalBalaio meu bem BalaioA Sertaneja de Brazílio Itiberê: uma análise formal e interpretativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmario_disserta__o_5.pdfapplication/pdf4556028https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/GMMA-7Z6NKC/1/mario_disserta__o_5.pdf8ec5f3eb74298f07b76dd55ba9176d2fMD51TEXTmario_disserta__o_5.pdf.txtmario_disserta__o_5.pdf.txtExtracted texttext/plain74https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/GMMA-7Z6NKC/2/mario_disserta__o_5.pdf.txt4c79757f20643df89842171f60700773MD521843/GMMA-7Z6NKC2019-11-14 11:05:13.707oai:repositorio.ufmg.br:1843/GMMA-7Z6NKCRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T14:05:13Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A Sertaneja de Brazílio Itiberê: uma análise formal e interpretativa
title A Sertaneja de Brazílio Itiberê: uma análise formal e interpretativa
spellingShingle A Sertaneja de Brazílio Itiberê: uma análise formal e interpretativa
Mario Luiz Marochi Junior
Liszt
nacionalismo
piano
virtuosismo
A Sertaneja
romantismo
Chopin
Brazílio Itiberê
análise musical
Balaio meu bem Balaio
Cunha, Brasílio Itiberê da, 1846-1913 A Sertaneja Análise, crítica e interpretação
title_short A Sertaneja de Brazílio Itiberê: uma análise formal e interpretativa
title_full A Sertaneja de Brazílio Itiberê: uma análise formal e interpretativa
title_fullStr A Sertaneja de Brazílio Itiberê: uma análise formal e interpretativa
title_full_unstemmed A Sertaneja de Brazílio Itiberê: uma análise formal e interpretativa
title_sort A Sertaneja de Brazílio Itiberê: uma análise formal e interpretativa
author Mario Luiz Marochi Junior
author_facet Mario Luiz Marochi Junior
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fausto Borem de Oliveira
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Edson Queiroz de Andrade
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Paulo Sérgio Malheiros
dc.contributor.author.fl_str_mv Mario Luiz Marochi Junior
contributor_str_mv Fausto Borem de Oliveira
Edson Queiroz de Andrade
Paulo Sérgio Malheiros
dc.subject.por.fl_str_mv Liszt
nacionalismo
piano
virtuosismo
A Sertaneja
romantismo
Chopin
Brazílio Itiberê
análise musical
Balaio meu bem Balaio
topic Liszt
nacionalismo
piano
virtuosismo
A Sertaneja
romantismo
Chopin
Brazílio Itiberê
análise musical
Balaio meu bem Balaio
Cunha, Brasílio Itiberê da, 1846-1913 A Sertaneja Análise, crítica e interpretação
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Cunha, Brasílio Itiberê da, 1846-1913 A Sertaneja Análise, crítica e interpretação
description Este estudo busca prover dados históricos, analíticos e de performance sobre A Sertaneja, obra para piano solo, composta por Brazílio Itiberê e publicada no ano de 1869. É uma das primeiras peças a marcar o início do nacionalismo na música erudita brasileira. Destaca-se, nesta composição de Itiberê, uma integração entre o virtuosismo instrumental europeu e o início da busca de uma expressão musical nacional brasileira. Por um lado, ainda remanescente do estilo dos compositores pianistas românticos que buscavam inovações na concepção sonora do instrumento, A Sertaneja exibe trechos que refletem a influência da escrita virtuosística de Franz Liszt e, em menor grau, do lirismo de Fréderic François Chopin. Embora o período de composição de A Sertaneja coincida com o período mais religioso e menos centrado no virtuosismo de Franz Liszt, esse compositor húngaro foi figura fundamental na amadorística carreira musical do diplomata Brazílio Itiberê, tornando-se seu amigo pessoal. Por outro lado, o tema da seção central da forma em arco (ABA) de A Sertaneja foi extraído de Balaio Meu Bem Balaio, tema folclórico inspirado no fandango, dança popular típica de Paranaguá (Paraná), cidade natal do compositor.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-12-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T05:47:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T05:47:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/GMMA-7Z6NKC
url http://hdl.handle.net/1843/GMMA-7Z6NKC
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/GMMA-7Z6NKC/1/mario_disserta__o_5.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/GMMA-7Z6NKC/2/mario_disserta__o_5.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 8ec5f3eb74298f07b76dd55ba9176d2f
4c79757f20643df89842171f60700773
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589282802171904