Interferências do espaço de trabalho nas tarefas de teleatendimento em 'call center' hospitalar de pequeno porte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcelo Rodrigues Biaggini
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9BGFS6
Resumo: O objetivo do estudo foi analisar a interferência das dimensões do espaço físico e mobiliário no conforto ambiental nos seus aspectos de funcionalidade e segurança física dos trabalhadores do setor de teleatendimento, devido às dificuldades para o exercício da função dos teleatendentes em hospital de pequeno porte. Foram avaliadas, com a metodologia da Análise Ergonômica do Trabalho, as tarefas prescritas e reais de oito atendentes; foram colhidos dados sobre as dimensões do ambiente de trabalho e seus equipamentos e foram feitas observações sistemáticas do fluxo de circulação dos trabalhadores em dias de grande e pouco movimento. O estudo mostrou problemas para a execução das tarefas, especialmente as dimensões dos locais de trabalho, características do mobiliário disponível e a forma de organização do trabalho. Os trabalhadores observados executam diversas tarefas paralelas ao atendimento telefônico, o que demanda inúmeras saídas dos postos de trabalho, principalmente em jornadas mais movimentadas. A configuração espacial do ambiente e o mobiliário geram limitações para a mobilidade na execução das tarefas. Além disso, foram encontradas dimensões dos postos de trabalho inferiores àquelas recomendadas em normas técnicas, especialmente o Anexo II da NR-17 do MTE, que os trabalhadores apontaram como limitantes para a execução de suas tarefas diárias. Este trabalho busca identificar a interferência da configuração espacial e do mobiliário de ambientes de trabalho no conforto ambiental dos atendentes no setor de teleatendimento, a partir de uma análise ergonômica do ambiente construído
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spelling Airton Marinho da SilvaMarcelo Rodrigues Biaggini2019-08-10T18:19:28Z2019-08-10T18:19:28Z2010-12-18http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9BGFS6O objetivo do estudo foi analisar a interferência das dimensões do espaço físico e mobiliário no conforto ambiental nos seus aspectos de funcionalidade e segurança física dos trabalhadores do setor de teleatendimento, devido às dificuldades para o exercício da função dos teleatendentes em hospital de pequeno porte. Foram avaliadas, com a metodologia da Análise Ergonômica do Trabalho, as tarefas prescritas e reais de oito atendentes; foram colhidos dados sobre as dimensões do ambiente de trabalho e seus equipamentos e foram feitas observações sistemáticas do fluxo de circulação dos trabalhadores em dias de grande e pouco movimento. O estudo mostrou problemas para a execução das tarefas, especialmente as dimensões dos locais de trabalho, características do mobiliário disponível e a forma de organização do trabalho. Os trabalhadores observados executam diversas tarefas paralelas ao atendimento telefônico, o que demanda inúmeras saídas dos postos de trabalho, principalmente em jornadas mais movimentadas. A configuração espacial do ambiente e o mobiliário geram limitações para a mobilidade na execução das tarefas. Além disso, foram encontradas dimensões dos postos de trabalho inferiores àquelas recomendadas em normas técnicas, especialmente o Anexo II da NR-17 do MTE, que os trabalhadores apontaram como limitantes para a execução de suas tarefas diárias. Este trabalho busca identificar a interferência da configuração espacial e do mobiliário de ambientes de trabalho no conforto ambiental dos atendentes no setor de teleatendimento, a partir de uma análise ergonômica do ambiente construídoThe aim of this study was to analyze the interference of physical and furniture space dimensions in the environmental comfort the aspects of functionality and physical security sector workers of the telemarketing sector due to the difficulties faced by telemarketers in executing their tasks in small size hospital. The prescribed and actual tasks of eight telemarketers were analyzed with the Workplace Ergonomic Analysis methodology; data was collected about the dimensions of the work environment and its equipment and systematic observations about the circulation flow of the workers were made in days of high and low demand. The study showed problems for the execution of the tasks, especially the workplace dimensions, characteristics of the furniture available and the shape of the work organization. Apart from the telephone treatment the observed workers execute several other tasks simultaneously, which demands innumerous exits of the work station, mainly in busy shifts. The space configuration of the environment and the furniture cause limitations for the mobility in the execution of the tasks. Besides, there were found workspace dimensions smaller than those recommended in technical Standards, especially the Appendix II of the NR-17 of the MTE, which the workers pointed out to be limiting for the execution of their daily tasks. This work searches to identify the interference of workspace and furniture configurations of work environments in the environmental comfort of the telemarketing sector, from an Ergonomic Analysis of the environment constructedUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGErgonomiaAmbiente de trabalhoEngenharia de produçãoArranjo físicoConforto ambientalTeleatendimentoInterferências do espaço de trabalho nas tarefas de teleatendimento em 'call center' hospitalar de pequeno porteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALinterfer_ncias_do_espa_o_de_trabalho_nas_tarefas_de_teleatendimento__hospitalar__ceergo_2009___2010_pdf._.pdfapplication/pdf558265https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9BGFS6/1/interfer_ncias_do_espa_o_de_trabalho_nas_tarefas_de_teleatendimento__hospitalar__ceergo_2009___2010_pdf._.pdf057e28d17f8f9b81a660b7e80c0ef4c7MD51TEXTinterfer_ncias_do_espa_o_de_trabalho_nas_tarefas_de_teleatendimento__hospitalar__ceergo_2009___2010_pdf._.pdf.txtinterfer_ncias_do_espa_o_de_trabalho_nas_tarefas_de_teleatendimento__hospitalar__ceergo_2009___2010_pdf._.pdf.txtExtracted texttext/plain52997https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9BGFS6/2/interfer_ncias_do_espa_o_de_trabalho_nas_tarefas_de_teleatendimento__hospitalar__ceergo_2009___2010_pdf._.pdf.txt8c470250b2975bd95eb2bc8147cec320MD521843/BUOS-9BGFS62019-11-14 06:38:32.341oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9BGFS6Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:38:32Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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